Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Textos em setembro 30

* Victor Nogueira

2022 09 30 - Escreve João Mendes -  «A coragem saiu à rua, em Moscovo e Teerão. Numa e noutra capital, milhares de manifestantes ocuparam as cidades para enfrentar o totalitarismo e foram violentamente reprimidos, presos e torturados. Muitos acabaram mortos. Mais morrerão. (...) No fundo, estamos sob ataque de várias formas de extremismo. O extremismo militarista e ideológico de Putin, o extremismo religioso dos fundamentalistas islâmicos, o extremismo do capitalismo selvagem e dos seus burocratas, e o extremismo dos saudosista do velho fascismo, com o mesmo cheiro a mofo e morte de sempre. E tudo isto sob ameaça velada de um Inverno nuclear, que cresce na exacta mesma proporção em que a invasão russa falha.» (no blog "Aventar")

~~~~

E questiono-me!

E na democrática Ucrânia, avalizada pela NATO e pela UE, estão todos os cidadãos contentes? Ninguém se manifesta colectivamente? Ninguém se alevanta contra o regime de Kiev? Ninguém é refractário? 

Que aconteceu aos eleitores e activistas dos 12 ou 13 partidos na oposição, entretanto ilegalizados? Estão mudos e quedos? E se assim é, porquê essa inactividade? 

Ninguém foge, uns para a Rússia, outros para a União Europeia? 

E se fogem, porque o fazem?  Estranho mundo este!

~~~~~~~~

Adenda - No texto fala-se no "extremismo militarista e ideológico de Putin» sem que fale uma única vez sobre a ... USA/NATO! Possívelmente porque esta dupla não é "extremista militarista e ideológica", seja lá o que isso fôr? 

E o islamismo da Arábia Saudita será menos extremista, mais democrático, mais tolerante mais respeitador dos direitos humanos que o do Irão?

Será  o regime da Ucrânia, não um "capitalismo selvagem", mas sim um "capitalismo de rosto humano", seja lá também o que isso fôr? Não totalitário mas respeitador escrupuloso dos direitos humanos?

Estranho mundo este!

2022 09 30 - As gand'as "intravistas" estilo "Branc'ué, galo o põe!

Quem odeia o Nord Stream? - USA

Quem decretou sanções contra as empresas que construíram o Nord Stream? - USA

Quem disse que o Nord Stream seria "posto fora de serviço"? - USA

Quem sabotou o Nord Stream? - Russia


foto Nina Campos - Em Setúbal, na Divisão de Planeamento Urbanístico do Departamento de Habitação e Urbanismo, na Tetra, a long time ago   

O Departamento de Habitação e Urbanismo nesta altura era um labiríntico espaço compartimentado com paredes amovíveis e cada vez mais exíguo espalhado por doís pisos num edifício  de habitação na Avenida Bento Jesus Caraça, mudando alguns anos depois para um outro labiríntico edifício, este  de escritórios, de vários pisos, no gaveto das  Ruas Acácio Barradas e Dr. Alves da Fonseca. Mas o convite é para uma visita ao 1º edifício onde  trabalhei. Paços do Concelho de Setúbal e Casa do Corpo da Guarda

~~~~~~~~~~

2010 09 30 - Aos poucos que interagem comigo, a expressão da minha simpatia! Isto é como o vinho, se for de boa qualidade o tempo torna-lo precioso e raro. Se não forem, é apenas zurrapa 🙂

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Textos em setembro 29

  * Victor Nogueira

2018 09 29 -  foto e texto victor  nogueira - Nas margens do Rio Tejo

Rio canto e choro

e todos os dias respiro o ar que me rodeia

…………………com a limitação dos grandes sonhos

…………………imaginações feitas de nada

Sustenho os gestos e as palavras

ou deixo que elas nasçam

………….rodeados de mil cautelas

………….sem o desassombro da aventura e do risco plenos

Resguardo os gestos e

lanço as palavras ao vento

para que um novo dia surja

………….no horizonte

mas na orla das ondas vem a ressaca

de estar aqui

de olhos secos

silencioso

como a esfinge no deserto

Rasgo o peito e as palavras

e nem uma gota de sangue cai

…………….………….… .....dentro de mim

Abro o riso e as mãos

Enquanto as aves passam de longe e

…….…….os rios correm

…………….……..silenciosamente

…………….……..para o mar

As vozes dos marinheiros passam no horizonte

enquanto sonho e luto e te procuro

mergulhado na multidão que está e permanece

……………..para além de mim.

Setúbal 1989.06.25


VER  à Beira Tejo, em terra de Avieiros


2016 09 29  photoandarilhando por Azurara -  PARA SABER PORQUE SURGEM AQUI OS CHOCOLATES REGINA VER  photoandarilhando por Azurara


2017 09 29 foto victor nogueira - oeiras - parque dos poetas (ninfa na Ilha dos Amores)



2016 09 29 Azurara - em torno da Igreja Matriz de Santa Maria a Nova - PARA VER A photo-reportagem



2014 09 29 Foto Victor Nogueira - Rio Este (afluenrte do Rio Ave) em S. Miguel de Arcos

***

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Textos em setembro 28

  * Victor Nogueira

2022 09 28 - Há estados ou países multi-étnicos e/ou com mais dum idioma oficial, com alcance nacional ou regional: Canadá, Suíça, Bélgica, União Sul Africana, Bolíivia, Dinamarca, Espanha, EUA, Brasil, Rússia, Finlândia, Haiti, República Equatorial da Guiné, União Indiana, Itália, Luxemburgo, Madagáscar, Nova Zelândia, Quénia, Reino Unido, Ruanda, Singapura, Timor Leste e alguns Estados da Polinésia e das Antilhas.

Também a Ucrânia é um Estado multi-étnico e multicultural, em que se falam vários idiomas, sendo maioritários o ucraniano e o russo. Os Acordos de Minsk de 2014 /2015 previam que o Governo de Kiev reconhecesse a autonomia e a especificidade das regiões do Leste e Sul, maioritariamente russófonas.

Mas em vez de levar a cabo uma política de salvaguarda da integridade territorial e da multiculturalidade, os Governos post Maiden, incluindo o de Zelensky, este contrariando e negando as suas promessas eleitorais, têm conduzido uma política de repressão cultural e linguística sobre a cultura e o idioma russos,  dominantes nas regiões do Leste e Sul do país, incluindo o banimento do ensino do russo e a destruição de obras de autores russos, mesmo que de importância universal. 

Repressão que no Donbass, desde o Golpe Maiden até Fevereiro de 2022, se saldou também na morte de 14 mil cidadãos ucranianos russófonos, como resultado da acção do regime saído do golpe de Maiden contra um Governo democraticamente eleito favorável ao estreitamento de relações com a Federação Russa em detrimento da NATO e da União Europeia.

O tártaro, o húngaro e o polaco são outros idiomas usados na Ucrânia, embora mais localizada e minoritáriamente.

Dontesk e Lubansk já se haviam proclamado repúblicas autónomas.  Sendo assim, face á política repressiva e de  perseguição ás populações de idioma e cultura russas, que os Acordos de Minsk protegiam, é perfeitamente admissível que no Leste ucraniano maioritariamente, os seus habitantes tenham livremente resolvido cindir-se da Ucrânia, como aliás já sucedera com a Crimeia.

2021 09 28 - Foto victor nogueira - Via sacra no adro da igreja de S. Pedro, em Fajozes (Via do Conde)  

VER «Templos religiosos 16 - Vila do Conde - Igreja de S. Pedro, em Fajozes» in https://kantophotomatico.blogspot.com/2021/09/templos-religiosos-13-vila-do-conde.html  

Vou em busca de fotos por mim tiradas neste ano de 2021 e constato que poucas interessantes tenho para publicação, pois a maioria são faróis ou templos religiosos, murais e grafitos,  estas últimas sem possibilidade de grandes preocupações estéticas.  Há que mudar de paradigma. e alargar o meu foco.

2019 09 28 - foto de família - o meu irmão zé luís, o caçula, em lisboa, nos idos de ''70 do passado milénio, quando estudante de medicina.


2016 09 28 - 1974/1975 - do Golpe Palma Carlos ao 25 de Novembro passando pelo 28 de Setembro

A 1ª tentativa para liquidar o carácter progressista da Revolução de Abril ocorreu em Julho de 1974 e ficou conhecida como o Golpe Palma Carlos, com a conivência de vários partidos políticos, entre eles o PPD/Sá Carneiro e o CDS/Freitas do Amaral e do próprio Presidente da República, General Spínola, tendo como finalidade a concentração de poderes em si, a dissolução do MFA e o adiamento  das eleições para a Assembleia Constituinte. 

 Derrotado o golpe, a componente progressista do MFA reforçou os seus poderes com a formação do II Governo Provisório, chefiado pelo General Vasco Gonçalves. Mas Spínola e as forças sociais que o apoiavam convocam para 28 de Setembro uma "manifestação da maioria silenciosa", com activa participação de parte dos oficias generais da Junta de Salvação Nacional, a que presidia. A mobilização popular fez gorar a manifestação, reforçando a componente progressista do MFA, incluindo a presidência do II Governo Provisório pelo General Vasco Gonçalves e a recomposição da JSN. . Spínola é forçado a renunciar e em sua substituição surge o General Costa Gomes, como Presidente da República.

Contudo as forças sociais que pretendiam a inversão do processo revolucionário e a liquidação da via para o socialismo tentam mais dois golpes em 1975. O primeiro deles, chefiado pelo General Spínola, é derrotado a 11 de Março, sendo dissolvida a JSN e criado o Conselho da Revolução, levando ao acelerar das transformações sociais e ao desbloquear do processo de descolonização. A este segue-se  chamado Verão Quente que pôs Portugal a ferro e fogo, desencadeado e apoiado pelas forças envolvidas no Golpe seguinte, incluindo a Igreja Católica e movimentos fascistas ou fascizantes.

O último Golpe é vitorioso e ocorre a 25 de Novembro, com a aliança das componentes de direita com dita "moderada" dos 9 e a conivência do PS/Mário Soares, PPD-PSD/Sá Carneiro e CDS/Freitas do Amaral. Contudo  não logrou o que alguns dos implicados pretendiam: dissolução do PCP e seus aliados, decapitação do movimento de massas e alteração dos trabalhos da Assembleia Constituinte. 

A Constituição "progressista" por ela aprovada com o voto contra do CDS foi promulgada a 2 de Abril de 1976, pelo General Costa Gomes, embora paulatinamente "desbastada" em sucessivas revisões constitucionais pela acção conjunta do PS/PPD-PSD/CDS-PP

2016 09 28 . foto victor nogueira - vila do conde - kayak no rio ave

Solitários kayaks com um ou dois remadores deslizam quase diariamente pelas águas do rio ave, por vezes em rendilhadas manobras.

2013 09 28 - Não votar, não é traição. Não votar é apenas não usar um direito. Não votar é apenas deixar que outros com tua demissão por ti decidam. 

Votar é um direito e um dever de cidadania. 


2013 09 28 - poema e lembretes para o dia de hoje

Em 1974, a 25 de Abril, um golpe militar pôs fim ao regime fascista. Spínola, indigitado e nomeado Presidente da República, contrariando o Programa do MFA e em conluio com Marcelo Caetano e outros oficiais -generais e com o apoio dos EUA, tentou prosseguir a guerra colonial, manter a PIDE em funções e proibir os partidos políticos. A movimentação popular, sobretudo na Grande Lisboa, impediu que os objectivos de Spínola fossem alcançados..

Em 1974 a 28 de Setembro o Presidente da República - general Spínola - e o 1º Ministro - Palma Carlos - tentaram um golpe fascista, A mobilização popular impediu o seu triunfo e forçou à demissão de Spínola.

Em 11  de Março de 1975 o General Spínola tentou um novo Golpe fascista. A mobilização popular impediu o seu triunfo.

Em 25 de Novembro de 1975 uma aliança entre o PS/Mário Soares, PSD/Sá Carneiro, CDS/Freitas do Amaral, Spínola/rede bombista e  terrorista de extrema direita no ELP-MDLP e Cónego Melo culminou com a declaração do estado de sítio [isto é, à interrupção de liberdades e garantias] na Grande Lisboa, durante 3 dias, Em resultado deste golpe de Estado foi interrompido o processo revolucionário e prosseguiu a caminhada que tem conduzido ao Estado "Súcial" e ao "Súcialismo" em Liberdade do ps-psd-cds, que em 2011 - por exigência da banca - assinaram   o memorando com a troika (UE-BCE-FMI)

Em 1987, por iniciativa de Mário  Soares, então Presidente da República,  Spínola foi agraciado como Chanceler das Antigas Ordens Militares Portuguesas, tendo também sido condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito (a segunda maior insígnia da principal ordem militar portuguesa), pelos «feitos de heroísmo militar e cívico e por ter sido símbolo da Revolução de Abril . [Note-se que durante a 2ª Grande Guerra  Spínola esteve como observador  na Frente de Estalinegrado - a conviite do regime nazi de Hitler ]

2010 09 28 - Não há poder maior no mundo que o do tempo: tudo sujeita, tudo muda, tudo acaba (António Vieira, sj)

2010 09 28 - tu que te indignaste, tu que lutaste, tu que dizes BASTA,

no domingo vota em quem sempre esteve do teu lado

leva a LUTA até ao VOTO

~~~~~~~~~~

2010 09 28 - Tna tarde de sol é como se fora uma noite de breu e cinzas" LOL

2010 09 28 . Estou a ouvir o barulho do silêncio imerso em ruído e lantejoulas!

2010 09 28 - O silêncio não tem nós, é uma planície imensa, umas vezes seca, outras verdejante, mas por vezes a garganta sente os ditos como nozes duras de ... roer !

terça-feira, 27 de setembro de 2022

Textos em setembro 27

  * Victor Nogueira


2018 09 27 - foto victor nogueira - Capela do Socorro, em Vila do Conde  -  Sobranceira à Vila autónoma do Convento, em elevação mais baixa que este mas proeminente, dominando o burgo mercantil este templo sincrético foi mandado erguer por um piloto de naus da Carreira da Índia, nele estando sepultados os seus fundadores. tal como sucede com os nobres fundadores do Convento de Santa Clara, sepultados na respectiva Igreja.

A Capela de N. Sra do Socorro "foi erguida em 1559 por iniciativa de Gaspar Manuel, "piloto-mor da carreira da Índia, China e Japão que custeou as obras", possívelmente em cumprimento de um voto a Nossa Senhora do Socorro. De pequenas dimensões, é singular pelo seu formato e cobertura, semelhante à de templos orientais por onde estanciou o seu patrono.Esta capelinha é de planta circular e elíptica, formada por dois corpos,dos quais, o mais pequeno está orientado para Meca.".(wikipedia). Por se encontrar encerrada não me é possível apreciar a decoração interior de belíssimos azulejos do século XVIII, representativos da vida de Cristo, bem como o retábulo de estilo rococó. 

Nos dois muretes que ladeiam a escadaria de acesso existem três lápides, uma delas reproduzindo uma quadra de José Régio.

E o sol desmaia na cal 

da capela a branquejar

da Senhora do Socorro

onde sonhei me ir casar

Como atrás se referiu o templo, onde jazem os fundadores e que  era também da invocação de N. Sra da Boa Viagem, situa.se no cimo dum pequeno maciço rochoso, constitui  um miradouro do qual se avista o Rio Ave de montante até à foz e, na margem direita, desde o Convento de Santa Clara até ao Cais dos Assentos. No rio deslizam velozmente dois pequenos kayak.

2016 09 27  

Águas que do monte vindes
lá do alto nas nuvens
que novas trazeides ?
Águas que do monte vindes
em rumoroso turbilhão
que novas trazeides ?
Águas que do monte vindes
em esperançosa mansidão
que novas trazeides ?
Águas que do monte vindes
espraiando no areal
que novas trazeides ?
Águas que do monte vindes
em ondas se mudando
que novas trazeides ?
Águas que do monte vindes
no silêncio das (n)aves
que novas trazeides ?
Aiuê! Aiuê!
São de mágoas vossas águas
aquelas que trazeides e levaides ?
Aiuê! Aiuê!
Mindelo 2016.09.27

0


A vitória é díficil mas é nossa - Comício 77 PCP

2013 09 27Partiha Partilha  ~~~ Lutar sempre

A vitória da Humanidade será difícil mas é nossa, a última palavra cabe aos explorados, tem de caber aos deserdados e aos  expoliados da vida e da terra


Poema musicado - O Senhor Morgado, interpretado por Adriano Correia de Oliveira (letra de Conde de Monsaraz, música de José Niza)

2013 09 27 - Partilha - Partilha  ~~~~A guerra é um conjunto de muitas batalhas.  ~~~~~ Domingo, o teu voto é uma das tuas armas, No domingo a tua arma é o voto. Não deixes que te desarmem para melhor te vencerem. Não dês a tua arma a quem te explora e engana com falinhas doces e pantominices, com mais ou menos seguros passes de coelho por lebre.

2010 09 27- Já foram ver os meus posts dos  últimos 4 dias no meu mural ?  Vá,  passem  por lá, não sejam preguiçosos/as ! Bem sei qu não são saldos mas a entrada é gratuita e não pagam imposto ! Em tempo de crise, que mais querem de generosidade minha ?

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Textos em setembro 26

 * Victor Nogueira

2021 09 26 - oto victor nogueira - Setúbal - Parque Urbano da Várzea - Há muito as quintas e os laranjais desapareceram da várzea de Setúbal, a partir dos anos '60 do século XX paulatinamente ocupada com loteamentos urbanos, de asfalto e betão. Contudo a gestão CDU travou esse processo, dando início à construção do Parque Urbano da Várzea, a juntar-se ao de Vanicelos e ao de Albarquel. 

Na foto, troço da Ribeira do Livramento e um dos antigos edifícios agrícolas, que não sei se serão mantidos, tal como escapou da demolição, sendo preservado, o mirante da Quinta da Azeda, em Setúbal uma das primeiras edificações em betão armado.

2019 09 26 - foto victor nogueira . a sombra de quixote  e seu rocinante em Setúbal, na Avenida Belo Horizonte, perto do "Bandarra" (2017.10.17)


2014 09 26 Oh Isabel ! Escolher dez obras em largos milhares espalhadas por décadas de peregrinação é "obra". Que critério definir ? O autor ? O tema ? Como esquecer ou deixar de referir Fernão Lopes ou Fernão Mendes Pinto ou as "cantigas de amigo" ou os policiais de Simenon ? Ou a banda desenhada ? Ou Eugénio de Andrade e Alda Lara ou a lírica de Camões ? É admissível esquecer Jorge Amado e o "Luuanda" de Luandino Vieira ? O teatro e a história ou obras de sociologia e de psicologia ou de economia e politica ficam de lado ? E a antologia dos poetas das colónias editada pela Casa dos Estudantes do Império ?

Uma miscelânea quando muitas delas estão sepultas nas brumas do tempo e da memória ? Olha, repesco/repenso estas desde os meus tempos de menino e moço, mas muitas outras listas e muitos outros autores e temas poderiam ser registados nesta nota. Ficam estes, todos eles me "marcaram" e são larguíssimas centenas o que nela deveriam figurar.
Eu não gosto de "cadeias", mas retribuo a gentileza da Isabel, cujas regras são "faz uma lista de 10 livros que, de uma maneira ou de outra a(o) marcaram a ti ou na tua vida. Enfim, não pensem de mais e não pensem em termos de o livro ser "bom" ou "mau". Depois escolhe 10 amigos (incluindo eu, que verei a tua lista) e passa-lhes o desafio". Onde está amigos deverá ler-se "amigos e amigas".
Aqui fica pois uma de muitas listas que englobariam inúmeros outros autores,e temas, o que daria um rol quase quilométrico LOL
Tolstoi – Guerra e Paz
Anne Frank - Diário
Edmundo de Amicis - Coração
Hans Helmut Kirst – 08-15
Eça de Queiroz – Cartas de Inglaterra
Shakespeare - Sonetos
Stoetzel – Psicologia Social
Manuel Alegre – Praça da Canção
Maxence Van Der Meersch – Corpos e Almas
Pepetela – O Quase Fim do Mundo
BÓNUS
Ariano Suassuna – Auto da Compadecida
Saramago – Levantados do Chão
William L. Shirer - Ascensão e Queda do III Steve Reich
António Reis - Poemas Quotidianos
Raymond Chandler - Um Imenso Adeus
Leon Uris - Exodus
T.H. Lawrence - Os 7 Pilares da Sabedoria
Alexandre Dumas - Os 3 Mosqueteiros
Daniel Defoe - Robinson Crusoe
Álvaro de Campos - Poesia
Simone de Beauvvoir - O 2º Sexo
Harper Lee - Não Matem a Cotovia
Thomas Hugues - Tom Brown na Escola
Budd Schulberg - O que faz Correr Sammy?
Bye Bye

domingo, 25 de setembro de 2022

"Aventuras" ... em torno de mil leituras

 * Victor Nogueira

No meu tempo de menino e moço, não havia a colecção "Uma Aventura". Mas vivia outras, as aventuras das histórias aos quadradinhos (ou quadrinhos, como então se designava a banda desenhada):  "Mundo de Aventuras", "Journal de Spirou", "O Mosquito", "Cavaleiro Andante", "Camarada", "Zorro", "Foguetão"  e gibis brasileiros, do farwest, de Walt Dsney e outras, incluindo "Ciência aos Quadrinhos", "História aos Quadrinhos", "Obras Primas da Literatura Ilustradas" ... A principal editora brasileira de HQ era a EBAL.  

Os meus  "heróis" das HQ e do cartoon, nesses tempos, eram Tarzan, Fantasma, M;andrake, Super Homem, Paul Temple, Johnny Hazzard (João Tempestade), Big Ben Bolt (Luís Euripo), Mascarilha, Roy Rogers, Capitão Marvel, Barba Ruiva, Spirou e Fantasio, Blake e Mortimer, Agente X-9, Tintim, Príncipe Valente, Capitão Lance, Família Pafúncio, Zé do Boné, Reizinho, Coração de Julieta, Amigo da Onça (de Péricles Maranhão), Donald Duck e Mickey Mouse, Buck Danny, Surcouf, Brick Bradford, Flash Gordon, Buck Rogers ... são alguns dos que me recordo.

Também lia os suplementos Infantis de jornais e revistas, como o "Bambi" (Província de Angola), "Pim Pam Pum" (O Século) e "Joaninha" (Modas e Bordados). E as colecções "Formiguinha" (da Majora), "Que Saber? ...", "Gente Grande para Gente Pequena" e "Biblioteca dos Rapazes", para lá dos romances  de Júlio Verne, Emílio Salgari e Condessa de Ségur, sem esquecer as obras de capa e espada da "Colecção Azul", com autores como Alexandre Dumas e Paul Féval ... E podia lá não falar de Mark Twain!

Ou, embora para adultos, a colecção "Clássicos da Literatura Estrangeira", com autores que devorava como Charles Dickens ou Walter Scott, sem esquecer as colecções "Livros do Brasil" e "Século XX", com escritores que lia, como Eça de Queiroz, Jorge Amado, John Steinbeck, Erskine Caldwell, Erich Maria Remarque, Hans Hellmut Kirst e Sven Hassel, bem como os romances policiais das colecções "XIS" e "Vampiro". Nestas apreciava sobretudo o Comissário Maigret (Georges Simenon), Perry Mason (Erle Stanley Gardner), Poirot (Agatha Christie), Lord Peter Wimsey (Dorothy L. Sayers), Nero Wolf (Rex Stout), entre outros, e autores como William Irish e Ellery Queen.

Uma diversificada panóplia que incluía os antecessores da "Uma Aventura", como "Aventuras dos Cinco", de Enid Blyton. Uma enorme bibloteca, ao meu dispor, quer dos meus pais, quer minha, quer do meu tio José João, esta de longe a mais avantajada das três.

Quanto ás obras de Isabel Alçada e de Ana Magalhães, li-as muito mais tarde, porque as oferecia ao Rui e á Susana: "Uma Aventura" e "Viagens no Tempo", tal como, em banda desenhada, a "Turma da Mónica"!

2022 09 24

Antonio Monteiro Torres -  Lembrei-me da revista "O Falcão" do mesmo tipo do "Mundo de Aventuras", mas com alguns outros heróis, como "Artur o Fantasma Justiceiro".

Creio que da mesma editora da coleção Vampiro, havia a coleção Argonauta, de ficção científica.

A revista "Condor", inesquecível para mim

Havia muitos outros personagens e heróis de que me recordo, como "O Gato Felix", "Os Sobrinhos do Capitão" (hoje seria politicamente incorreto), "Nick Holmes", "Spirit", "Pinduca" (Henry), "Brucutu", "Pica Pau", "Homem de Borracha", "Dick Tracy", "Jim das Selvas", "Cisco Kid", "Tom Mix", "Mortadelo e Salaminho", "Irmãos de Lança"

Victor Barroso Nogueira -   Sim, havia a Colecção de ficção científica que referes, que o meu tio José João tinha, mas na altura esse tipo de literatura não era a minha praia 🙂 Quanto á BD ou HQ referi aqueles de que me recordava. Mas havia outros, que também apreciava e me relembraste, como os endiabrados diabretes dos "Sobrinhos do Capitão", o Cisco Kid e o Tom Mix. Mas havia outros, cujos nomes não recordo. Uma era duma esquadrilha de aviação, que tinha um cozinheiro chinês, não sei se seenominada Capitão Falcão.  (1) Outra era uma série norte-americana, passada num porta-aviões. (2)

~~~~~~~~~~


(1) A série intitulava-se "Falcão Negro" (Blackhawk [Squadron]), criada em 1941 por Chuck Cuidera, Bob Powell e Will Eisner. Tratava-se duma esquadrilha liderada pelo Falcão Negro, formada por pilotos de várias nacionalidades que na altura lutavam contra o nazi-fascismo. Entre eles estava um chinês, de seu nome Cho-Chop. 

Falcão Negro é também personagem duma série do farwest,  criada por Eduardo Teixeira Coelho e  publicada n' "O Mosquito", em 1943, reaproveitada poteriormente pelo autor em parceria com Raúl Correia.

(2) Criada em 1943 por Roy Crane, inicialmente escrita por Edwin Granberry Crane, esta série denominava-se  Buz Sawyer Durante a Segunda Guerra Mundial John Singer Sawyer, apelidado Buz Sawyer, lutou na Guerra do Pacífico, incorporado na arinha dos EUA, coçmo piloto-aviador. Anos depois da passagem á disponibilidade realistou-se, servindo num porta-aviões durante a Guerra do Vietname. As histórias entremeavam a vida familiar com a actividade militar.

Textos em setembro 25

 * Victor Nogueira


2021 09 25 Foto victor nogueira - aeronave sobevoando o Mindelo - Diariamente, com maior ou menor intensidade, intermitência ou regularidade, troam os aviões sobre o município de Vila do Conde, descolando ou aterrando no aeroporto de Pedras Rubras, cerca de duas dezenas de km mais a sul. É um continuum a que já me habituei, por vezes como trovoada, que incomodaria o meu avô António que há cerca de meio século escolheu esta zona então sossegada e silenciosa, a dois passos da estação ferroviária da freguesia e a cinco da praia, para construir esta casa onde estou, que tentei e pensei continuasse a ser a casa da família, mas tal não sucede. "Malhas que o Império tece ...."



2020 09 25 foto victor nogueira  - Em Aljezur, sol e sombra (2000.04.21)

Aljezur foi fundada pelos árabes no século X, aqui permanecendo cerca de 300 anos. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Alva, também conhecida como Igreja Nova de Aljezur`, edificada no século XVIII, situa-se na planície, na qual a partir do terramoto de 1755 se desenvolveu a Vila, até então alcandorada na íngreme colina defronte, coroada pelo Castelo de Aljezur

Em 2000.04.21 as minhas Notas de Viagem registam: «De Marmelete a Aljezur existem muitos eucaliptos e o cheiro penetra nos pulmões. Perto daquela povoação há muitos cabeços e vales, com vewrde vegetação rasteira. Não se vê uma única casa, que começam a aparecer, isoladas,  perto de Aljezur. 


2016 09 25 - Para quem gosta de viajar, mesmo que apenas cá dentro mas para além do Alentejo, a "rota dos escritores, em Vila do Conde e Póvoa de Varzim". Divirtam-se  e venham até cá acima. Se me  quiserem como cicerone, avisem. Sou duma terra para lá do Equador, duma terra de portas e janelas abertas ao sol e ao vento, tal como era  casa dos meus pais, como sempre para muitos de vós foi o meu quarto em évorabuurgomedieval. Sou nascido e criado numa terra onde as pessoas faziam 600 km para levar alguém amigo a casa. Por isso o Alentejo das cidades e vilas foi para mim um sufoco."Exilado" em "évoraburgo medieval", foi apenas nos montes e aldeias alentejanas que naquele tempo, fui acolhido ~ solidariamente ~como amigo. Não nas vilas ou na cidade. Que pessoas de vós fizeram a Vida, para lá do isese e dos jesuítas ?

2016 09 25 - Outono, dos contrastes: dias cálidos ou frígidos, soalheiros ou pluvientos, risonhos ou cinzentonhos, dos poentes tingidos de vermelho ou laranja e as árvores, despindo-se em tons de amarelo, atapetando ruas e jardins de melancólicas folhas secas, esquálidos e despidos ramos erguendo-se por aqui e por ali, com a noite crescendo à custa da diurna claridade minguando.

Foto Victor Nogueira - Cela (Coutos de Alcobaça) - Pôr-do-Sol na herdade que foi do General Humberto Delgado

Deixo-vos uma selecção do "outono na poesia e nas canções




2013 02 25 - Escapei à justa de ser castigado/silenciado  pelo FACEBOOK - Motivo - estar a partilhar demasiadas fotografias. A mim não me parece que assim fosse, mas como respondi certo às perguntas escapei a um castigo de 14 dias LOL

Eu não acredito em bruxas/os mas que as /os há, há, já dizia d. quixote, o cavaleiro da triste figura

Na cronologia e na capa tenho partilhado de 2 em 2 ou 3 dias.  ,Mas, HOJE, de seguida, 3 ou 4 contra os malfeitores e apelando ao voto. apenas no meu mural, sem identificações.

Escapei à justa de ser castigado/silenciado  pelo FACEBOOK - Motivo - estar a partilhar demasiadas fotografias. A mim não me parece que assim fosse, mas como respondi certo às perguntas escapei a um castigo de 14 dias LOL

Eu não acredito em bruxas/os mas que as /os há, há, já dizia d. quixote, o cavaleiro da triste figura

Na cronologia e na capa tenho partilhado de 2 em 2 ou 3 dias.  ,Mas, HOJE, de seguida, 3 ou 4 contra os malfeitores e apelando ao voto. apenas no meu mural, sem identificações.

~~~~~~~~~~

2011 09 25 - "Um dia tu virás | e seremos um rio  ao luar | ave desperta | rosa aberta | no calor do teu olhar" (Victor Nogueira)

sábado, 24 de setembro de 2022

Textos em setembro 24

 * Victor Nogueira

2022 09 24 - Pois .... O meu pai e o meu avô paterno á hora da refeição não tiravam os olhos do televisor, ninguém podia falar. Mas em minha casa, á hora da refeição, estava o televisor desligado, protestassem ou não os meus filhos. Dizia-lhes que poderíamos conversar ou não, mas nada de televisão.

Em Luanda, á hora das refeições, o meu pai mergulhava na leitura do jornal. Eu protestava, alegando que me não estava a ligar ou a prestar-me atenção. Ele parava, punha o dedo onde ia na leitura, repetia o que eu dissera e mergulhava de novo na leitura. Pelos vistos conseguia fazer duas coisas ao mesmo tempo LOL

Mas hoje há mesmo muitos adultos que não tiram os olhos do smartphone. Enfim ....

foto jj castro ferreira  Em Luanda, na Praia do Bispo, o Zé Luís fazendo tropelias a um dos gatos enquanto o pai dos tratadores lia o jornal,.jpg

~~~~~~~~~~

2022 09 24 - Alguém escreve:

admirável mundo novo . a extrema direita italiana, apoiante e financiada por Putin, ainda não ganhou as eleições de domingo . calmex kamarades.

e eu reflexiono:

Eh pá, mas que campeonato este! Querem ver que o Zelensky largamente financiado pela USA/NATO/aiUÉ é um democrata dos 4 costados? Querem ver que os países da USA/NATO/aiUÉ, ao serviços dos oligarcas "ocidentais", neoliberais e destruidores do chamado Estado Social, que estã na origem do ascenso do fascismo na Europa, são todos faróis da civilização, dos direitos humanos e da democracia, mesmo dentro dos limites formais exigíveis?

Querem ver que Israel, o Qatar e a Arábia Saudita, entre outros, irmãos de sangue da USA/NATO/aiUÉ são excelsas democracias?

Querem ver que a NATO nunca apoiou o Portugal de Salazar e Caetano nem financiou e forneceu armas ao Governo Português de então na guerra colonial contra os movimenttos de libertação nas chamadas "províncias ultramarinas", no Portugal do Cabo de Sagres até Timor?

Vamos continuar a desconversar?

2022 09 24 - Pacheco Pereira, malhando no PCP, escreve um artigo de opinião titulado "Quando é que o PCP convoca uma manifestação pela paz contra Putin?", logo de seguida decretando:

«Se não saírem para a rua claramente contra quem faz esta escalada, pondo o nome às coisas, e Putin e a Federação Russa são os nomes, na verdade não é a paz que desejam, mas uma vitória militar russa

E eu pergunto-me:

E porque o não fazem o PS, o PSD e adjacências. uma ou mil manifestações pela Paz, contra Putin e pró-Zelensky, eventualmente com Pacheco Pereira á cabeça? Sláva Ukrayíni!, pela vitória da NATO e da Ucrânia, liderada por Zelensky!


2020 09 24  foto victor nogueira - ninhos de andorinhas

Quem se lembra destes ninhos, construídos em muitos edifícios em Portugal de lés a lés, ninhos de andorinhas que com o seu chilreio anunciavam o regresso cíclico da Primavera?

Quem se lembra dos galos que cocoricavam de madrugada, ao despontar d sol, anunciando um novo alvorecer?

Quem se lembra dos burros, machos e mulas, que durante milénios foram as bestas de carga para transportarem mercadorias e pessoas, puxarem o arado ou a carroça ou fazerem girar as noras e outros aparelhos para extraírem água dos poços?

2019 09 24 foto victor nogueira - moinho de maré da mourisca, em setúbal. Para lá da janela, os esteiros do rio sado e o cais de palafitas.(2017.11.11)


2018 09 24 - foto victor nogueira - vista do morro de Santana, em Azurara, a mole imensa, impositiva, do Convento de Santa Clara, em Vila do Conde, no morro onde haviam existido um castro e um castelo, de monjas provenientes da alta nobreza, donatário do burgo e terras em redor, cujo poderio começou a ser posto em causa pelo ascenso da burguesia e dos artesãos , na sequência dos Descobrimentos e da crescente autonomia do poder municipal apoiado pelas políticas centralizadoras do Poder Real contra os da Nobreza e do alto Clero.

2016 09 24 - SÓCRATES DESDOBRA-SE EM APARIÇÕES. ELE SÃO AS MULHERES SOCIALISTAS,ELE SÃO OS REPASTOS DE CONFRATERNIZAÇÃO E DESAGRAVO, ELE SÃO OS PÉRIPLOS  PELO PAÍS QUE INCLUIRÃO A APRESENTAÇÃO DE MAIS UM LIVRO DE SUA AUTORIA ..... Onde desembocará a senda "emocionalista" e populista de Sócrates ? Que faz Sócrates correr tão desesperadamente, com tantas tribunas e altifalantes ao seu dispor, que outros arguidos muito mais influentes e verdadeiramente poderosos, mas discretos, não utilizam ?

~~~~~~~~~~

2016 09 24 - variações temporais e registos

De repente apercebo-me que o tempo arrefeceu e ouço o barulho da chuva a cair. Assomo à janela e são mesmo grossas as bátegas obliquadas por ligeira mas gélida brisa. Afinal a chuva não esperou pelo domingo para sair das nuvens, neste sábado que amanheceu cinzento mas se tornou soalheiro pela tarde fora. Aqui ficam o vídeo e uma photo-reportagem, esta CLICANDO EM


2013 02 24 - Qualquer beco tem pelo menos uma saída a da entrada. E se esta estiver obstruída, há tantas saídas quantas as portas, janelas e cancelas que ao longo dele existam. E se todas estiverem obstruídas, uma marreta para abrir um buraco no muro ou na parede. E, em último recurso, uns balões de hélio, apesar de potencialmente explosivos.

~~~~~~~~~~

2010 09 24 - Hoje o dia está soalheiro mas vê-se a poluição do ar, que ao cair da chuva nocturna deixa os carros cheios de pó ! Não vale a pena gastar dinheiro a lavá-los, por enquanto !

~~~~~~~~~~

2009 09 24 - - Pode-se enganar todas as pessoas por algum tempo e algumas pessoas durante todo o tempo. Mas não se pode enganar todo o mundo por todo o tempo. (Lincoln)