Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Textos em setembro 09

 * Victor Nogueira


2022 09 09 - Foto victor Nogueira - Em Beja, 1984 (rolo 74)

Tenho saudades das minhas cunhadas Teresa, Sosa, Antolina. Tenho saudades do meu mano "Janicas". Tenho saudades da minha amiga e prima Mariana e do Luciano e seus filhos e filhas. Tenho saudades da minha sobrinha Emília, filha do António e da Teresa, e do meu sobrinho João, filho do Janicas e da Sosa.

Mas, nas voltas da vida, tudo passa, tudo morre! Ficam apenas as memórias esmaecidaas e ressequidas

2022 09 09 - Um idoso desempregado mas não sem abrigo, desde a nascença destinado a ser rei, desde então e nos largos tempos livres ocupado com chás-canasta e obras de caridadezinha e similares, conseguiu finalmente emprego aos 73 anos, quando já estava na idade da reforma e de viver pacíficamente dos vastos rendimentos.

"Honi soit qui mal y pense" e "Talent de bien faire"

"La Reine est morte Vive le Roi" Charles III, o predestinado, com mordomias garantidas desde o nascimento, numa monarquia anacrónica onde, aparentemente, somos todos iguais; uns, de "sangue azul", de alva epiderme, nascidos em berço de ouro e diamantes de sangue, outros, de sangue vermelho, calejados e tisnados pelo sol, subalimentados com o pão que o Kapital amansou!

~~~~~~~~~~

2022 09 09 No reyno da completa alienação e dos contos de fadas, com príncipes, belas adormecidas e más madrastas. onde a igualdade e os servos da gleba que o alimentam e sustentam, são ignorados!

2019 09 09 - Foto victor nogueira em 2019.09.09 - manjerico ao sol em Setúbal, no Troino. Muitas caixas de electricidade da EDP estão pintadas com motivos variados. Esta, situa-se na Praça Marquês de Pombal, representando um molusco, pois o Troino, outrora bairro de pescadores,tem agora muitos restaurantes..


2015 09 09
SOBRE OS DEBATES TELEVISIVOS ENTRE TRAMAPALINEIROS  OU AS "NARRATIVAS" DO DUETO PS(D)CDS

Se a troika ps(d)cds em articulação com as troikas externas se esquiva a referendar os tratados da "União" ou obriga á sua repetição se os resultados forem desfavoráveis aos seus desígnios, se tais troikas se marimbam para resultados eleitorais se estes lhes são desfavoráveis, se as referidas troikas querem "blindar" as Constituições para impedir alternativas à desordem súcial vigente ou que esta seja posta em causa, se a consigna "tudo pela nação, nada contra a nação" foi já sem disfarces substituída pela de "tudo pelo Kapital, nada contra o Kapital" de acordo com o artº 16º do Estatuto do Trabalho Nacional-fascista " "O direito de conservação ou amortização do capital da empresa e do seu justo rendimento são condicionados pela natureza das coisas, não podendo prevalecer contra ele os interesses ou direitos do trabalho". 

Em consequência, como bons e aplicados alunos,  ps e psd são coerentes, fazendo em alterne e rotativamente os papéis de polícia bom e polícia mau.  Em sintonia com a afirmação de Salazar:  "Politicamente, só existe aquilo que o público sabe que existe."


2013 09 09Pode ou não gostar-se da Festa [do Avante] e dos comunistas. Alguns ódios (de classe) entendem-se.  Mas .. há comentários tão pequeninos, tão mesquinhos, tão rasteiros ...

Não fui a todas, gostei mais dumas que de outras, mas o que retenho é a fraternidade, o re-encontrar de amizades, a diversidade e, sobretudo, a alegria, o civismo, o respeito-mútuo e a descontração.

2012 09 09 - Uma palavra, hoje e sempre, contra os sócretinos com passes de coelho mais ou menos seguros

RUA ! 


2012 09 09É FARTAR, VILANAGEM.

QUE VAI SER DOS ricos e DO grande patronato !? Ficam no DESEMPREGO e na MISÉRIA ?!
COITADOS DOS RICOS SE NÃO HOUVER POBRES E MISERÁVEIS !!!
«O primeiro-ministro justificou sexta-feira as novas medidas de austeridade como uma resposta à “situação excepcional” de “emergência financeira nacional”, mas tal não significa que sejam provisórias. O Governo assume que o corte de um salário por ano tanto ao sector público e ao privado - pelo aumento das contribuições para a Segurança Social (SS) - tem carácter permanente. E, a haver reposição salarial, começará pela função pública.
Fonte oficial do gabinete do primeiro-ministro admitiu ao PÚBLICO que a medida de aumento das contribuições para a Segurança Social foi tomada como sendo de “carácter permanente”.”É um instrumento de gestão das finanças públicas e de política económica, o que significa que pode vir a ser alterado no futuro”, salvaguardou.
Passos Coelho anunciou na sexta-feira novas medidas de austeridade para compensar o “chumbo” do Tribunal Constitucional ao corte dos subsídios de férias e de Natal dos funcionários públicos e pensionistas e, ao mesmo tempo, reduzir os custos das empresas, de modo a estimular o emprego.»


Irmãos Metralha e Primos Dalton

2010 09 09 - O que faz falta é avisar a malta ! De calças na mão - Opinião - Correio da Manhã www.cmjornal.xl.pt Cabalas, urdiduras, ameaças, insultos, lágrimas de crocodilo, novas leis, perseguições e ataques aos investigadores da Judiciária, aos magistrados do Ministério Público e ao juiz de instrução. Desculpem o elefante que sou na loja de porcelana! Ok ! Alguns foram arguidos e condenados por pedofilia ! Ok ! Uma vitória ? Admitamos que sim ! O show mediático continua ? Claro. Grato a António Ribeiro Ferreira ? Quem tem lido todos os seus artigos de opinião ou os de Emídio Rangel, Pereira Coutinho, Vital Moreira, entre outros, duvidam de que lado ele estão ? Eu tenho lido e sugiro que leiam antes de deitarem foguetes ! A justiça está em crise, o acesso à justiça foi dificultado com o aumento das custas judiciais, a protecção da grande corrupção continua, a banca e outras grandes empresas têm lucros fabulosos, o desemprego aumenta, o tecido produtivo continua a ser destruído, os impostos e os cortes recaem sobre os mesmos, os jovens não têm emprego ou futuro. Deixem os mortos vivos em paz. Cada minuto que perdem a ver os shows mediáticos correspondem a crescimento de audiências, aumento dos custos da publicidade, crescimento dos lucros, tal como nas votações por telefonemas de valor acrescentado ! Já viram quantas páginas do Correio da Manhã são dedicadas à publicidade da prostituição ? Enquanto se distraiem com Cruz e e Ferreira, a besta avança em Portugal e pela Europa e pelo Mundo ! A besta quer um mundo de senhores e uma imensidão de escravos, nem que isso leve à destruição da Vida e da Humanidade. Porque ninguém ficará então para fechar a portas ! ! Pensem em Hiroshima e Nagasaqui, por exemplo ! · # (...) Cecília F. Caro Victor Nogueira, com o devido respeito, pergunto a quem se refere especificamente, e citando-o: Deixem os mortos vivos em Paz? Obrigada!

# aos que andam a fazer shows mediáticos procurando pressionar a justiça. aos que antes da leitura da sentença mandaram recados que incriminariam outros. aos que depois da sentença ameaçam com a caça ao homem. Leste o meu comentário, Cecília?... Porque são esses mortos vivos que nos ditam a sua agenda para lançarem poeira e distraírem a atenção do importante: o corte nos subsídios sociais, o aumento de impostos para os pobres e camadas intermédias,o desemprego crescente, o sem futuro dos jovens, a prostituição para sobreviver, o orçamento de estado gravoso não para eles, a justiça apenas ao alcance dos ricos, o amanhã sem futuro nem esperança ! Os órgãos de comunicação social têm a sua agenda definida pelos patrões e seus capatazes ou tens dúvidas? Eu recuso-me a ver programas em que é dada a palavra aos poderosos ou amigos de poderosos. Não contribuo para o aumento das audiências, para o aumento dos custos da publicidade, para o aumento dos lucros dos donos dos órgãos de comunicação social . Um aspecto é ver, outro é amplificar o que bolsam ! Noticiam os jornais que milhões de cidadãos em França se manifestaram contra a política xenófoba de Sárkokski e a retirada de direitos aos trabalhadores, incluindo o aumento da idade da reforma dos 60 para os 62 anos. Logos os plumitivos de direita vieram a terreiro, que não pode ser, que o aumento da esperança de vida faz disparar os custos com a segurança social, que os apoios sociais são incentivos à malandrice, que é preciso apertar o cinto. Porque não fazem os imigrantes descontos para a segurança social ? Porque passaram a fugir aos impostos as grandes empresas públicas que foram privatizadas ? Porque aumenta a economia paralela, com tudo o que isso tem de trabalho precário e sem direitos e fuga aos impostos ? Mas a verdade é que nas grandes empresas os gestores vão transitando de conselho de administração em conselho de administração embolsando indemnizações e prémios fabulosos mesmo que a gestão seja ruinosa. Numa altura em que o progresso científico e tecnológico permitiria à humanidade ter uma vida não vegetativa, dão à esmagadora maioria miséria, doença, insegurança, fome e guerra. O século XXI recua ao XIX ou mesmo aos tempos da escravatura ! ! O derrame de petróleo que provocou uma catástrofe ecológica no Golfo do México, que prejuízos trará à BP, seus administradores e grandes accionistas ? Os alertas para as falhas de segurança foram simplesmente ignorados. Do mesmo modo reabriu a empresa mineira no Chile, apesar dos acidentes de trabalho e do não cumprimento das regras de segurança ! A empresa declara a falência e livra-se do pagamento de salários e de indemnizações. Em Nova Orleans arrasada pelo furacão Katrina, a especulação imobiliária fez subir os custos das habitações de luxo enquanto os bairros pobres continuam por reconstruir !
Do mesmo modo Carlos Cruz segundo o Correio da Manhã está sem cheta e não tem bens, garantindo que os seus dois advogados trabalham para ele à borla. Sá Fernandes e Serra Lopes ainda vão ser canonizados e subir aos bentos altares !Tal como Fátima Felgueiras, mas essa apenas beatificada, que regressada do Brasil foi recebida em triunfo pelo PS, não tendo bens e acabando com uma condenação irrisória ! O Crédito mal-parado aumenta mas os lucros dos bancos sobem. Numa conta à ordem, o meu banco "levou-me" em 4 anos 200 euros em despesas de manutenção por a conta estar inactiva. Consegui salvar 50 euros. A apólice da seguradora referente a acidentes de trabalho exclui as doenças profissionais. As seguradoras, com base no argumento do sismo no Haiti, recusam fazer o seguro obrigatório contra incêndios ou qualquer outro a edifícios com menos de dez pisos de habitação. As administrações de condomínio têm de juntar três negativas, comunicar ao Instituto Português de Seguros que indica uma seguradra que fixará livremente prémio. A uma vizinha partiram-lhe o vidro do com um exttintor e a companhia não lhe paga pois o seguro não cobre ... actos de vandalismo. Por um cheque devolvido, por despesas de devolução, um banco cobrou ao que emitiu o cheque devolvido e ao prejudicado, com o argumento de que não sabiam se o banco do "faltoso" pagaria tais despesas. Só que ambos eram clientes do mesmo banco. Uma operadora de telecomunicações com lucros fabulosos quer diminuir a prestação de arrendamento ameaçando que retirará o emissor se a sua pretensão não for satisfeita. O direito a subsídio escolar só é reconhecido a quem tiver de rendimento menos de ... 700 euros mensais. Dantes dizia-se "É fartar, vilanagem !" Agora deverá dizer-se "É sacar, malandragem"? !
Publicada por Victor Nogueira em Quinta-feira, Setembro 09, 2010

Sem comentários: