Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Textos em setembro 16

 * Victor Nogueira

2022 09 16 - O Ferreirra do Douro Azul, que amealhou uma fortuna que lhe permite brincar aos astronautos durante 10 minutos, é o exemplo acabado da verdadeira face do Kapital. Se o Ferreira do Douro Azul amealha com o suor dos seus "colaboradores", o seu homólogo Bezos da Blue Origin, estratosfericamente anti-sindicalista, amealha com os suor dos seus Amazon's. Ambos são empreendedores de sucesso!

O Tuga Ferrerira é empreendedor de sucesso mas, apesar de muiti-oligarca e astronauta de brinquedo, ainda quis que o Estado subsidiasse as suas actividades. O empreendedor de sucesso e meritocrata,  não tem ideologia e só admite trabalhadores sazonais, que despede quando muito bem lhe dá na veneta. 

E sobre o juiz que deu razão á trabalhadora, no Supremo Tribunal de Justiça, afirma que este foi movido por razões ideológicas e políticas, pois a maioria dos outros juízes nas sucessivas instâncias deram razão ... ao patrão, 

E o Ferreitra, condenado a pagar sessenta mil euros de indemnização, estribado na opção de classe -  "apolítica" e não "ideológica" - da maioria dos juízes que não deram razão á trabalhadora, empertiga-se e afirma que isto não fica assim.

Previsivelmente ainda recorrerá para o Tribunal Constitucional e para o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, que 60  mil euros multiplicado por dezenas de trabalhadores esmifrados ano após ano é muita bagalhoça para quem dá umas cambalhotas no espaço sideral. 

Sim, que contra  a "justa" remuneração do Kapital de modo algum podem prevalecer os interesses e direitos do Trabalho. Já aassim e sem máscara proclamavam as Constituições  apolíticas de Hitler, Mussolini, Franco e Salazar, e coriféus de igual calibre ! 

2022 09 16 - Estranho, muito estranho, que a Federação Russa no Leste Russófono da Ucrânia esteja a massacrar civis e a torturá-los, e que Kiev logo descobre, com grande alarido, e a União Europeia, fazendo apenas fé nas autoridades de Kiev, sem qualquer investigação imparcial, de imediato condene como massacres  e atrocidades perpretados pelos malvados russos!

Vai-se a ver as valas comuns onde os comandos das forças armadas de Kiev mandaram enterrar os milhares de soldados ucranianos e mercenários mortos na ofensiva de Kharkov, nos últimos dias, ainda se transformarão em massacres sobre milhares de ... civis indefesos!


2022 09 16 - Quem e que empresas financiaram e ajudaram Hitler e o nazi-fascismo?

~~~~~~~~~~

2017 09 16 - Incomoda-me deveras o modo como algumas pessoas se expõem nas redes sociais, como se desnudam no inFaceLock, Incomoda-me ainda mais quando talvez o não fizessem confiantemente e deste modo na vida real, esquecendo que esta é uma rede virtual de que não controlamos nem podemos apagar o fluxo e o destino do que se publica e diz.  Incomoda-me ainda mais quando são pessoas que estimo, por quem tenho afecto  e amizade, mesmo que apenas virtual. Mas cada um/a saberá de si. No Mindelo, em  2016.09.16


2016 09 16 - FOTO victor nogueira - depois da chuva, arco-íris no mindelo


2015 09 16 Foto victor nogueira - noite de temporal no Mindelo - todo o dia e toda a noite choveu chuva ininterruptamente, em cerrada cortina de bátegas fragorosas. E o vento em rajadas fazia o milheiral e as plantas baloiçarem quase vergadas ao solo. Hoje, o dia seguinte, a manhã esteve nublada de azul cinza e o bulício do vento amainou, a terra no quintal ensopada de água. Ao princípio da tarde descobriu-se o ar de azul, soalheiro, num mar de calmaria e silêncio.- UMA FOTO E DOIS POEMAS

1. - CHOVE CHUVA
Com fragor
chove chuva
uva a uva
lentamente
Setúbal 2013 10 23
2. - BOLETIM METRILÓGICO
Uva a uva
chove chuva
molhada
miúdagraúda
ensopa a roupa
fria
de cinza
noite e dia
cansa a dança
em rodo-rio
Setúbal 2012.12.06

~~~~---------

2013 09 16O CIÚME


doloso e doloroso
é o ciúme
macilento
do amor conhece apenas a dor
o sufoco
sem florescer nem viver
mata
esgana e engana
sem piedade
o ciúme mói e dói
caminho sem carinho
de verdade
o ciúme
aprisiona a liberdade
sem felicidade
vegeta sem confiança
nem abastança ...
... o ciúme
tem o perfume do estrume
não engrandece
mas arrefece
sem fé nem fiança
o lume em chamas
falece
esfria sem sabedoria
paciência
sapiência
alegria
ou fantasia
sem ciso nem riso
o ciúme é
pobre teorema
riima que não rema para o poema
setúbal 2013.09.16
~~~~~--~~

2012 09 16 - Manifestam-se "éne" pessoas junto à Assembleia da República incitando a polícia a ir prender os gatunos e bandidos que segundo manifestantes,  estão lá dentro.

E eu pergunto - Os deputados, os partidos, os políticos, são todos iguais ?

E acrescento - E bom seria que se fossem manifestar junto aos beneficiários da "crise" - os donos das grandes empresas e da banca da usura. Encontram os seus nomes nas revistas FORBES e EXAME.

Sem comentários: