Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Textos em setembro 21

 * Victor Nogueira

2022 09 21Na forja mais um entendimento para uma revisão constitucional á moda do PS e PSD, irmanados e de manitas dadas contra o Portugal de Abril!  Apesar da maioria absoluta, o PS poderia procurar entendimentos á esquerda, com o PCP e o Bloco.

Mas ... tá quieto, pá! Os entendimentos, patrocinados por Marcelo de Sousa, são com o PSD liderado por Montenegro, aquele que sempre foi unha com carne com Passos Coelho, no "ir mais além que a troika!" Ah!  gand'a Costa, o aramista!


2019 09 21 foto victor nogueira . pombas nas ruínas do baluarte setecentista de santo antónio e dum antigo tanque de rega agrícola

2019 09 21 Foto victor nogueira, em Lisboa, Belém,no Cais da Princesa, monumento a Gago Coutinho e Sacadura Cabral. O Monumento reproduz em tamanho natural o hidro-avião "Lusitânia" utilizado, por estes aviadores na primeira travessia do Atlântico Sul, rumo ao Brasil, em 1922. Inaugurado em 15 de Outubro de 1991, no Jardim da Torre de Belém, é composto por um plinto arquitectónico de betão, forrado de granito, sobre o qual assenta um hidroavião em aço inox, com as mesmas medidas do original, em cujo interior, sugerindo presença humana, estão modelados os bustos em bronze dos aviadores, executados de feição muito realista e em tamanho natural. A obra escultórica é da autoria do Mestre Domingos Soares Branco, enquanto que a obra arquitectónica pertence aos arqs. Eduardo Martins Bairrada e Leopoldo Soares Branco.

IN https://informacoeseservicos.lisboa.pt/contactos/diretorio-da-cidade/gago-coutinho-e-sacadura-cabral


2018 09 21 foto victor nogueira - Entre a Serra e o Mar, vista do porto de Setúbal e a Doca das Fontaínhas, no estuário do Rio Sado com a Serra da Arrábida no horizonte

2016 09 21Passos recua e já não vai apresentar livro de Saraiva. Passos mudou de ideias depois de ler o livro de Saraiva. "Não gostaria de ficar associado" a discussão que mistura política e vida privada, disse o líder do PSD  PARA TÓTÓS, PIOR A EMENDA QUE O SONETO. 
 
Mikhail Gorbachev, QUE FOI O LEADER DUMA GRANDE POTÊNCIA MUNDIAL, FEITO O FRETE DE EXTINGUIR A URSS, ACABOU POR PUBLICITAR A PIZZA HUT. 

PARA ALÉM DE TECNOFORMAS E DE PARCERIAS EM SEGREDOS DE ALCOVA, QUE MAIS PERO COELHO NOS TERÁ PARA VENDER, SEM CONTAR COM  OS VINHOS COMERCIALIZADOS A GRANEL PELO PINGO DOCE, COM AJUDA E MÃOZINHA DA MENINA DOS SAPATOS VERMELHOS E DO GRANDE INVESTIGADOR SOCIAL  ?



2016 09 21 - 1. - Contrariando os dias anteriores, o de hoje está cinzentonho, tristonho, bisonho, húmidonho. Tempo de ficar em casa imaginando-me à lareira, com o bailar das chamas perante mim. Não há nada como a luminosidade, o céu azul, o tempo ameno e o sol das terras da moirama e da grande Lisboa e Setúbal  🙂

2. - "Passos recua e já não vai apresentar livro de Saraiva. Líder do PSD pediu ao autor para o "desobrigar" de ir ao lançamento. Editora cancelou a apresentação."

Ora cá temos "homem", um Passes de Coelho Por Lebre e Aqui há Gato, da escola de Paulo Portas,a dos Irrevogáveis da Honrada Palavra Dádá que Atrás Volta Não Volta. Se prometeu, então fará o contrário.

Assim, voltando ao Homem de Massamá, pensando bem, outra atitude não seria de esperar do Pinóquio Mor no Reyno da Bi-charada. E, mais uns dias, assente o foguetório, o livro do "arrquitecto" 'tará em saldo ou vendido ao quilo nas bancas das superfícies comerciais.

Mas e a sério ... Passes de Coelho não terá quem lhe garanta o futuro e lhe arranje um lugarzito pior ou melhor amanhado, de acordo com a sua mais-valia, o de porteiro numa qualquer organização internacional ou mesmo o de contínuo ou apanha-papéis na "GoldmanSaques" ?


2014 09 21 - Calvin e Hobbes, de Bill Masterson - Já em nota anterior referi personagens "infantis" da BD, em http://aoescorrerdapena.blogspot.pt/.../dennis-o.... Calvin e Hobbes são dos meus preferidos, pois Calvin é um miúdo "natural", com muitas "saídas" semelhante às de muitas crianças que eu conheço, nas suas aventuras, inventividades e tropelias, incluindo-me. Hobbes, o tigre de peluche incarnado, compincha de travessuras e voz filosófica e ajuizada da consciência e que funciona como o alter ego de Calvin, Outros personagens da série são os pais - uma mãe stressada com as tropelias e um pai paciente, para além de Susie, que Calvin frequentemente finge ignorar e às suas tentativas de aproximação e brincadeira. Um outro personagem é vítima dos "ataques" de Calvin: a "martirizada" Rosalyn, a baby-sitter que permite aos pais do miúdo saírem para espairecer.
Pubicada e republicada durante anos no jornal "Público", a primeira secção a ler - antes de todas as outras - é presentemente reeditada no "Correio da Manhã"

~~~~~~~~~~

2012 09 21 - 2012 09 21 A mentira interessa a quem passa bem sem partidos especialmentye qd esses partidos se lhes opõem. É ao capital que interessa que as pessoas tenham da política "nojo", quando a abstenção e a crítica malévola ou ignorante são também política.

Mesmo que o PCP e outros partidos votem contra a maioria ps-psd-cds é a maioria que decide. E como têm a maioria o ps-psd-cds? Têm-na com o voto ou abstenção da maioria dos eleitores que desde 1977 votam sistematicamente no ps-psd-.cds. Porque não mudam o sentido do voto ?

Outro aspecto escamoteado é que s deputados do PCP não são prejudicados ou beneficiados pelo exercício de cargos políticos electivos: Se o ordenado de deputado for inferior ao da vida civil, recebem a diferença. Se o ordenado de deputado for superior, entregam a diferença à Associação dos Democratas Portugueses para compensação dos anteriores e para a realização de obras públicas em benefício das populações.

E quando ex-deputados do PCP entram em "dissidência" largamente noticiada pelos meios de comunicação social, a pergunta que eu faço é - QUANTAS DISSIDÊNCIAS TÊM POR DETRÁS a quebra do compromisso para que certos "dissidentes" embolsem a totalidade dos subsídios vitalícios - decididos pela maioria ps-psd-cds. com o voto prévio ou abstenção da maioria dos eleitores ! Beneficiando sistematicamente ps-psd-cds e seus ocultos mandantes e grandes beneficiários !

~~~~~~~~~~

2011 09 21 - Cecilia Barata
"Aqui não andam só os vivos - andam também os mortos. A humanidade é povoada pelos que se agitam numa existência transitória e baça, e pelos outros que se impõem como se estivessem vivos. Tudo está ligado e confundido. Sobre as casas há outra edificação, e uma trave ideal que o caruncho rói une todas as construções vulgares. Debalde todos os dias repelimos os mortos - todos os dias os mortos se misturam à nossa vida. E não nos largam." Raúl Brandão, Humus


2009 09 21 - Qual a dimensão do Silêncio? De que serve «saber» ler qd a Sabedoria e a Solidariedade são palavras, só palavras, sem substância? (VN)

Sem comentários: