Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Textos em setembro 30

* Victor Nogueira

2022 09 30 - Escreve João Mendes -  «A coragem saiu à rua, em Moscovo e Teerão. Numa e noutra capital, milhares de manifestantes ocuparam as cidades para enfrentar o totalitarismo e foram violentamente reprimidos, presos e torturados. Muitos acabaram mortos. Mais morrerão. (...) No fundo, estamos sob ataque de várias formas de extremismo. O extremismo militarista e ideológico de Putin, o extremismo religioso dos fundamentalistas islâmicos, o extremismo do capitalismo selvagem e dos seus burocratas, e o extremismo dos saudosista do velho fascismo, com o mesmo cheiro a mofo e morte de sempre. E tudo isto sob ameaça velada de um Inverno nuclear, que cresce na exacta mesma proporção em que a invasão russa falha.» (no blog "Aventar")

~~~~

E questiono-me!

E na democrática Ucrânia, avalizada pela NATO e pela UE, estão todos os cidadãos contentes? Ninguém se manifesta colectivamente? Ninguém se alevanta contra o regime de Kiev? Ninguém é refractário? 

Que aconteceu aos eleitores e activistas dos 12 ou 13 partidos na oposição, entretanto ilegalizados? Estão mudos e quedos? E se assim é, porquê essa inactividade? 

Ninguém foge, uns para a Rússia, outros para a União Europeia? 

E se fogem, porque o fazem?  Estranho mundo este!

~~~~~~~~

Adenda - No texto fala-se no "extremismo militarista e ideológico de Putin» sem que fale uma única vez sobre a ... USA/NATO! Possívelmente porque esta dupla não é "extremista militarista e ideológica", seja lá o que isso fôr? 

E o islamismo da Arábia Saudita será menos extremista, mais democrático, mais tolerante mais respeitador dos direitos humanos que o do Irão?

Será  o regime da Ucrânia, não um "capitalismo selvagem", mas sim um "capitalismo de rosto humano", seja lá também o que isso fôr? Não totalitário mas respeitador escrupuloso dos direitos humanos?

Estranho mundo este!

2022 09 30 - As gand'as "intravistas" estilo "Branc'ué, galo o põe!

Quem odeia o Nord Stream? - USA

Quem decretou sanções contra as empresas que construíram o Nord Stream? - USA

Quem disse que o Nord Stream seria "posto fora de serviço"? - USA

Quem sabotou o Nord Stream? - Russia


foto Nina Campos - Em Setúbal, na Divisão de Planeamento Urbanístico do Departamento de Habitação e Urbanismo, na Tetra, a long time ago   

O Departamento de Habitação e Urbanismo nesta altura era um labiríntico espaço compartimentado com paredes amovíveis e cada vez mais exíguo espalhado por doís pisos num edifício  de habitação na Avenida Bento Jesus Caraça, mudando alguns anos depois para um outro labiríntico edifício, este  de escritórios, de vários pisos, no gaveto das  Ruas Acácio Barradas e Dr. Alves da Fonseca. Mas o convite é para uma visita ao 1º edifício onde  trabalhei. Paços do Concelho de Setúbal e Casa do Corpo da Guarda

~~~~~~~~~~

2010 09 30 - Aos poucos que interagem comigo, a expressão da minha simpatia! Isto é como o vinho, se for de boa qualidade o tempo torna-lo precioso e raro. Se não forem, é apenas zurrapa 🙂

Sem comentários: