Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 20 de setembro de 2022

Textos em setembro 20

 * Victor Nogueira


2022 09 20 - As manipulações do Ministério da Verdade, ultra-capitalista e neo-liberal, acerca da Federação Russa, ultracapitalista e neoliberal, tal como a esmagadora maioria dos Governos da USA/NATO/ai UÉ, filo e proto-fascistas, por enquanto com papas e bolos e lavagens cerebrais até que, se necessário, avançem as botas cardadas e os campos de concentração.

Os Acordos de Minsk garantiam a autonomia das Repúblicas Populares russófonas no quadro da Ucrânia. O regime saído do Golpe de Maiden nunca aceitou de facto cumprir e respeitar os acordos de Minsk, que garantiam os direitos e autonomia dos ucranianos russófonos do Leste da Ucrânia, relembre-se reiteradamente, no âmbito da Ucrânia/Kiev e não da Federação Russa. 

Ano após ano a Federação Russa lutou  e defendeu em vão, prlo respeito e cumprimento dos Acordos de Minsk e do Protocolo Adicional  dos Acordos de Helsínquia, assim como o respeito da Carta da ONU e dos princípios da OSCE (Organization for Security and Co-operation in Europe), bem como o respeito pelas promessas "verbais" do "Ocidente" a Gorbatchov, Prémio Nobel da Paz e líder duma super-potência, a URSS, que acabou a vida a publicitar as mistelas da Pizza-Hut.

Os acordos de Mimsk. avalizados pelos Governos aiUÉ da França e da Alemanha em 2014/2015, foram assinados por representantes da Ucrânia, da Rússia, da República Popular de Donetsk (DNR), e da República Popular de Lugansk (LNR) para pôr fim à guerra no leste da Ucrânia, em 5 de setembro de 2014

Após o Golpe de Maiden da CIA/USA/NATO, em 2014, contra um Governo democraticamente eleito que defendia relações preferenciais com a Federação Russa em detrimento da União Europeia e da NATO, o regime de Kiev/Poroshenko/Zelensky, fazendo tábua rasa das promessas eleitorais deste últímo, proibiu o ensino e utilização do russo no Leste da Ucrânia, iniciando uma política de perseguição da cultura russa e genocícidio contra as populações ucranianas russófonas, manietado pelos glorificados nazi-fascistas e genocidas de judeus e comunistas durante a II Guerra Mundial, os descendentes dos colaboracionistas hitlerianos  de Bandera e seus filhotes nos Batalhões Azov e similares.

Tão democrático é o regime de Zelensky, apoiado e patrocinado pela USA/NATO/aiUÉ, que não só tem convivido pacíficamente com o homicidio na fogueira de largas dezanas  de ucranianos que se haviam acolhido e refugiado  na Casa dos Sindicatos em Odessa e o assassinato de 14 mil ucranianos (catorze mil) russófonos pelos Azov ao serviço de Zelensky, como proíbiu toda a oposição e respectivos partidos políricos, inccluindo os comunistas, socialistas, sociais-democratas  e "liberais", liminarmente acusados e proscritos, sem julgamento, como ... putinistas e pró-russos. 

Sem esquecer que - "democraticamente" -   o regime de Zelensky patrocinado. financiado e apoiado pela CIA/USA/NATO/aiUÉ colocou sobre estrito e férreo controle do Estado todos os órgãos de informação, enquanto decretou, ao arrepio das Convenções  e Tratados Internacionais,  que deveriam ser considerados traidores e como tal tratados todos os civis do Leste que tivessem "colaborado" com as tropas da Federação Russa, isto é, que tivessem recebido ajuda e alimentos essenciais á sua sobrevência, fornecidos pelo que é classificado como "potência ocupante".

E é esta gente e suas agências de notícias, alegados defensores da Democracia, dos Direitos Humamos e de amplas £ib€rdad€$, que manipulam e manipulam sem despudor na defesa do regime corrupto da Ucrânia a que preside uma marioneta da USA/NATO e Banderistas, de seu nome Zelensky, desde Feveveiro de 2022 milagrosamenta lavado e "absolvido" dos pecados de corrupção, da reiterada e comprovada  violação de direitos humanos, campo de treinos dos nazi-fascistas mundiais, apadrinhados e liberrimamente municiados e armados  pela USA/NATO/aiUÉ, incluindo o colossal e comprovado desvio de armamento, vendido na dark net?

EM TEMPO - Tudo isto é comprovado não pela Russia Today ou pela Agência Sputnik, mas pelo que, na comunicação social portuguesa escrita, ainda consegue escapar ao crivo e rolo compressor do que é partilhado e distribuído pelas agências de notícias ao serviço da USA/NATO/aiUÉ, incluindo a documentação da ONU e da Amnistia Internacional, insuspeitas de putinice ou de putinismo, seja lá o que isso for!

Sem qualque simpatia ou apoio meus ao Kapitalismo, predador e autofágico, destruidor da Multiculturalidade e da Vida e dos Direitos da Humanidade e  da Natureza, os  mandantes e coriféus da USA/NATI/aiUÉ não passam dum bando, serventuários de Ali Baba e seus 40 ladrões!

2021 09 20 - 2021 09 20 Foto victor nogueira - Vairão (Vila do Conde) - Aqueduto da Quinta dos Fidalgos - Canal artificial, em cantaria de granito, composto por vários pilares de secção quadrada, construído na segunda metade do século XIX. Do seu conjunto resta ainda grande parte da estrutura inicial.

2016 09 20 - foto victor nogueira - Mindelo - exemplares dos produtos do meu quintal. Esperemos que em anos futuros frutifiquem a tangerineira, o limoeiro e a oliveira.

~~~~~~~~~~

2013 09 20 - É a semana internacional do livro. A regra: pega no livro que está mais próximo de ti. Vai à página 56. Copia a 5ª frase para o teu post. Não indiques o título do livro e escreve também a regra no teu estado.

«Tão perto que não resisto à tentação de ir uma vez mais por ali, a gozar a sedução da antiguidade emoldurada na paisagem»

Sem comentários: