Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Textos em setembro 14

 * Victor Nogueira

2022 09 14 - Diz a porta-voz da USA/NATO, ao leme da aiUÉ, com a maior desfaçatez e puxando lágrimas de crocodila.

Tá mesmo visto. Tadinha da indústria de armamento! Tadinhas das empresas energéticas e distribuidoras de alimentos e bens de 1ª necessidade, tadinhas de todas elas, forçadas pelo Império do Mal a embolsaremlucros e a distribuir dividendos em doses industriais e á fartazana!

Não há palavras para tanta putinice em nome da USA/NATO/aiUÉ!!!

«A presidente da Comissão revelou no hemiciclo de Estrasburgo onde foi buscar inspiração para a proposta. “No centro de Itália, os trabalhadores das fábricas de cerâmica decidiram mudar os seus turnos para o início da manhã para poder aproveitar os preços mais baratos da energia. Imaginem o que é ter de sair de casa mais cedo, deixando os filhos ainda a dormir, por causa [do efeito] de uma guerra que não escolheram”, pediu Ursula Von der Leyen, responsabilizando mais uma vez a Rússia pela utilização da energia como uma arma de guerra e acusando o Kremlin de manipular o mercado.»

2022 09 14 - Como Stoltenberg e outras figurinhas do mesmo baixo calibre, Von der Leyen é apenas um dos amestrados porta-vozes da USA/NATO, coveiros da aiUÈ, representantes de Zelensky, o caixeiro-viajante do complexo militar-industrial franco-anglo-saxónico!

2022 09 14 - His Master's Voice (a Voz do Dono) - Putinices desbragadas ou o blá-blá de Von der Leyen, da aiUÉ, uma das porta-vozes de Zelensky, o peão de brega e caixeiro viajante do complexo militar industrial do Império do "Bem", com infrenes aplausos de artolas, tal como ela, especialistas em tiros nos pés e nas cabeças. formatados na "unidimensão/nulidade" do pensamento único!

Artreira e "milagrosamente", com milongas, o Ministério da Verdade transformou o regime corrupto ucraniano, reiterado e reconhecido violador dos Direitos Humanos, campo de treino das milícias da extrema direita, dos Batalhões Azov e dos seguidores de Bandera (o herói e glorificado colaboracionista do nazi-fascismo), em exércitos das £ib€rdad€$ e Demoniocracias da USA/NATO/aiUÉ.

Anestesiadas e orde(nh)adas pelo Ministério da Verdade, as formigas e arararas no carreiro balem que sim, a caminho do matadouro, como cavalos e éguas tresloucadas, conduzidos e levados pela arreata a caminho do abismo e do nada!

Dizem as agências e departamentos do Big Brother no Ministério da Verdade:

~~~~~~~~~~

«A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, prometeu esta quarta-feira responder com “coragem”, “solidariedade” e “determinação” à ameaça da Rússia, na sua guerra de agressão contra a Ucrânia, mas também contra “a nossa economia, os nossos valores e o nosso futuro”.

“Esta é uma [guerra da autocracia]contra a democracia. Mas com coragem e solidariedade, Putin falhará e a Ucrânia e a Europa prevalecerão”, declarou Ursula von der Leyen, acrescentando que desde que as tropas russas invadiram a Ucrânia, a União Europeia “esteve à altura da ocasião”.

“A nossa resposta foi imediata, determinada e unida. Podemos estar orgulhosos”, disse a presidente da Comissão Europeia, que deu início ao seu discurso sobre o Estado da União Europeia no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, dando as boas vindas à primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, convidada de honra do evento.

As duas viajarão juntas para Kiev ainda esta quarta-feira: Von der Leyen apresentará em pessoa ao Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, um plano para apoiar a reconstrução das escolas do país, no valor de 100 milhões de euros, e outras ideias que passam pelo aproveitamento dos benefícios do mercado único europeu para “apoiar o crescimento económico e criar oportunidades”. (...)»

https://www.publico.pt/.../putin-falhara-ucrania-europa.

2022 09 14 - São tão lindas as formigas, ordeiramente, em carreirinha, com palas nos olhos, umas vezes como cavalos á desfilada com o freio bem apertado, outras como "inocentes" carneirinhos e ovelhinhas, balindo "amorosamente" a caminho do matadouro! São tão lindas as formiguinhas no carreiro, amealhando para os  donos e donas disto tudo, liberrimamente formatadas pelos Santos Ofícios e pelos Big Brother, nas amplas liberdades do ... pensamento único e unidimensional.

Em alternativa ao baile mandado,para desassossego das formigas no carreiro:

A formiga no carreiro in 

e a canção dos contrabandistas in 




2020 09 14 foto josé luís nogueira da silva  - molhando as patas no varrer das ondas  ao pôr-do-sol

Sem comentários: