Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 25 de setembro de 2022

Textos em setembro 25

 * Victor Nogueira


2021 09 25 Foto victor nogueira - aeronave sobevoando o Mindelo - Diariamente, com maior ou menor intensidade, intermitência ou regularidade, troam os aviões sobre o município de Vila do Conde, descolando ou aterrando no aeroporto de Pedras Rubras, cerca de duas dezenas de km mais a sul. É um continuum a que já me habituei, por vezes como trovoada, que incomodaria o meu avô António que há cerca de meio século escolheu esta zona então sossegada e silenciosa, a dois passos da estação ferroviária da freguesia e a cinco da praia, para construir esta casa onde estou, que tentei e pensei continuasse a ser a casa da família, mas tal não sucede. "Malhas que o Império tece ...."



2020 09 25 foto victor nogueira  - Em Aljezur, sol e sombra (2000.04.21)

Aljezur foi fundada pelos árabes no século X, aqui permanecendo cerca de 300 anos. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Alva, também conhecida como Igreja Nova de Aljezur`, edificada no século XVIII, situa-se na planície, na qual a partir do terramoto de 1755 se desenvolveu a Vila, até então alcandorada na íngreme colina defronte, coroada pelo Castelo de Aljezur

Em 2000.04.21 as minhas Notas de Viagem registam: «De Marmelete a Aljezur existem muitos eucaliptos e o cheiro penetra nos pulmões. Perto daquela povoação há muitos cabeços e vales, com vewrde vegetação rasteira. Não se vê uma única casa, que começam a aparecer, isoladas,  perto de Aljezur. 


2016 09 25 - Para quem gosta de viajar, mesmo que apenas cá dentro mas para além do Alentejo, a "rota dos escritores, em Vila do Conde e Póvoa de Varzim". Divirtam-se  e venham até cá acima. Se me  quiserem como cicerone, avisem. Sou duma terra para lá do Equador, duma terra de portas e janelas abertas ao sol e ao vento, tal como era  casa dos meus pais, como sempre para muitos de vós foi o meu quarto em évorabuurgomedieval. Sou nascido e criado numa terra onde as pessoas faziam 600 km para levar alguém amigo a casa. Por isso o Alentejo das cidades e vilas foi para mim um sufoco."Exilado" em "évoraburgo medieval", foi apenas nos montes e aldeias alentejanas que naquele tempo, fui acolhido ~ solidariamente ~como amigo. Não nas vilas ou na cidade. Que pessoas de vós fizeram a Vida, para lá do isese e dos jesuítas ?

2016 09 25 - Outono, dos contrastes: dias cálidos ou frígidos, soalheiros ou pluvientos, risonhos ou cinzentonhos, dos poentes tingidos de vermelho ou laranja e as árvores, despindo-se em tons de amarelo, atapetando ruas e jardins de melancólicas folhas secas, esquálidos e despidos ramos erguendo-se por aqui e por ali, com a noite crescendo à custa da diurna claridade minguando.

Foto Victor Nogueira - Cela (Coutos de Alcobaça) - Pôr-do-Sol na herdade que foi do General Humberto Delgado

Deixo-vos uma selecção do "outono na poesia e nas canções




2013 02 25 - Escapei à justa de ser castigado/silenciado  pelo FACEBOOK - Motivo - estar a partilhar demasiadas fotografias. A mim não me parece que assim fosse, mas como respondi certo às perguntas escapei a um castigo de 14 dias LOL

Eu não acredito em bruxas/os mas que as /os há, há, já dizia d. quixote, o cavaleiro da triste figura

Na cronologia e na capa tenho partilhado de 2 em 2 ou 3 dias.  ,Mas, HOJE, de seguida, 3 ou 4 contra os malfeitores e apelando ao voto. apenas no meu mural, sem identificações.

Escapei à justa de ser castigado/silenciado  pelo FACEBOOK - Motivo - estar a partilhar demasiadas fotografias. A mim não me parece que assim fosse, mas como respondi certo às perguntas escapei a um castigo de 14 dias LOL

Eu não acredito em bruxas/os mas que as /os há, há, já dizia d. quixote, o cavaleiro da triste figura

Na cronologia e na capa tenho partilhado de 2 em 2 ou 3 dias.  ,Mas, HOJE, de seguida, 3 ou 4 contra os malfeitores e apelando ao voto. apenas no meu mural, sem identificações.

~~~~~~~~~~

2011 09 25 - "Um dia tu virás | e seremos um rio  ao luar | ave desperta | rosa aberta | no calor do teu olhar" (Victor Nogueira)

Sem comentários: