Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Letras empilhadas, ano após ano, em Fevereiro,10, (re)colhidas em 2025

 * Victor Nogueira

10 de fevereiro de 2012  · 

11 DE FEVEREIRO - amanhã - TODOS EM LISBOA ÀS 15 HORAS - em vez de chamarem para a manif de amanhã deixam-se distrair com as atordas dos mentecaptos que a maioria com o seu voto lá colocou e que temos de gramar. Eu pergunto-me se a história da pieguice não foi propositada para desviar as atenções. UMA SUGESTÃO - mudem o perfil do PIEGAS e vamos a luta - 11 DE FEVEREIRO - amanhã - TODOS EM LISBOA ÀS 15 HORAS

10 de fevereiro de 2012  · 

SOMOS TODOS, homens e mulheres, os que recusam a ESCRAVATURA e a exploração, Lutando pela HUMANIDADE, qualquer que seja o recanto do Planeta

10 de fevereiro de 2013

Quem esteve no jantar de Carlos Brito ? Segundo o Público gente muito recomendável. Tudo bons rapazes ?

«Para além do ex-presidente da República, Jorge Sampaio, participaram no jantar o socialista Manuel Alegre, o secretário-geral do PS António José Seguro, o secretário-geral da UGT, João Proença, o coordenador do Bloco de Esquerda João Semedo, o historiador Borges Coelho e o presidente da associação Renovação Comunista, Paulo Fidalgo.

O ex-secretário-geral da CGTP, Carvalho da Silva, os socialistas Pina Moura e José Magalhães, o ex-ministro Mário Lino, o ex-líder parlamentar do Bloco de Esquerda, José Manuel Pureza, Daniel Oliveira, do BE, também marcaram presença.»

12 a


10 de fevereiro de 2013  · 

Foto Victor Nogueira - Estação do Oriente (Lisboa)

~~~~~~~~~~

   Isabel Maria

É bonita!!!pena que em dias de vento e chuva não se consiga estar na plataforma à espera dos comboios... 

12 a

Manuela Vieira da Silva

Gosto do ângulo esquerdo nesta foto, da sua geometria. Bonita.🙂

12 a

Victor Nogueira

Dá-lhe profundidade

12 a

Manuela Vieira da Silva

É isso, Victor.  .🙂

12 a       

Filipe Chinita

estação de calatrava. deta do orieente. madrugadas escuras de tantos comboios para o porto.gaia.devesas a trabalhar. com sala de espera apenas para os passageiros de primeira classe... os restantes zarpam um frio...

12 a

Clara Roque Esteves
Um registo histórico do Calatrava. Muito apreciado, então e agora. Gostei.  Já tinha visto esta tua imagem. O rendilhado que enquadraste junto do alçado do lado esquerdo andou-me a confundir durante algum tempo. Ainda hoje não sei qual foi o objectivo. Mera criação e opção estética, claro. A arte não se explica.
11 a
Judite Faquinha
Estação do Oriente... linda Victor, é uma bela obra de arte...quando aqui apanho o combóio para o Porto,ou Braga!!! Parece que estou noutro planeta, obrigada amigo!!!  c
11 a
Nadine Perez
ADORO . Jà estive là vàrias vezes e é sempre um prazer de ver esta esta bela estrutura !! gosto .!!!!!!
11 a


10 de fevereiro de 2014  · 

Foto Victor Nogueira - Setúbal - Estuário do Rio Sado e Serra da  Arrábida vistos do Jardim Camilo Castelo Branco (Escarpas de S. Nicolau)

~~~~~~~~~~

Silvia Mendonça

Portugal tem cenários realmente incríveis. É país apaixonante. Este lugar, particularmente, não conheço. Mas é uma vista incrível e merece destaque. 

11 a

Maria João De Sousa

É lindo! Assim, de repente, parecia-me o porto de pescadores, aqui, de Paço de Arcos...

11 a

Victor  Nogueira

Luís Martins As Águas da Bela Vista eram mais para nascente, onde agora se encontra um supermercado e desse tempo resta apenas o mirante, vedado ao público, com uma vista deslumbrante sobre o estuário e a serra.

Ainda me lembro das pessoas em filas maiores ou menores irem lá encher garrafões de água, antes da empresa ser encerrada.



Garaafa da Água da Belavista


Mirante da antiga Quinta da Belavista (Foto victor nogueira)

Luís Martins Já não me lembro do sabor da água LOL Mas a de Setúbal, antes da privatização feita pelo PS, era das melhores do país

11 a

Odete Maria Botelho

Uma paisagem maravilhosa...gostei mto..Obg. amigo Victor..uma noite tranquila.. 
11 a
Maria João De Sousa
Incolor, inodora e... insípida, Victor Nogueira, eheheheh... eu já nem me lembro do do vinho... mas, também... nunca morri de amores por ele...
11 a
Judite Faquinha
Victor, maravilhosa paisagem, mas se não me engano é uma chaminé de uma antiga fabrica que está no meio das árvores em Setúbal havia muita industria conserveira belo fotografo j 
11 a
Victor Nogueira
Sim, Judite Faquinha É a chaminé preservada duma fábrica demolida  🙂
11 a


10 de fevereiro de 2014 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
são de mágoas as águas
véus e anáguas
com palavras lavras
são sábios os lábios
de carmim ou jasmim
nos teus olhos, aos molhos,
mergulho sem engulho
pobre poema, um teorema
cuja rima não rema ?
em carreirinha maneirinha
dor, andor, amor, fervor, calor ?
ou rio frio ?
Paço de Arcos 2014.02.10

Maria Márcia Marques

Mergulhamos em rio frio, inundados de teoremas irrevogáveis, cheios de mágoas e desprovidos de sábias palavras....

11 a

10 de fevereiro de 2021  · 

Foto victor nogueira  - Beja - Mural do MES (Movimento de Esquerda Socialista) e gafito da OUT (Organização Unitária de Trabalhadores) (foto em 1979)

MES Em frente pelo III Congresso / Viva o MES

Fora com Eanes OUT

10 de fevereiro de 2022  · 

Foto victor nogueira - Lisboa e o Rio Tejo vistos da Rua de Buenos Aires, no Bairro da Lapa  (rolo 241)

Lisboa, por Eugénio de Andrade

Alguém diz com lentidão:
"Lisboa, sabes..."
Eu sei. É uma rapariga
descalça e leve,
um vento súbito e claro
nos cabelos,
algumas rugas finas
a espreitar-lhe os olhos,
a solidão aberta
nos lábios e nos dedos,
descendo degraus
e degraus
e degraus até ao rio.
Eu sei. E tu, sabias?

10 de fevereiro de 2023  · 

Foto victor nogueira - Vila do Conde - "Memorial aos fundadores" (2021 11 13  IMG_8310)

O memorial é um conjunto escultórico, de João Cutileiro, dedicado aos Fundadores de Vila do Conde, homenageando o Conde e a Condessa que terão dado nome a cidade.  Trata-se de Afonso Sanches, filho bastardo de D. Dinis, e Teresa Martins, que em 1318 fundaram o Real Mosteiro de Santa Clara.

No entanto a primeira referência a Vila do Conde é de 953, conforme o livro da condessa Mumadona Dias onde é referida como Villa de Comite.

O memorial foi inaugurado em Dezembro de 1999, no cruzamento da Avenida Julio - Saúl Dias com a Rua 5 de Outubro.

Sem comentários: