Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 25 de novembro de 2017

Cheias de 1967 na Grande Lisboa


1967.Novembro 25/26 - As cheias que o fascismo escondeu e os portugueses «ignoraram»
1. - [...] Com efeito, em 1967/68, [tinha eu 21 anos] idealizei a linha gráfica e o conteúdo dos cartazes da Semana de Recepção aos Novos Alunos […] duma forma inovadora e bem aceite o que me valeu que a Direcção da Associação me propusesse para Director da Secção de Propaganda.
Foi um erro meu ter aceite pois não só representava a AE nas [semi-clandestinas] RIP's (Reuniões intersecções de propaganda) da Academia de Lisboa como por inerência era membro da Comissão Local de Apoio ao IV Seminário de Estudos Associativos (promovido pelas Associações de Estudantes) e da Comissão Local de Apoio às Vítimas das Cheias de 1967 (na Região da Grande Lisboa). [Em consequência nesse ano lectivo o meu aproveitamento escolar ficou prejudicado]
Estas cheias haviam causado muitos mortos e prejuízos nas populações dos bairros clandestinos (muitos construídos em leito de cursos de água), calamidade agravada pelo facto do Governo fascista ter proibido o lançamento dum alerta pelos meios de comunicação social, como pretendiam fazer os Serviços Meteorológicos.
Apesar do silêncio imposto pela Censura aos órgãos de comunicação social, as Associações de Estudantes das Academias de Lisboa denunciaram a situação através de comunicados mobilizando os estudantes para nos dias subsequentes darem apoio e auxílio às vítimas das cheias, o que se verificou apesar da repressão da PIDE.
2. - O fascismo ignorou os avisos da metereologia, criminosamente não tomou precauções e depois da tragédia proibiu a referência nos órgãos de comunicação Social. Os estudantes universitários de Lisboa e as suas Associações estiveram lá, ajudando as vítimas e denunciando a situação, apesar da PIDE. O responsável: Salazar, eleito o maior português de todos os tempos em eleições telefónicas de valor acrescentado. O mesmo que perseguiu até à morte o conservador e monárquico Aristides de Sousa Mendes e família (o cônsul de Bordéus), Salazar, o mesmo que ordenou e deu cobertura ao assassinato pela PIDE do anticomunista e pró-americano General Humberto Delgado e de muitos comunistas e trabalhadores.
Salazar, que foi avisado com tempo pelos EUA dos massacres que iriam ocorrer no Norte de Angola, em 15 de Março de 1961, e nada fez para impedi-los ou minimizá-los (fonte: General Galvão de Melo, na RTP 1), Salazar, que mandou bombardear em Janeiro de 1961 e regar com napalm as aldeias dos negros em revolta contra o regime de monocultura imposto pela Cotonang e que provocou milhares de vítimas que a imprensa foi forçada a silenciar,
Salazar, que ignorou os apelos de negociação para a independência das colónias pelos Movimentos de Libertação dando origem a uma sangrenta e inglória guerra colonial, Salazar, que ignorou a União Indiana e, desarmando o território do Estado da Índia, deu ordens expressas para que todos os elementos das Forças Armadas morressem num combate perdido à partida e perseguiu o General Vassalo e Silva que se rendeu e recusou o cumprimento de ordens suicidas.
.
Por detrás de Salazar, os grandes agrários e grandes grupos económicos nacionais e estrangeiros. Tal como hoje estão por detrás de José Sócrates e ontem de Spínola, Mário Soares, Sá Carneiro e Companhia 
(Publicada por Victor Nogueira à(s) segunda-feira, março 03, 2008 )


13 comentários
Comentários
Maria Lisete Almeida Grata pela partilha Amigo Victor Nogueira. Abraço.

José Manuel Candeias Obrigado, Victor. Era assim... Há quem queira que volte a ser...

Escandalosa essa atitude, própria das ditaduras!

José Elizeu Pinto Vi os originais censurados, nos arquivos do DP, numa visita de estudo ao jornal, uns quantos anos depois.
Hoje, a estupidez da censura faz-se sentir de outra forma mas com igual brutalidade.

Judite Faquinha São factos históricos do fascismo de Salazar...censura PIDE- DGS frutos criados pelo mentor da ditadura fascista A. O. ZALAZAR...eu conheci as atrucidades que se passavam em Portugal, quanto ao resto, camarada amigo Victor como muito bem o testemunhas era silenciado, e que o povo não conhecia, nem podia conhecer, obrigada meu querido camarada por partilhares estes testemunhos. beijokinhas.

Filipe Chinita já ontem havia publicado. abraço víctor

Elsa Santos Obrigada Vitor.por mais esta leitura

Milu Vizinho Victor grata pela partilha 
Mostrar mais reações

Maria Rodrigues Obrigada Victor pela partilha,  
Mostrar mais reações

Carlos Barradas Eu estava em Caxias nessa noite e fui apanhado pela cheia, cheguei a casa com lama da cintura para baixo! Terrível, lembro me bem!
Mostrar mais reações

Sem comentários: