Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 25 de novembro de 2017

Luanda 1954


Comentários
Henrique Antunes Ferreira Víctor: eras um rapazinho jeitosinho... Cresceste, estragaste...   
Gerir
Victor Barroso Nogueira Olá, velho mas sempre jovem amigo Henrique Antunes Ferreira Bem vindo e aquele abraço 
Gerir
Judite Faquinha Victor, ninguém consegue parar no tempo...a beleza se vai, a juventude, nos deixa... resta-nos a experiência da vida, que também tem a sua beleza, beijocas. 
Gerir
Victor Barroso Nogueira Ora, ora, Judite Faquinha Entre os cotas há quem continue com um ar jovem e belo, como a minha mãe que morreu este ano com 93 anos. Mas não é caso únicoi LOL
Gerir
Judite Faquinha Eu sei Victor! Sempre nos resta certa beleza, aos olhos de quem nos ama... quando se ama há sempre uma beleza, aos nossos olhos, eu por exemplo nunca acho ninguém feio... a não ser nas atitudes, eu vejo mulheres mais velhas que eu, e as acho muito bonitas e amorosas, ainda há tempos a trás te disse que a tua mãe tinha cara de boneca, apenas pela foto LOL 
Gerir
Victor Barroso Nogueira Ah! Judite Faquinha Eu não vejo com os olhos do coração. Os meus pais em jovem eram mesmo muito bonitos e fotogénicos, independentemente de serem meus pais.. Mas a minha mãe continuou sempre muito bonita: o meu pai dizia-me, apesar de divorciados: " a miúda é muito bonita" e no lar e as pessoas minhas amigas que a conhecerem diziam "a tua/sua mãe é muito bonita". 

Eu já fui fotogénico e terei sido bonito, (é o que dizem) mas já não o sou. E conheço muitas pessoas feias como tudo que com a convivência esuecemos e deixamos de reparar na fealdade. 

Falo no bonito e no feio de acordo com os nossos cânones estéticos. Não me refiro a aspectos morais ou da personalidade. 

Disrtingo para além do"quem o feio ama bonito lhe parece" 

Bjos 

Gerir
Judite Faquinha Oh! Victor também te digo que a minha mãe era linda e sempre foi apesar dos anos, tinha um rosto que eu não me cansava de olhar, e tenho aqui amigas/os que sabem que te digo a verdade, e a última foto onde ela já estava bastante doente com os seus cabelos de prata está linda... era de sete irmãs a mais bonita, o meu pai também era muito bonito, ambos muito fotogénicos,o meu pai partiu em 2005, a minha mãe me deixou em 2009, mas guardo-a no coração!!! Mas eu também distingo, o que é bonito e menos bonito...quanto a mim não me sei julgar, me dizem que eu era bonita, outros dizem que era boneca, se o era ou não não sei! Só sei que me via ao espelho e gostava de me ver gostei sempre de mim, se a sim não fosse não podia gostar de ninguém eu te digo, que tenho um filho, que é mesmo bonito mas, havia outra criança com diferença de meses um do outro e eu achava o outro mais bonito que o meu! Cresceram o outro perdeu o seu encanto, e o meu continua um homem muito lindo.Mas Victor, mas o meu mais velho me deixou tinha ele 26 anos era um rapaz latino bem lindo que ele era, e já passou 26 anos, que vivo com esta saudade. Vês também tenho entes queridos bonitos. bjs<3 span="">
Gerir
Manela Pinto eheheheh tao novinho
Gerir
Milu Vizinho Os meus pais também eram lindíssimos, a minha querida mãe tinha muita vaidade nas ondas do cabelo....era mesmo muito bonita 
Gerir
Fernanda Manangao Seus vaidosos, e ainda não vira os meus pais ,beijinhos
Gerir
Fernanda Manangao Agora digam lá 
,são bonitos ? a filha saiu a eles

Gerir
Victor Barroso Nogueira Fernanda Manangao - Tens o rosto da tua mãe e os olhos do teu pai 
Gerir
João Carreira Eras um mocheco todo catita !...
20/10 às 0:12
1
Gerir
Filomena Ramos .. miúdo giro !!
20/10 às 8:01
1

Sem comentários: