Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Muitas vezes, para o bem ou para o mal, o silêncio tem a dimensão do Universo




1. - Muitas vezes, para o bem ou para o mal, o silêncio tem a dimensão do Universo. Seja ou não tecido ou (des)construído de palavras silabadas. (2016.05.18)
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
2. -   Notícias do Bloqueio II 

Estão suspensas as palavras
Proibidos os gestos
………de ternura, amizade e amor.
O silêncio invade as ruas
………entra nas casas
………senta-se à mesa da gente.
Que sentido tem dizer
………amor
………amiga
………camarada
………companheiro?
Que sentido tem
………abrir as mãos e os olhos
………e perguntar qual o significado do
………que vemos, ouvimos, entendemos e sentimos?
Gaivotas loucas, alvoraçadas, enchem os ares
………de movimento e ruído.
Enquanto a vida escorre pelos dedos
………indiferente
………medíocre
………submissa.

1985.Outubro.02 - Setúbal
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
FOTO - "Silencio" foto de THOMAS BACCARO in http://www.lilianpacce.com.br/moda/o-silencio-em-imagens/nggallery/image/thomas-baccarodivulgacao-2/

TEXTO - Victor Nogueira  por causa de  http://blogues.publico.pt/tudomenoseconomia/2016/05/18/silencio-entre-silencios/

MÚSICA in



17 comentários
Comentários
Fatima Mourão Obrigado pela partilha adorei,beijinhos 
Gerir
Viriato F. Soares Faz sentido o teu texto. Agradeço a partilha!
Gerir
Arminda Griff Adorei o texto,adorei a música,adoro quando te lembras de mim.Obrigada 
Gerir
Deolinda Figueiredo Mesquita Excelente, Victor, adorei, noite boa 
Gerir
Maria Lisete Almeida Maravilha! Grata Amijo Victor Nogueira.
Gerir
Maria Rodrigues Obrigada Victor pela partilha, gostei bjs. da amiga   
Gerir
Milu Vizinho Adorei Victor..Obrigada pela partilha...Bjs...
Gerir
Manuela Vieira da Silva É verdade, por vezes o silêncio é tão grande que emudece o mundo. Belíssimo poema, amigo Victor. Grata pela partilha. 
Gerir
Maria Jorgete Teixeira Este poema, que eu já conhecia, é muito bonito, por ele passa a solidão dos dias e o sentido das coisas...
Gerir
Maria Miranda O Silêncio é a Sabedoria do Mundo, do Universo e de Deus Victor Tu Amigo és o Rei da Poesia e escrita no meu Facebook Obrigada Beijinhos  Boa Semana 
Gerir
Judite Faquinha Camarada amigo, o poema silêncio está lindíssimo e o texto também simplesmente adorei...obrigada pela partilha beijokinhas 
Gerir
Judite Faquinha O silêncio bem interpretado e quem o saiba entender dizes mais que milhares de palavras!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Gerir
Carlos Rodrigues Bela foto, Vitor. À espera de Godot ?...
Gerir
Filipa Calado Lindo Victor! Muito obrigada
Gerir
Maria Rodrigues Obrigada Victor pela partilha gostei muito lindo, um bom fim de semana, bjs. da sempre muito amiga   

Sem comentários: