Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 28 de novembro de 2017

No tempo em que eu era mais novo


Foto victor nogueira –Mindelo – Sombras com chaminé em relva verde que será colhida na Primavera para forragem do gado sendo então substituída pela cultura do milho a ser apanhado no Outono seguinte. E assim ciclicamente até que os campos sejam retalhados para loteamento urbano.

No tempo em que eu era mais novo
Fazia muitas perguntas e
metia conversa com muita gente, nos transportes colectivos ou na rua
[e diziam-me que eu era o "enciclopédia da família"]

No tempo em que eu era mais novo
A casa dos meus pais tinha sempre portas e janelas abertas - ao sol e ao vento -
e à mesa sentavam-se do operário ao engenheiro
qualquer que fosse a cor da pele

Também a minha casa sempre teve portas e janelas abertas
E à minha mesa senta(va)-se toda a gente.
- este toda a gente tem como limite reconhecer-me no outro/outra –
E muitas vezes os operários me dizem
que me consideram um deles

Hoje estou mais velho
- envelheci neste país pequeno, cinzento e de vistas curtas –

No tempo em que era jovem e no país em que nasci
- na camada social a que pertenciam os meus pais –
e mesmo depois na Universidade em Lisboa
os rapazes e as raparigas andavam juntos
no café, na praia, no cinema, em passeio.

Agora envelheceram-me
E se o Victor dos 20 anos se sentasse defronte do Victor de hoje
Seriam quase dois estranhos frente a frente
- neste país pequeno, cinzento e de vistas curtas –

Não perdi a juventude
mas envelheceram-me ou envelheci
e no outono da vida
continuo à espera da primavera.
Apesar de tudo as mãos e os gestos continuam abertos
- embora mais retraídos –
Mas das mãos escorre apenas areia
e um deserto de flores esmaecidas.

Vim com a esperança de rever velhas amizades e conhecer novas
mas nenhuma delas respondeu ao meu convite
e recolhido em mim
desisti de reencontros ou de conhecer novas gentes

Assim regresso ao sul
ao céu azul, luminoso e pleno de claridade
para um mar chão e de calmaria
onde não há penélope e ulisses
e a amizade é também quase sempre uma palavra vã..

No tempo em que eu era mais novo
cada pessoa era um amigo/amiga.

Mas isso, isso é passado,

Hoje ..., hoje as aves não [não são um pássaro em campo azul
nem] cantam no alto da madrugada.
- Alguma vez voarão de novo ?
Mindelo, 2015.11.26

De regresso ao sul 
[Setúbal 2017.11.28]




15 comentários
Comentários
Manuela Miranda Victor Amigo este poema fala da velhice e hoje faz anos que faleceu o meu Pai já velhinho. Como tu escreves bem e fotografas bem Obrigada beijinhos Bom Fim de Semana 
Gerir
Filipe Chinita o meu abraço, camarada. nunca mais me contaste nada daquela nossa aventura!
Gerir
Filipa Calado Muito bonito Vitor! Obrigada
Gerir
Maria João De Sousa Forte abraço Victor Barroso Nogueira, e obrigada pela partilha do teu poema "de regresso ao sul", bem como da fotografia!
Gerir
Silvia Mendonça Me parece uma composição interessante, Victor Barroso. Criatividade não é para todo mundo. Beijos de mim.
Gerir
Isabel Dias Alçada Feliz fim de semana amigo , beijinhos
Gerir
Judite Faquinha Lindíssima a tua história, camarada amigo, e sabes, com o tempo também envelheci...mas, o meu espirito, se esquece e eu também, só me lembro quando tenho o espelho á minha frente...mas, também não me importa, todas as faces da idade tem a sua beleza... mas, ao contares a tua história na tua veia poetica me encanta lindo!!! Um feliz resto fim de semana. beijokinhas amigo 
Gerir
Milu Vizinho Obrigada pela partilha Victor, muito bonito...Gostei 
Gerir
Maria Lúcia Borrões   

GostoMostrar mais reações
Responder2 de Dezembro de 2015 às 10:57
Gerir
Luisa Neves Excelente. Abraço.  

GostoMostrar mais reações
Responder3 de Dezembro de 2015 às 2:18Editado
Gerir
Emilio Rodrigues · Amigo/a de Vítor Dias e 129 outras pessoas
belo texto de nostalgia e desencanto.


GostoMostrar mais reações
Responder
1
15 de Dezembro de 2015 às 9:30

***


[Este poster ou cartaz estava afixado numa das paredes do meu quarto de estudante em évoraburgomedieval, para desespero e contrariedade da hospedeira que o considerava uma "porcaria" e "pouca-vergonha", tal como duas outras fotos também afixadas, uma delas relativa ao Maio de '68]

Sem comentários: