Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 11 de maio de 2022

Ainda o "caso" de Setúbal e a cavalgada anticomunista ou protofascista

 * Victor Nogueira


2022 05 11 - Nada que preocupe o Bloco, célere e lampeiro em apoiar moções de censura á CDU em Setúbal, por esta recorrer desde há anos a uma associação  de emigrantes de Leste, alegadamente pró~Rússia ou pró-Putin.

Mas em Lisboa o Bloco junta os seus votos na ampla coligação PPD/PSD.CDS‑PP.A.MPT.PP, PS e Livre, que há dias aprovou  um protocolo de colaboração entre o município e a Associação dos Ucranianos em Portugal (AUP), para "garantir às pessoas refugiadas da Ucrânia, referenciadas pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e que pretendam fixar-se no concelho de Lisboa, apoio social imediato, logo na fase inicial de acolhimento e integração", Para o efeito concedendo-lhe um subsídio de 320 mil euros.

A questão é que a referida Associação é xenófoba, anticomunista, pró-Zelensky e com ligações estreitas não a Moscovo, mas a Kiev, á Embaixada da Ucrânia em Lisboa e aos saudosos de Bandera. Nada que incomode os democratas que estão de pedra e cal com a democracia made in Zeliensky

Note-se que nesse mesmo dia 30 de Abril, em que foi seleccionada para Lisboa, diligentemente a Associação dos Ucranianos em Portugal disse que há “por tod"o o país” elementos pró-Putin nas organizações que estão a acolher refugiados ucranianos, alertando tratar-se de um fenómeno que se repete em toda a Europa. Esta terça-feira, o presidente Pavlo Sadokha vai ser ouvido no Parlamento."

Pode concluir-se que a AUP desenvolve diligências para como partido único chegar a todo o Portugal, espraiando-se pela Europa? Se pudesse, já teria ilegalizado todas as outras?


2022 05 11 -  A cavalgada dos democratas anti-totalitários e Cavaleiros do Apocalipse, agora a pretexto do que alegadamente se passa numa câmara de maioria PCP, silenciando o que identicamente se terá passado em Câmaras do PS/PSD/CDS, como Aveiro, Albufeira, Gondomar, Portimão e outras, incluindo Serviços da Administração Central do Estado, tutelados pelo Governo, que os SS (serviços secretos) da Associação de Ucranianos em Portugal ainda não descobriu e denunciou.

.

QUE ESCREVEM DEMOCRATAS ANTITOTALITÁRIOS, DEFENSORES DAS LIBERDADES E DOS DIREITOS HUMANOS, alegadamente antifascistas?

.

1.

«meio de criminosos, nazis, fascistas, put(a)in, etc já deviam estar na rua e a prestar contas à justiça. o tipo da câmara e os criminosos russos. ele foi afastada desse serviço mas continua a ser funcionária da câmara. porquê? já devia ter sido corrida. o tipo da câmara deve explicar a visita à rússia. a esses tipos russos deve ser retirada a cidadania. como criminosos. é anular essa situação. estão à espera de quê? com todos estes esquemas os criminosos ainda vão sair disto com herois e a câmara até fazem uma estátua. só nesta terra.» (um dos democratas antitotalitários numa caixa de comentários on line)

.

2.

«Tem de se perseguir sim....foi o Maior erro do Salazar....nessa altura nos States penduravam-nos.....assim, temos em Portugal e espalhados pelo mundo inteiro agentes da mamã Russia...No caso de uma invasão pela Rússia, alguém se ia sentir seguro sabendo que o vizinho era um colaborador do invasor?? E atenção....também existem dos mesmos no outro extremo da nossa política. PCP, Bloco e Chega são partidos que apoiam regimes autoritários.....cheios de bufos por todos os lados....gostam de fardas...meias de ligas e chicotes....dominatrix e afins....» (um dos democratas antitotalitários numa caixa de comentários on line)

Gravura - Os quatro Cavaleiros do Apocalipse, por Viktor Vasnetsov (1887)



Sem comentários: