Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 15 de maio de 2022

Textos em maio 15

 * Victor Nogueira


2022 05 15 -  Comovente. Porque não se rendem os combatentes e "conselheiros" encurralados em Azovstal, apesar dos insistentes pedidos da Rússia? E porque os seus militares não pedem a intercessão da Senhora da Cova da Iria ou a de Biden, da USA/NATO?


2022 05 15 - Já para lá foi uma réplica da senhora peregrina, para quem, na olímpica Corte Celestial, de acordo com os humores e a força das preces, uns são filhos e outros enteados. Quanto aos pastorinhos, analfabetos, sem jornais, rádio ou TV, perdidos lá nas brenhas e matagais, sabiam lá eles que havia uma Rússia e que nela os cristãos eram ortodoxos, a maioria tratados como bestas.

Eles queriam era que a Guerra acabasse depressa e que os soldados não ficassem por lá trespassados, mortos e arrefecidos, no plaino abandonado fitando com olhar langue e cegos os céus, perdidos, parafraseando Pessoa.

Como a Revolução Bolchevique foi depois da última "visão" em 1917, como agora se diz, antecedida da Revolução burguesa em Fevereiro do mesmo ano, como a maioria dos Ucranianos e Russos crentes são ortodoxos, a Senhora da Cova da Iria, que terá alinhado pelo Zelensky, deve andar um tanto ou quanto baralhada.

Enfim ....


2022 05 15 - Os refugiados ucranianos para esta gente são apenas pretexto, para "atacar" o PCP, todos, ou o PS, alguns, esperando que tudo o que venha á rede sejam .... linguados, cavalas e carapaus.

2022 05 15 - Marcelíadas - Aqui há uns anos atrás uma Ministra da Agricultura dum Governo do PS enCosta disse algo parecido e foi vítima dum malhar impiedoso, quase lapidada. Marcelo abre a boca sobre (quase) tudo e sobre nada e passa, incólume impávido e sereno por entre a borrasca.
.
Tourada, de Ary dos Santos (excerto)
.
(...) Entram velhas doidas e turistas
Entram excursões
Entram benefícios e cronistas
Entram aldrabões
Entram marialvas e coristas
Entram galifões
De crista
.
Entram cavaleiros à garupa
Do seu heroísmo
Entra aquela música maluca
Do passodoblismo
Entra a aficionada e a caduca
Mais o snobismo
E cismo
.
Entram empresários moralistas
Entram frustrações
Entram antiquários e fadistas
E contradições
E entra muito dólar muita gente
Que dá lucro aos milhões
E diz o inteligente
Que acabaram as canções


2022 05 15 - Marcelíadas & Cravinhadas de Kiev: . Marcelo considera que Portugal é “beneficiário líquido” da atual situação internacional Governo diz levar sanções “muito a sério” após congelar moradia de Abramovich Embargo europeu: Portugal poderia "fechar amanhã torneira do gás ou petróleo russo", garante MNE português (in Expresso)



2022 05 15 - Visões, Marcelíadas & Cravinhadas com molho de Zé Lensky .
Zelensky: "A nossa coragem impressiona o mundo, a nossa música conquista [a Europa]."
Marcelo: Portugal "está do lado certo do contexto geo-político"
Kiev acredita que a vitória é possivel até ao fim do ano
"Não é guerra, é massacre." Familiares de combatentes de Azovstal pedem ajuda [á China]. "
Pegasus, o sistema que anda a espiar os políticos
Eurovisão: Glória á Ucrânia e Portugal no top 10
Igreja: Papa pede a líderes políticos que sejam "protagonistas da Paz"
Cultura: Ucrânia vence Festival Eurovisão, Portugal em 9º
Cravinho prevê "derrota estratégica" da Rússia
Costa esquece esquerda e tenta estender maioria [ao PSD-Madeira,
IL, PAN e Livre]
Função Pública: a moderação salarial do Governo não é um exclusivo português


2022 05 15 - Dr Strangelove - Uma comédia negra sobre o holocausto nuclear, filme realizado por Stanley Kubrick, em plena Guerra Fria, no ano de 1964. UM FILME A VER na TV Cine Edition.



2018 05 15 - foto victor nogueira - Forte de S. João Baptista, em Vila do Conde. Aqui em em 8 de Julho de 1832 tentaram desembarcar a caminho do Porto as forças liberais de Pedro IV contra o absolutista Miguel I, durante a Guerra Civil que opôs os dois contendores. Impedidas de fazê-lo pelo comandante desta praça-forte, fizeram-no mais a sul, entre as praias de Mindelo e de Arnosa do Pampelido,

2012 05 15

silêncio
O silêncio tem a dimensão
a dimensão do uni-verso
bianco, nero,
ou da paleta
com treta
.
o silêncio é
tudo e nada com rima
ou
sem ela
.
O silêncio
não tem voz
escrevendo
o silêncio é
a nata do nada

Sem comentários: