Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 28 de maio de 2022

Textos em maio 28 - pantominas e pantomineiros, entre a tragédia e a farsa

 * Victor Nogueira

2022 05 282022 05 28 -O PAN quiduxo equilibrista entre o psd e o ps, tudo o que vier á rede é ... Pim   PÃn Pum, a piquena gand'entrevista a Sousa Real, Inês.

2018 05 28 - AS "pérolas" d'entre as brumas da memória:

1. - PCP & CDS, sejam amiguinhos mas deixem a minha morte sossegada. «Separados à nascença, unidos pela vida: PCP & CDS. A união de facto é linda, e quem sou eu para me meter na vossa intimidade. Da mesma forma, quem são vocês para se meterem na minha?» (Alexandra Lucas Coelho)

2. - Igreja, eutanásia e PCP - De repente, talvez por hoje ser 28 de Maio, dei por mim a pensar no que diria o Botas se lesse uma frase destas! : «Bispo do Porto elogia posição do PCP.» (Joana Lopes)

3. - Cavaco apela ao voto contra a eutanásia. «Será que o PCP pode ter esperança de receber o voto deste ex-PR?» (Joana Lopes)

4. - Metam-se na vossa morte. «Entretanto, o PCP já veio afirmar que vai votar contra a despenalização da eutanásia. Para o PCP, o sofrimento faz parte da vida, daí o apoio ao regime do Maduro. Segundo o PCP, despenalizar a eutanásia "não corresponde a uma necessidade prioritária para a sociedade", a não ser que entretanto o Sindicato dos Profissionais do sector funerário se manifeste por falta de trabalho.» (João Quadros)

5. - PCP e Eutanásia. «PCP vota contra, eutanásia em risco. Sem qualquer surpresa. E nem sou capaz de acrescentar «infelizmente», porque é importante saber com quem se conta e para quê. PCP = Partido conservador de esquerda forever.» (Joana Lopes)

EM TEMPO - Mas o que as transcrições acima mostram são um profundo egocentrismo e uma profunda desonestidade intelectual de gente que não sofre de iliteracia e se diz progressista e de "esquerda", alguma da qual que foi ou é católica quando Cristo terá vindo anunciar a Vida e não a Morte ?.

2018 05 28 - foto victor nogueira - Sintra e Castelo dos Mouros alcandorado no cimo da penedia - Lá em cima estive há décadas e no passado milénio, no tempo em que era menino e moço, modo de escrever para tornar distante no tempo o que na história do Universo ou mesmo da desHumanidade não passa de fugaz instante, mais breve que o fugacíssimo lampejo dum fósforo que de imediato se apaga entre os dedos e ao sopro de levíssima brisa. 

Tenho de lá voltar, vencida a inércia em que estou emaranhado, photoandarilhando por aquelas pedras e ruínas, buscando o  horizonte infindo em redor. E talvez dalgum recanto e das penedias e fraguedos (res)surja a moura encantada que o meu desencanto quebre. Bem posso esperar sentado, para não  me cansar, na úmbria, murmuram-me os meus botões e o meu lado racionalista.

Mas ... por falar em descanso: aqueles povoados fortificados defendidos por castelos alpendorados em rudes e pedregosos fraguedos, deveriam chegar com os bofes na boca e tremuras nas pernas e nos braços, os peões de ventre ao sol e os cavaleiros de ferro cobertos para mal das cavalgaduras em que se transportavam, equinos ou mulas, após percorrerem penosamente  estreitos e sinuosos carreiros, levando pelos costados acima com pedregulhos, setas e óleo fervente.  O que hoje nos parece paradisíaco na sua verdejante serenidade seria então a antecâmara do inferno. 

Tão dolorosas as queimaduras que se prolongavam no bailar das chamas e dos tormentos nas profundas do reyno de Belzebu, sem mil virgens que em Cristo amenizassem a glória dos cavaleiros e seus peões de brega.


2014 05 28

na fila do califa
a cáfila
não cala e fila
a faca
afia
e
não fia
confia
segue em
em fila
não dorme
o dromedário
medra
com o doce perfume
da rima
e
rio
dando á costa
seguro
e calo
os camelos
com mel e sol
na sombra
pela rédea
adere
duas
e nuas
as dunas
aluvião
de
areia
seca
que seca
a meca
perfilada
e
perfilhada
perfídia
a
28
de
maio
desmaio
ou
saio
com
abril em maio ?
setúbal 2014.05.28
2014 05 28 - segundo o inimigo público noticia

«Apoiantes de sempre de Seguro que passaram a ser apoiantes de sempre de Costa ainda não conseguiram tirar as tatuagens que dizem Sócrates sempre

Paulo Portas à espera de saber se vai para o Governo com Passos Coelho, António José Seguro ou António Costa.

Cavaco, Passos e Portas disponibilizam máquina de propaganda da maioria para garantir que Seguro continua à frente do PS»

FONTE - http://inimigo.publico.pt/Toon/Index/1607074

2014 05 28 - o programa da pantomina segue dentro de momentos, depois do intervalo, com ou sem outros actores, todos da companhia PS(d)CDS, um elenco com estrelas, de estalo !


2014 05 28 - IZNOGOUD ou Cenas da pantomina "QUERO SER CALIFA NO LUGAR DO CALIFAZINHO" em que se mudam as mosquinhas por moscardos para que tudo continue na mesma. Qualquer semelhança com a realidade será pura coincidência ?

E que faz o "mexilhão" ? Ah! --- o mexilhão, pois então !


Sem comentários: