Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 18 de maio de 2022

Textos em maio 18

 * Victor Nogueira


2021 05 18 Foto victor nogueira - Mural na Rua do Gás, em Setúbal. (2016.04.25 Canon 101_04)

Neste quarteirão onde era a Fábrica do Gás, entretanto desactivada e demolida, foram construídos um prédio de habitação e o Quartel dos Bombeiros Voluntários de Setúbal. No muro deste foi pintado este mural, com um camião cisterna  e um prédio em chamas, inundado e explodido, com alguém assomando a uma janela gritando por socorro.

Posteriormente esta pintura foi substituída por outra, de autoria dos Explicit Citizens, com a mesma temática, em 2019.


2016 05 18 - Bem, vou jantar e depois ver uma excelente série como são as  da RTP2.: Uma Aldeia Francesa.(durante a ocupação alemã da França). E de seguida, rumo à FoxCrime ou à RTP 2 para ver os policiais: Vera, Inspector Morse, Endeavour,  Midsomer Crimes (britânicas) Candice Renoir, Um crime um castigo (francesas) ... Pode ser que um dia escreva sobre estas e  outras, como A Herança, (dinamarquesa), A família Krupp (alemã),  Gomorra (italiana), Versaiiles, O Paraíso,  Mosqueteiros, Guerra e Paz, (britânicas), Hospital Real, (galega) ....  Terminadas que foram as "reposições" na RTP Memória das britânicas Sherlock Holmes, Poirot e Miss Marple (embora nem todas as intérpretes da idosa detective me agradem) Divirtam-se !


2014 05 18
seguro promete «não aumentar a carga fiscal na próxima legislatura». Em Portugal, Francisco Assis cabeça de cartaz do PS sócrates Seguro defende, sempre tem defendido, as alianças post-eleitorais com ... o psd/cds. Tal como outrora fez Mário Soares, o farsante, que tal como sócrates apoiam assis, zorrinho e tuttti quanti. .

Seguro e as narrativas da treta e o "casamento" da "social-democracia" francesa (Hollande) e alemã com merckl e a banca da usura, Até quando, parafraseando Catilina, vós, eleitores, permitireis a mentira das seguras e sócretinas narrativas, escavacadas com passes de coelho por lebre e portas abertas, qualquer que seja o capataz de turno desde soares carneiro amaral do PS(d)CDS ?
«Até quando, Catilina, abusarás
da nossa paciência?
Por quanto tempo a tua loucura há de zombar de nós?
A que extremos se há de precipitar a tua desenfreada audácia?
Nem a guarda do Palatino,
nem a ronda noturna da cidade,
nem o temor do povo,
nem a afluência de todos os homens de bem,
nem este local tão bem protegido para a reunião do Senado,
nem a expressão do voto destas pessoas, nada disto conseguiu perturbar-te?
Não te dás conta que os teus planos foram descobertos?
Não vês que a tua conspiração a têm já dominada todos estes que a conhecem?
Quem, dentre nós, pensas tu que ignora o que fizeste na noite passada e na precedente, onde estiveste, com quem te encontraste, que decisão tomaste?
Oh tempos, oh costumes!» Marcus Tullius Cicero)
~~~~~~~~
Falido financeiramente, Catilina, filho de família nobre, juntamente com seus seguidores subversivos, planejava derrubar o governo republicano para obter riquezas e poder. No entanto, após o confronto aberto por Cícero no senado, Catilina resolveu afastar-se do senado, indo juntar-se a seu exército ilícito para armar defesa.
No ano seguinte o rebelde falhado caiu, vindo a morrer no campo de batalha.
-----------
Quando "mudança" significa ficar na mesma !
Prometer «não aumentar a
carga fiscal na próxima legislatura»
é prometer que se manterá o actual e insuportável nível de confisco e
espoliação fiscal!
Sociais-democratas aprovam coligação com Angela Merkel
inhttp://www.publico.pt/mundo/noticia/sociaisdemocratas-alemaes-aprovam-coligacao-com-angela-merkel-1616320

2014 05 18  Foto Victor Nogueira - setúbal vista do forte de s. filipe

 "UMA MÃO CHEIA DE NADA, OUTRA DE COISA NENHUMA"

1. - A solidão,  mais ou menos sentida, acompanha-nos durante toda a vida. Os outros e as coisas, a nossa acção, ajudam-nos, a muitos, a preencher esse vazio, a evitar que a solidão nos esterilize. Mas devemos encontrar um justo equilíbrio entre os outros, as coisas e nós. Para não sermos absorvidos pelas coisas ou pelos outros e, sobretudo, para que não tentemos absorver o outro, querendo transformá-lo à nossa imagem, qual espelho enganador. É um equilíbrio difícil de alcançar, reconheço o. Mas temos de estar atentos e vigilantes. (NSF - 1971.07.13)

2.- Ás vezes, agora cada vez mais frequentemente, estou consciente disto, das barreiras que cavo ao lançar pontes. Procuro os outros para me encontrar e perco-me no meu egocentrismo alocêntrico. A Associação [de estudantes, o partido, o sindicato] é um meio de esquecer a minha profunda solidão, encontrando-a. Sempre este desejo de sair de mim, de encontrar (-me em) os outros, de encontrar-me nas "coisas" que faço, que passam a ser como se "eu". (No gira-discos: guitarra clássica)

 (...) O ter estado a reler as tuas cartas foi causa de tentar estar contigo, neste fim de tarde eborense; contigo, figura furtiva debaixo dos arcos [arcadas] cheios de gente (antes de conhecer-te), miúdinha de casaco azul e ar agarotado (travesso? expectante?) na estação dos comboios em Évora, num dia chuvoso  de inverno, voz alvoraçada, os óculos escuros, a serenidade, a alegria ou o encantamento nos degraus da Igreja ou ao longo dos caminhos, as mãos e os lábios que se procuram, a espontaneidade. Alegria!

 De ti quero recordar tudo isto. O florir do desencontro, apesar da dor na alma, da angústia pela minha inautenticidade. Recebe-a, amiga, a cento e tal quilómetros de distância, separados por mil e uma barreiras criadas por nós.

(...) Todo este cansaço, todo este desalento, pelo clarão súbito da última página [de "Domingo à Tarde", de Fernando Namora], pela consciência de que todas as nossas relações são um jogo cujas regras (subconscientemente) sabemos (mas não queremos admitir), que toda a vida é uma enorme representação teatral, um palco mundano. (Lembras-te, Shakespeare? Lembras-te, Stau Monteiro da "Angústia para o Jantar"?)(1971.12.01/03) 

3. - A vida, é só uma e o "ser estudante" um momento dela. Que futuro será o meu, não sei. Não quero é que ele seja de estagnação. Há sempre - tem, de haver - um modo de conseguir que o momento que passa seja de conhecimento, um conhecimento que só é possível pelos outros e com os outros. A certeza é a nossa morte, tudo o resto é uma tentativa para superá-la ou para sobreviver-lhe. (MCG - 1974.03.13)


2014 05 18 - FOTO VICTOR NOGUEIRA - ÉVORA 1980 - piquenique e o R4 (AG - 44 - 62 ) com muitas histórias de atravessar os campos, as veredas e os trilhos do alentejo



2012 05 18 NOTA IMPORTANTÉRRIMA

AOS MEUS QUERIDOS AMIGOS E AMIGAS DE MIM

HOJE PODEM TELEFOAR-ME PARA O TELEMÓVEL PARA MATARMOS SAUDADES.
em tempo - aproveitem, que o telemóvel finou e depois alegam que não sabiam, que se fartaram de telefonar e que eu não atendi.

Quem é amigo, quem é ? Beijos às moças e abraços aos moços 🙂


2011 05 18  Dizem-me que hoje é o dia da amizade embora creia que cada dia deve ser dia da amizade, palavra cada vez mais sem conteúdo.  Aqui fica a expressão da minha amizade, embora creia que a maioria para este Kant_O não  olhará. Bjos ás moças e abraços aos moços  🙂

Sem comentários: