Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 10 de maio de 2022

O "caso" de Setúbal e a cavalgada anticomunista ou protofascista

 * Victor Nogueira

2022 05 10 - OS CÃES, AS HIENAS, OS OSSOS E A CARNIÇA

A AUP (Associação dos Ucranianos em Portugal) denuncia Albufeira, Aveiro, Gondomar e Setúbal como autarquias que recorrem a associações pró-russas e com ligações á Embaixada da Federação Russa. Isto sem esquecer procedimentos idênticos de Serviços da Administração Central do Estado.

As referidas autarquias cobrem um amplo leque político: PSD, PSD/CDS, PS e CDU (PCP/PEV)

A mim parece-me perfeitamente natural e admissível que associações de imigrantes em qualquer  país se relacionem com as Embaixadas e Consulados dos estados de que os seu associados são naturais.

Esses imigrantes naturalmente terão diferenciadas ou mesmo contraditórias posições ideológicas ou políticas, opções partidárias ou religiosas ou  livremente englobarem diferentes nacionalidades.

Os cães e as hienas deixam passar as caravanas do PS, PSD e CDS, encarniçando-se e uivando apenas contra uma, a da CDU (PCP/PEV)

Os cães e as hienas dão palanque a uma associação que denuncia associações pró-russas, alegadamente pró-Putin, não referindo outras cinco associações com ucranianos que não participam no coro.

Naturalmente a AUP terá ligações á Embaixada das Ucrânia. Mas pelas tomadas de posição de dirigentes seus, será uma associação xenófoba, anti-comunista e, restritamente, pró-Kiev/Zelensky, o que indicia não ser isenta na representação de todos e qualquer imigrante ucraniano, incluindo os russófonos e os independenrtistas do Leste da Ucrânia.

Contudo, um manto de silêncio cai sobre a paróquia quando, apenas com os votos contra do PCP, a  Camara de Lisboa, liderada pela coligação PPD/PSD.CDS‑PP.A.MPT.PPM, em conjunção de votos com o PS, Bloco e Livre,  aprova  um protocolo de colaboração entre o município e a Associação dos Ucranianos em Portugal (AUP), para "garantir às pessoas refugiadas da Ucrânia, referenciadas pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e que pretendam fixar-se no concelho de Lisboa, apoio social imediato, logo na fase inicial de acolhimento e integração", Para o efeito concedendo-lhe um subsídio de 320 mil euros

Os cães e as hienas não questionam que interesses representa a AUP nem as suas naturais ligações á Embaixada da Ucrânia ou que as suas posições possam ser anti-russófonas, xenófobas, anti-comunistas ou pró-regime de Kiev/Zelensky.

Os cães e as hienas deixam passar as caravanas do PS, PSD e CDS, encarniçando-se e uivando em alcateia contra apenas uma delas, a da CDU (PCP/PEV). 

Entretanto, autarcas e deputados do PS, PSD, IL, Chega e outros aparentados,  fazem chicana e reclamam novas eleições, sindicâncias e apuramentos APENAS a uma autarquia, aquela que é liderada pela CDU (PCP/PEV)

~~~~~~~~

 Comentário on line dum leitor

«Os refugiados ucranianos não terão todos as mesmas origens ou convicções. Não se pode excluir que existam entre eles russófonos, independentistas, refratários, ou seja, homens que fugiram da lei marcial, recusando a incorporação obrigatória nas forças armadas e a ida para a guerra, entre outros. As obrigações de proteção do Estado Português não podem excluir nenhum deles.  

A Câmara Municipal de Lisboa acaba de tomar uma decisão que deixa estes refugiados expostos a uma óbvia vulnerabilidade. Os dados pessoais destes refugiados (por exemplo, os refratários) e suas famílias podem agora estar à disposição da Embaixada da Ucrânia. 

O perigo é evidente.  Isto porque a Câmara Municipal decidiu atribuir a gestão do apoio aos refugiados em Lisboa, sem qualquer concurso, a uma associação (com conhecidas e assumidas posições nacionalistas) indicada pela Embaixada da Ucrânia. 

Desta vez, porém, não há manchetes bombásticas, nem comentários indignados, nem pedidos de investigação, nem moções de censura.  Quem responde pelas consequências desta decisão?


2022 05 10 - O César das Farturas bombeia no trombone, soprando á direita, como habitual


2022 05 10 - Exemplares chicanas políticas em que são useiros e vezeiros o PS e o PSD, irmanados como gatos ou ratos siameses naÁrea Metropolitana de Lisboa?  



2022 05 10 -  Com os votos a favor do Bloco. IL e Chega e os votos cruzados a favor ou abstenção dos partidos proponentes, as moções de censura do PS e do PSD na Assembleia Municipal de Setúbal não foram aprovadas

Trata-se de pura chicana política, anticomunista, em que o PS e o PSD são useiros e vezeiros na Área Metropolitana de Lisboa, irmanados como siameses, de manitas dadas.
.
Quanto ao Bloco - que se assume como social-democrata, limita-se a escolher o lado da barricada em que de facto se coloca. Nada de novo na frente oidental.
.
Para ser coerente, já que os seus "parceiros" o não fazem, devia apresentar iguais moções de "censura" nas autarquias do PS, PSD e CDS, como Aveiro, Portimão, Gondomar, Albufeira e outras, que a AUP não terá denunciado, Muito possivelmente o Bloco ficaria desamparado, talvez a falar sozinho.

EM TEMPO - Composição da AMS - CDU (11+5), PS (10), PSD (6), Chega (2), Bloco (1), PAN (1), Iniciativa Liberal (1)



2018 05 10 - Por razões diametralmente opostas Fátima e a Revolução Russa de 1917 influenciaram e influenciam a História da Humanidade, Fátima contra o socialismo e o comunismo numa Igreja que foi "tolerante" com o fascismo. Mas os meios de comunicação social em Portugal "democrático" falam de Fátima ad nauseam e nada falam da Revolução Russa e, quando o fazem é normalmente para a denegrirem.


2022 05 09 - A CAMPANHA ANTICOMUNISTA TAMBÉM É FEITA PELA ESCOLHA DAS IMAGENS. Recorrentemente nos últimos tempos são fotos de Jerónimo, deste tipo, que ilustram as notícias  


Sem comentários: