Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 17 de maio de 2022

Textos em maio 17

 * Victor Nogueira

2022 05 17 - A completa e tresloucada insânia e manipulação na imprensa do chamado "Mundo Livre" e na CNN, a Voz da USA/NATO Biben yés UÉ. 

Lembram-se? Foi o Batalhão Azov, encurralado em Mariopul conjuntamente com instrutores  e "conselheiros" da USA/NATO, que informou urbi et orbi, que fora abandonado por Kiev/Zelensky, sendo de seguida forçado a libertar - ás pinguinhas - os civis que usava como "escudos humanos", procedimento que é um crime de guerra, de acordo com as Convenções de Genebra. 

Sujeitos a julgamento. não pela Federação Russa, mas em Tribunal Penal Internacional.

EM TEMPO - Dizem que Azeredo Lopes não disse isso disse que era uma rendição aos russos. 

Se assim é maiores são a desfaçatez e ignomínia da CNN, a Voz da US/NATO/UÉ

2022 05 17 - OS INQUEBRANTÁVEIS//INDOMÁVEIS "heróis" DE ZELENSKY´´- Encurralados em Mariopul/Azovstal, abandonados por Kiev/Zelensky/USA/NATO, os "heróis" de Zelensky, incluindo o Batalhão Azov,  á morte em combate preferiram a rendição, mesmo que esta  possa implicar a sujeição a Tribunal Penal internacional, por alegados crimes de guerra, nos termos das  Convenções de Genebra. Ah!  Sem esquecer os encurralados instrutores e conselheirais da USA/NATIO/UÉ

EM TEMPO - O desnorte na comunicação social é tanto que transformam uma derrota da Ucrânia em ,,, "cedência".

2022 05 17 - Sem rei nem roque,  ou o nepotismo e  anticomunismo á vara larga na  "popular" "culigassão" ppd-psd/PPMonárquico na Ilha do Corvo

2022 05 17Foto victor nogueira - Barcelos - ponte românica e azenha no Rio Cávado (GEDC0348)

Na foto a Igreja de Santa Maria (matriz) e as ruínas do Paço dos Condes de Barcelos (actual Museu Arqueológico). Á esquerda a Torre dos Pinheiros. Por detrás do Paço ficam os Paços do Concelho e a estátua de António de Sousa Barroso, que foi missionário em Angola e Bispo do Porto.

António de Sousa Barroso era primo do meu avô materno, António dos Santos Barroso, e foi o irmão deste, o  Pe José Barroso, secretário do bispo, que esteve por detrás do casamanto do irmão com quem veio a ser minha avó materna, Francisca da Conceição, de Chaves, que não conheci mas dizem-me ter sido uma pessoa alegre e generosa, que trocou o convento pelo casamento.

Contudo, contava a minha mãe, em contrapartida teve de deixar os bens ás Oficinas de S. José, ficaando com o usufruto deles apenas em vida.

2019 05 17auto-retrato em 2019.05.16 - Esta Marquesa de Santiago e da  Luz tira-me do sério. Pelo menos uma semana de papo para o ar ou a olhar para o chão e a pensar na morte da bezerra, falando apenas com os meus botões. Enfim .... Podia ser pior. Por este andar deixo de ser republicano. Vade retro belzebua!

O calor tropical abalou e lá fora silva o vento e corre uma desagradável e demasiado fresca brisa. O céu, esse está azul, límpido e são horas de mais gotas oftalmológicas. Enfim, haja paciência.


2014 05 17 - a imaginação ao poder - um pequeno exercício. Como descreverias a gravura e o copo ? Não te preocupes com os/as outros/as. Dá asas à imaginação e à diversidade !

~~~~~~~~~~

2014 05 17 - Quanto maior a "cegueira" e o assobio para o lado, mais fundo é o pote ... da banca que embolsa ! Roma paga e bem a quem melhor serve o império !

«O manto de silêncio que caiu sobre o “caso BCP”»


2014 05 17 - a imaginação ao poder - um pequeno exercício

como descreverias a gravura e o copo ? Não te preocupes com os/as outros/as. Dá asas à imaginação e à diversidade !

2013 05 17 - O conselho de estado de inspiração ... virginal - Foto tirada por S. Jorge segundo esCavaco!


2013 05 17 -  Gravura - Hescher
Se destruíres a obra
nada sobra
do livro;
a libra
vibra
sem vida !

Sem comentários: