Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 13 de maio de 2022

Textos em maio 13

 * Victor Nogueira


2022 05 13 - Muito mais que na imprensa escrita, na imprensa on line o nosso olhar é dirigido. Em destaque aparecem os João Miguel Tavares, os Daniel Oliveira, as Clara Alves, os Henrique Raposo, todos alinhados pela mesma cartilha. Até o Pacheco Pereira já não disfarça ao que sempre veio. 

Destoa a Carmo Afonso por enquanto ainda com destaque. Mas é preciso ser leitor "militante" e sem cabresto, salvo seja, para encontrar os artigos de opinião de Miguel Sousa Tavares ou de Manuel Loff, nisso emparelhando-se o Público e o Expresso.

Enquanto no Expresso e no Público os artigos de opinião surgem lado a lado com as notícias (embora não poucas vezes os títulos ou parangonas sejam desmentidos no texto que se lhes segue), no Observador somos recebidos pela barreira da tropa de choque dos "fazedores" de opinião. Neste temos de ultrapassá-la para encontrar as notícias, apresentadas de forma mais "objectiva" que no Público ou no Expresso.

2022 05 13 


2022 05 13 - SEMPRE AS FrACTURAR - O JORNALIXO DO EXPREESO, A TENTAR FAZER RENDER O PEIXE, QUAL TABLÓIDE RASCA: O Pavlo DA aup  na Comissão de Inquérito paalamentar aos costumes disse nada, que nada de concreto podia apontar á CMS. MAS UMA CORTINA DE SILÊNCIO CAI SOBRE O INFORMADOR ... PAVLO.  NÃO OBSTANNTE, franco e matos PROSSEGUEM A CAMPANHA.

«PJ de Setúbal vai chamar o russo Igor Khashin, POR  HUGO FRANCO E VÍTOR MATOS

Investigação ao casal russo começou agora. Para já, não está formalmente sob suspeita. Serão realizadas mais buscas em breve

Igor Khashin e a mulher, Yulia Khasina, vão ser inquiridos pela Polícia Judiciária de Setúbal, que esta semana fez buscas na Associação dos Emigrantes de Leste (Edinstvo), liderada por Khashin, e nas instalações da Linha Municipal de Apoio a Refugiados (LIMAR) da Câmara Municipal de Setúbal, local onde o casal fotocopiou documentos dos refugiados ucrania­nos e fez perguntas sobre os familiares que ficaram na Ucrânia. A habitação de Khashin não foi alvo de qualquer operação.

Uma fonte policial não quis adiantar o timing destas inquirições — “depende muito do desenrolar da investigação” —, mas frisa que, para já, os dois russos não são considerados suspeitos para a polícia. Depois de serem ouvidos pela PJ, podem sair já com um novo estatuto: o de arguidos.»


2017 05 13 - A 12 e 13 de Maio parece que o inFaceLock está no vazio ! Estarão o maralhal e a malta com as Tvisões na Cova da Iria !?

Por mim, fixo-me entre os policiais no FoxCrime e "Genius", biografia de Eisntein, o da Teoria da Relatividade, no National Geographic Channel !

Música, maestros e maestrinas que a 13 de maio estejam com e na Cova da Iria

2014 05 13 O inFaceLock é como a vida real, só que por aqui há mais máscaras e lantejoulas e menos freio para as inibições de muitos/as. E muitas e variadas narrativas, para (quase) todos os gostos, olhares e apetites
😛


2012 05 13 - Esforça-se uma pessoa a escrever,melhor ou pior, e depois as pessoas na maioria buscam significados e "estórias" e "enguiam" em torno da "cabedela" 

Pois é, nada podemos dar aos livros senão letras do nosso pensamento e os seus olhos e llábos são os olhos e lábios não de quem escreve mas sim de quem (tres)lê 🙂

Durante muitos anos supus que as Crónicas de António Lobo Antunes eram-no com base na vida dele. Mas depois concluí que não, que nem sempre é / será assim, porque ao escribador todos os malabarismos são permitidos para dar alguma cor (esta e não outra) à vida que vai encarreirando em signos na folha branca ou no monitor. (Victor Nogueira)

~~~~~~~~~~

O coelhone
Nas jotas nasceu
envelheceu
envileceu
escavacou
aluno certinho
na senda de sócretinho
zézinho durão
figurinha mas não figurão
só-ares da companhia
pingo doce que se fez amargo
aziago
para o povo parado
mal passado
passajado
de negro cravejado
a 13 de maio
pasmado
na cova … da iria
Setúbal
2012.05.13

Beijo solfejo espelho caminho de carinho céu sem véu meu e teu
VN 2012 05 13

Sem comentários: