Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 21 de maio de 2022

Textos em maio 21

 * Victor Nogueira


2022 05 21 - Depois de "ceder" Mariupol e (quase) todo o Leste  da Ucrânia á Federação Russa, depois das brilhantes e sucessivas vitórias na sequência do "isco" abocanhado pelos Russos, depois de ser acusado pelos Azov de tê-los abandonado ás feras, "generosamente" Zelensky vem uma vez mais "propor"  negociações para pôr fim ao conflito.

Mas que credibilidade merece  o errático líder criado pelo Ministério da Verdade"?  Comovente a sua preocupação pelo destino e a vida de quem "abandonou" nos subterrâneos de Azovstal, que sendo agora prisioneiros de guerra, poderão revelar verdades inconvenientes, designadamente os instrutores e conselheiros da USA/NATO? 
~~~~~~~~~~
«GUERRA NA UCRÂNIA
"Há coisas que só podem ser alcançadas na mesa de negociações": Zelensky defende diplomacia como única forma de pôr fim à guerra

Presidente ucraniano baixou as expectativas do povo ucraniano e defendeu a via diplomática como única solução capaz de terminar "definitivamente" o conflito. Mas exigiu pré-compromisso de que Rússia não matará militares de Azovstal para retomar negociações.»


2022 05 21 O homem muda de agulha mais rapidamente que um catavento. Como diria Pessoa, depois de ceder, num gesto largo e moscovita, o Leste da Ucrânia á Federação Russa, incluindo Azovstal, depois de visionar que a entrada na UÉ e na USA/NATO não são favas contadas, que receia Zelensky? Ter um destino igual ao de Noriega, Saddam ou Bin Laden, descartados pelo Tio Patinhas?

CRUZOU POR MIM, VEIO TER COMIGO, NUMA RUA DA BAIXA, de Álvaro de Campos
Cruzou por mim, veio ter comigo, numa rua da Baixa
Aquele homem mal vestido, pedinte por profissão que se lhe vê na cara,
Que simpatiza comigo e eu simpatizo com ele;
E reciprocamente, num gesto largo, transbordante, dei-lhe tudo quanto tinha
(Excepto, naturalmente, o que estava na algibeira onde trago mais dinheiro):
Não sou parvo nem romancista russo, aplicado,
E romantismo, sim, mas devagar.
(...)
Sinto uma imensa simpatia por essa gente toda,
Sobretudo quando não merece simpatia.
Sim, eu sou também vadio e pedinte,
E sou-o também por minha culpa.
Ser vadio e pedinte não é ser vadio e pedinte:
É estar ao lado da escala social,
É não ser adaptável às normas da vida,
Às normas reais ou sentimentais da vida -
Não ser Juiz do Supremo, empregado certo, prostituta,
Não ser pobre a valer, operário explorado,
Não ser doente de uma doença incurável,
Não ser sedento da justiça, ou capitão de cavalaria,
Não ser, enfim, aquelas pessoas sociais dos novelistas
Que se fartam de letras porque tem razão para chorar lagrimas,
E se revoltam contra a vida social porque tem razão para isso supor.
(….)
Coitado do Álvaro de Campos!
Tão isolado na vida! Tão deprimido nas sensações!
Coitado dele, enfiado na poltrona da sua melancolia!
Coitado dele, que com lagrimas (autênticas) nos olhos,
Deu hoje, num gesto largo, liberal e moscovita,
Tudo quanto tinha, na algibeira em que tinha pouco
Àquele pobre que não era pobre, que tinha olhos tristes por profissão.
(..)
Merda! Sou lúcido.



2022 05 21 - Uffa. Estou mesmo aliviado por Zelensky ter corrigido a aparente desfeita, convidando Marcelo de Sousa, Presidente da República "Somos (quase) todos ucranianos", á beira mar prantada. Marcelo de Sousa já pode dormir descansado. Aguardo com ansiedade saber como será o encontro: correrá para os braços de Zelensky, como fez em Timor-Leste? Dará um caloroso aperto, como a Bolsonaro? Beijará a mão a S. Zelensky, beatificado na Cova da Iria? Ficar-se-á por uma selfie?

EM TEMPO Na romaria Portugal não brinca em serviço - Ao PM Costa seguir-se-ão, separadamente, o PAR S. Silva e o PR M. de Sousa
Com efeito, modestamente, Marcelo de Sousa informou que «Há um ponto em que estamos de acordo todos os poderes políticos do Estado, que é convergência no apoio à posição ucraniana", acrescentou. "Não quer dizer que à segunda-feira vá um, à quarta vá outro e à sexta vá outro. Quer dizer, irá de acordo com aquilo que for definido pelo mais conveniente para a política externa portuguesa",.»


2022 05 21 - Velas a São Zelensky - Money, money, money, it's all business

2022 05 21 - Depois da Senhora Peregrina, os 3 pastorinhos em Kiev orando pela "conversão" da Rússia. Desenho para colorir nas horas vagas


2022 05 21 - A cornucópia de Marcelo Costa & Silva

Polónia - 30 milhões de € Ucrânia - 2,1 milhões de € USA/NATO - 2 % do PIB
Cartoon de Laerte


2022 05 21 - SERÁ QUE ANTÓNIO COSTA ESTÁ A CUMPRIR A PENITÊNCIA POR TER-SE "INSURGIDO" CONTRA A ILEGALIZAÇÃO DO pcp AVENTADA PELOS "SECRETAS" DA EMBAIXADA DA UCRÂNIA?
SERÁ QUE SANTOS SILVA ESTÁ DE CASTIGO E NÃO ACOMPANHA COSTA NO PÉRIPLO POR TER LEVANTADO A VOZ - NO PARLAMENTO - CONTRA O CHEGA DE VENTURA?
OU ESTARÁ S.SILVA DE PREVENÇÃO NÃO VÁ SUCEDER ALGO DE RUIM AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA?


2016 05 21

Não quero nem posso
lutar por ti
pelos cantos
em quebranto
Mas sim acreditando
- em liberdade -
ou de ti desistir
adormecendo,
sem soluçar
Setúbal 2016 05 21
foto victor nogueira
setúbal - Comenda e Ribeira da Ajuda


2016 05 21

1.  - Ali no gravador canta o Zeca Afonso, que tinha uma voz muito bonita. E ao mesmo tempo fico triste com elas (canções), porque me fazem lembrar o tempo do fascismo, quando havia esperança de lutar e conseguir um mundo melhor, sem guerra,. nem miséria, nem fome, mas onde houvesse alegria, liberdade e paz. (SNS - 1987.04.26)

2. -  Se me ficasse apenas pela aparência do que os meus olhos vêm, a neblina e o cinzento que envolvem a cidade prenunciariam um dia frio, de chuva miúdinha. Mas o suor goticular que permanece à flor da pele sem que se evapore indica que o resto do dia, para além de nublado, será quente e húmido. Uma boa chuvada seguramente que refrescaria o tempo e afastaria este pesado chumbo que me envolve, que em Luanda, na estação quente, prenunciaria grandes e violentas bátegas de água quando não relampejantes e ensurdecedoras trovoadas. Mas este é um país de brandos costumes, de pequenas tempestades, de meias águas e de meias tintas.  (Setúbal, MMA - 1994.06.15)

3. - O Mesquita é um incompetente, não prepara as lições e mete água. Mas é o Mestre, Senhor todo poderoso enquanto os estudantes continuarem a falar pelos cafés, cada qual metido no seu individualismo, no seu morno egoísmo, na sua indiferença quotidiana! (MCG - 1972.10.18)

4. - Quando um dia for escrita a história do Instituto , verifica-se-à quão castradora foi a sua acção - e esterilizante - quão veementemente destruiu nas pessoas a espontaneidade, a solidariedade, a camaradagem. Não propriamente destruir, porque nesta maldita sociedade portuguesa feudalizada, cinco séculos de história contribuíram para nivelar as pessoas no temor, na mediocridade e na inautenticidade. A coragem, a hombridade, a lealdade, o entusiasmo inovador, eis o que falta ao castrado povo português! (NSM - 1971.01.14)

5. - Sou (sobretudo) aquilo que faço e não apenas aquilo que digo..(VN)

6. - Vejo hoje no Instituto o dr. Amílcar Mesquita, o Rola, o Director do Instituto e outros professores. Sobe por mim a contrariedade que me despertam: o arrivismo, a cretinice, o autoritarismo, a desumanidade dum país de que a escola é o reflexo pela política dos jesuítas. Sobe por mim o desejo de gritar NÃO a tudo isto que profundamente abomino e que tão dolorosamente suportei durante estes seis anos de luta para não me deixar negar. (MCG – 1974.04.27/28)

7.- Salut, camarada!

 Se puede enganar 
 a todo el pueblo
 parte del tiempo
 Se puede enganar
 a parte del pueblo 
 todo el tiempo 
 pero no se puede enganar 
 a todo el pueblo
 todo el tiempo.  (Lincoln)

 Aqui está a minha esperança! Nós venceremos. Mesmo que eu seja derrotado ou me venda, outros tomarão o meu lugar, empunharão o estandarte. Algum dia venceremos! Algum dia! Salut, camarada!  (MCG - 1972.08.13)
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
* José Afonso 

Não me arrependo de nada do que fiz. Mais: eu sou aquilo que fiz. Embora com reservas acreditava o suficiente no que estava a fazer, e isso é que fica. Quando as pessoas param há como que um pacto implícito com o inimigo, tanto no campo político, como no campo estético e cultural. E, por vezes, o inimigo somos nós próprios, a nossa própria consciência e os alíbis de que nos servimos para justificar a modorra e o abandono dos campos de luta”. Em entrevista a Viriato Teles, in «O Jornal», 27/4/84.


2014 05 21 - o teu  silêncio é uma nau de sons naufragados e do mar-oceano não sabes a tonalidade


2014 05 21 - As grandes manobras do ps assis sócrates seguro [Ana Gomes]! Apoiados por Carlos Brito, Joana Amaral Dias, Basílio Horta e António Capucho e outros do mesmo barco, o barco dos ex- (f/m)

• «Pode ser necessário (um governo de Bloco Centra), não o descarto.»  Entrevista de Ana Gomes ao SOL (28/03/2014)

• «Nesse sentido, sou tão anti-comunista como o Paulo Rangel» Francisco Assis (cabeça de lista PS ao Parlamento Europeu), na TVI24 - Prova dos 9, 30 Janeiro 2014

• «Será mais fácil dialogar com partidos situados mais à direita» Francisco Assis em entrevista a RR, 19 Fevereiro 2013

• «Sou contra a reestruturação da dívida, porque seria uma tragédia nacional. Portugal necessita de cumprir com os seus compromissos internacionais.» Entrevista de António José Seguro ao Jornal do PS - Acção Socialista - Junho de 2011

• «Não há década perdida nenhuma, houve áreas em que o país se robusteceu» Francisco Assis na SIC (20 Fevereiro 2014)

• «Creio que neste momento não devemos falar da renegociação da dívida, devemos antes falar da necessidade de cumprirmos integralmente aquilo que nos propusemos concretizar.» Entrevista de Francisco Assis ao Jornal do PS - Acção Socialista - Junho de 2011

• «Sou acusado de preferir entendimentos à direita. Eu não prefiro entendimentos à direita, não é uma questão de preferir, é uma constatação da realidade, apesar de tudo, nalgumas questões essenciais, tem sido até aqui mais exequível fazer alguns entendimentos com o PSD. Por exemplo, nas políticas europeias, nas políticas económicas» Francisco Assis à Antena 1, 10 de Outubro 2014

• «Eu não fico nada satisfeito, pelo contrário, profundamente preocupado, quando vejo o 1º ministro a ser sistematicamente apupado, porque acho isso mau.» Francisco Assis em entrevista a RR, 19 Fevereiro 2013

• «... , e estão os dois contra o referendo, e estão os dois pelo federalismo, e estiveram os dois nas administrações das empresas... PS e PSD vivem, no plano do estado, em união de facto.»  Paulo Portas em acção de campanha de 2009 (RTP, 31 Maio 2009)


2012 05 21 - ENQUANTO OS BÁRBAROS CERCAM CONSTANTINOPLA, A ESMAGADORA MAIORIA DOS SEUS HABITANTES DISCUTEM O SEXO DOS ANJOS E GASTAM OS ÚLTIMOS MINUTOS A FALAR DE FELICIDADE, AMOR, BELEZA, INCONSCIENTES DE QUE DENTRO EM BREVE REINARÃO DE NOVO A MAIS TENEBROSA ESCURIDÃO, A DESUMANIDADE EXTREMA, IMPOSTAS POR UMA MINORIA DE sub-humanos SENHORES DO MUNDO E A MAIS TERRÍVEL ESCRAVIDÃO DONDE O FUTURO SERÁ ERRADICADO PARA A ESMAGADORA MAIORIA DAS POPULAÇÕES DO PLANETA QUE JÁ FOI AZUL 


Sem comentários: