Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

segunda-feira, 9 de maio de 2022

8 / 9 de Maio - O Dia da Vitória

 * Victor Nogueira

2022 05 09 - Assinala-se hoje o 77.º aniversário do Dia da Vitória sobre o nazi-fascismo e o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa, em que pereceram mais de 60 milhões de pessoas, na sua maioria civis, e acima de 20 milhões de soviéticos. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), onde se integrava a Ucrânia, o povo soviético e o Exército Vermelho deram o decisivo contributo para a derrota do nazi-fascismo protagonizado por Hitler e Mussolini. 

Salazar dias antes decretara dois dias de luto nacional pela morte de Hitler, o que não impediu que a vitória dos Aliados fosse entusiasticamente comemorada nas ruas, designadamente em Lisboa.  

 "De acordo com testemunhos prestados por quem viveu este acontecimento, o povo de Lisboa saiu à rua gritando vivas aos vencedores deste conflito, hasteando bandeiras dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha e do Benfica (ou um pau sem bandeira). Sim, do Benfica, já que a bandeira vermelha da União Soviética – um dos vencedores da guerra na Europa - não era permitida pela PIDE", um dos sustentáculos do regime fascista português, um regime visceralmente anticomunista  

 VER “As bandeiras da vitória” in https://duas-ou-tres.blogspot.com/2015/05/a-bandeiras-da-vitoria.html 

Note-se que os Aliados, designadamente os EUA, apesar dos insistentes pedidos da URSS, só decidiram o desembarque na Normandia (Junho de 1944) depois das vitórias do Exército Vermelho em Estalinegrado (Agosto de 1942 a Fevereiro de 1943) e Kursk (Julho de 1942 a Fevereiro de 1943), iniciando este um avanço como rolo compressor até Berlim e possivelmente até ás praias atlânticas em Portugal. 

Em 1944, face ao falhanço da Operação Barbarossa,  líderes e  chefes militares nazis (como o Almirante Canaris, o General Rommel ou o Coronel Stauffenberg, entre outros) pretenderam afastar Hitler e fazer uma paz separada com a França, EUA e Reino Unido, que lhes permitisse concentrar todas as forças na frente Leste, o que não foi aceite. Falhado o atentado contra Hitler, em 20 de Julho de 1944, os conspiradores foram condenados á morte ou forçados ao suicídio. 

 Em 1945, após o suicídio de Hitler com Berlim ocupada pelo Exército Vermelho, o Governo nazi alemão, pretendendo prosseguir a guerra conta a URSS,  deu instruções para que a rendição fosse feita em Reims, apenas perante os representantes da França, EUA e Reino Unido, com exclusão dos soviéticos, o que sucedeu. Face a isto, a URSS exigiu que a rendição incondicional fosse assinada em Berlim, o que aconteceu no final do dia 8, quando em Moscovo, devido á diferença horária, já era o dia 9. 

 Na sequência do fim da Guerra na Europa e de acordo com os restantes Aliados a URSS declarou guerra ao Japão, a que se seguiria a sua invasão pelo Exército Vermelho.  

Antecipando-se, sobre um Japão irremediavelmente derrotado, os EUA, como manobra intimidatória, lançaram duas bombas atómicas sobre cidades sem interesse militar, como Hiroxima e Nagasáqui, nunca tendo sido julgados e condenados por estes dois crimes contra a humanidade, que arrasou as cidades e mataram de imediato ou nos meses seguintes entre 150 mil a 240 mil civis, fora as sequelas nos anos seguintes e por várias gerações.

2022 05 08 - O Dia da Vitória marca o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa após a rendição incondicional das Potências do Eixo em 8 de maio de 1945.

O alto Comando Alemão, após a violenta Batalha de Berlim, rendeu-se incondicionalmente ao Exército Soviético, na sequência das vitórias que este obtivera em Estalinegado e Kursk, que marcaram a viragem no curso até aí vitorioso das tropas nazis.

O 9 de maio é um dos feriados mais importante da Rússia e comemora o enorme esforço soviético para derrotar a Alemanha nazi. Estima-se que 27 milhões de cidadãos soviéticos foram mortos na Segunda Guerra Mundial. O conflito devastou várias regiões da União Soviética, causou um grande sofrimento e deixou uma marca profunda nos cidadãos russos.

A Segunda Guerra Mundial, iniciada em 1º de setembro de 1939, teve início com a invasão da Polónia pelos alemães. Calcula-se que, até o fim da guerra, mais de 60 milhões de seres humanos perderam a vida. Na Ásia, o conflito durou ainda até 2 de setembro de 1945, quando o Japão se rendeu incondicionalmente aos EUA.

Nos países europeus essa vitória sobre o nazi/fascismo tem sido comemorada em 8 de Maio.

Em Portugal este dia foi apenas festiva e massivamente festejado nas ruas em 1945, apesar do Governo de Salazar ter decretado dois dias de luto nacional pela morte de Hitler.

Nas ruas os manifestantes empunhavam as bandeiras dos EUA, Grã-Bretanha e França, sendo a URSS representada por  um pau sem bandeira, dadas as características do regime fascista em Portugal, ferozmente anticomunista.

2016 05 09 - 8 de maio de 1945 - a II Guerra Mundial terminou na Europa, com a rendição incondicional da Alemanha após a queda de Berlim, prosseguindo na ásia contra o Japão, que se renderia incondicionalmente apenas a 15 de agosto. Os Aliados decidiram que a vitória seria internacionalmente comemorada em 9 de Maio - o Dia da Vitória .


1ª Parada da Vitória em Moscou - 1945 - Áudio em Inglês



2022 05 10 - Alguém por aqui, em comentário, repete a ladainha: 

........ZERO !!!!!!!!
PUTIN... no século XXI, tempo em que a DEMOCRACIA se globaliza... queimou, massacrou, destruiu e ocupou várias cidades, vilas e aldeias, matou milhares de civis inocentes... por entender que o vizinho INDEPENDENTE... e irmão de sangue poderia entrar... na NATO !!!
- PUTIN... um psicopata...assassino !!! enquanto outro acrescenta "gostei desta descrição do homem, e eu diria mais, um NAZI, e FASCISTA. Abraço meu jovem"

Na mesma toada, outros, do alto da sua sabedoria, afirmam: "F.,  em 1945 foi quando os alemães se renderam, não houve parada militar em Moscovo, falam à toa.."  um terceiro acrescentando: " tem razão. Alguns autores destes comentários, se estivessem calados, iriam parecer uns catedráticos.

E eu penso para com os meus botões:

Ele há cada pergunta. Afinal o que se comemora a 8 / 9 de Maio, na Europa e em muitos países por esse planeta fora? É a vitória sobre o nazifascismo, para a qual a então URSS teve um papel determinante e decisivo.

Uma pesquisa pela Internet permite constatar que efectivamente o Dia da Vitória foi comemorado em Moscovo, em 24 de Junho de 1945.

Reportagem da RTP in https://www.rtp.pt/noticias/mundo/zelensky-fez-se-filmar-no-local-habitual-das-comemoracoes-em-kiev_v1403888

em tempo - Entretanto, percorrendo as ruas desertas em Kiev, Zelensky filmou um sketch televisivo, assinalando o Dia da Vitória com um vídeo gravado onde deveriam ocorrer as comemorações em Kiev. Volodymyr Zelensky chamou louco a Vladimir Putin e comparou o líder russo a Adolf Hitler. 

Segundo a reportagem, o Governo de Kiev tentou impedir a comemoração do Dia da Vitória, acabando por ceder, com inúmeros ucranianos colocando flores nos cemitérios como celebração e homenagem.


No mesmo dia o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky celebrou o Dia da Vitória  da Segunda Guerra Mundial compartilhando uma imagem de um soldado ucraniano usando o emblema da "cabeça de caveira" de uma unidade de elite da Waffen SS nazista.
.
Embora a foto tenha sido retirada de suas redes sociais,  o Ministério da Defesa e Kiev também divulgou a foto. O artigo ofensivo foi postado no Instagram e no Telegram por Zelensky na segunda-feira.
.
Nele, um soldado ao lado de um canhão de artilharia usa a insígnia "cabeça de caveira"  ou "totenkopf" da 3ª Divisão SS Panzer, uma unidade de soldados  nazistas de elite infame por cometer vários crimes de guerra e  massacres de civis franceses e judeus poloneses.

Sem comentários: