Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Textos em maio 24 / 25 - Em torno da Ucrânia

 * Victor Nogueira


ALGUÉM, de quem fui colega e amigo [nos bancos do Liceu Salvador Correia (em Luanda) e que permanece]  EM ANGOLA ESCREVE O QUE ACIMA SURGE EM DESTAQUE, QUE MERECEU O MEU COMENTÁRIO SEGUINTE:

Os EUA, a UE, a Federação Russa, a Ucrânia. a esmagadora maioria dos estados terráqueos, incluindo Angola, são países capitalistas. Quem pretende dominar sem peias o mundo desde a implosão do bloco socialista europeu são os EUA, um país falido, servindo-se do seu braço armado, a NATO.

Ao contrário da União Europeia, reduzida pelos EUA á servidão, a Federação Russa resolveu romper o cerco e afirmar-se contra os EUA.

Vamos falar em nazi-fascismo? OK! Na Ucrânia e na Federação Russa? OK. Nos EUA? OK. Nos países da Europa, onde têm deputados nos Parlamentos nacionais quando não integram mesmo os Governos? OK. Na América Latina? OK. Em África OK.

Mas não posso deixar de interrogar(-me).

A Ucrânia dos Batalhões Azov e de Bandera, [que glorifica os colaboracionistas com Hitler e genocídios], a Ucrânia que persegue os ucranianos russófonos, que não são minoria, a Ucrânia que ilegaliza todos os partidos da oposição, incluindo o PCU, é um país democrático equiparável ao MPLA que conduziu a Luta de Libertação contra o colonialismo português? A Federação Russa, capitalista, que nada tem a ver com a URSS, é equiparável a União Sul Africana, capitalista e racista de minoria branca?

É benéfico para os Povos e para a Humanidade o domínio unipolar dos EUA? Deve ser contrariado? De que modo?

Era tão bom que tudo fosse a preto e branco, não é R.? Que a complexidade do xadrez internacional em busca dum mundo novo que não este. intrinsecamente autofágico, desumano, escravocrata e predador se resolvesse com meia dúzia de frases feitas e simplistas!

REPLICAM-ME:

«Rússia continua a ser dirigida pelo KGB fala me da democracia russa

AO QUE RESPONDO

O KGB era a polícia secreta da URSS. Todos os países têm serviços secretos. Com a implosão da URSS o KGB extinguiu-se, embora dirigentes comunistas tenham beneficiado do regabofe proporcionado por Yeltsin, que Putin tem tentado contrariar, controlando o saque dos oligarcas dos EUA e seus vassalos.

A democracia nos países capitalistas é pura fachada. Mas ao contrário do que sucede na Ucrânia, desde o Golpe de Maiden fomentado pelos EUA, a Federação Russa sacudiu o jugo dos EUA, contrário ao aprofundamento das suas relações económicas e comerciais]  com a UE e a China, seus adversários [e do Euro como moeda internacional alternativa ao dólar]. A UE está de canga posta pelos EUA. Na UE existe uma férrea censura na comunicação social, imposta pelos burocratas de Bruxelas, com vista ao pensamento único decretado pelo Ministério da Verdade. Não [será muito] diferente da que existe na Rússia ou na Ucrânia. Mas na Rússia existem partidos políticos, como o Comunista, a 2ª força, embora este seja uma manta de retalhos. Na Ucrânia post Maiden o PCU foi ilegalizado (não esquecer a Casa dos Sindicatos em Odessa). E com base em alegadas posições pró-Rússia em 2022 Kiev proibiu todos os partidos num amplo leque, salvando-se apenas os partidos fascistas que sustentam Zelensky. 

Kiev nunca cumpriu os acordos de Minsk e durante 8 anos continuou impunemente a perseguir os ucranianos russófonos, que são a maioria no Leste. Em 2021 relatórios da ONU e do insuspeito Departamento de Estado dos EUA referem reiterados violações dos direitos humanos ano após ano. Não há qualquer comparação entre a presente guerra na Ucrânia e Zelensky e a luta conduzida pelo MPLA contra o colonialismo português e contra a UNITA e o regime de apartheid, aquele [então] apoiado pela URSS e Cuba, este apoiado pelos EUA. [Embora o MPLA que conduziu a Luta de Libertação nada tenha a ver com o actual MPLA, filiado na Internacional Socialista, tal como o PS português e o Partido Social-Democrata da Ucrânia, banido por Zelensky por alegadamente ser ... pró-russo]

REPLICAM-ME

mentira o KGB continua a existir, os campos de concentração na Sibéria, já foste lá visitar? Até a Bielorussia se está a demarcar de Putin, vai lá ver nas republicas asiaticas da URSS o racismo dos russos brancos, vai lá ver meu camarada. A Ucrania é nazi? quantos judeus mataram?

E  RESPONDO

O nazismo eliminou opositores político, comunistas e socialistas, [sindicalistas], judeus, ciganos, eslavos, deficientes físicos e mentais, por exemplo, [todos, tal como os negros, considerados untermenschen (sub-humanos). Não defendo o capitalismo, seja qual for o país em que exista: EUA, UE, Rússia, Ucrânia, Angola e por aí fora.

Depois do golpe de Maiden a Ucrânia reabilitou como heróis da "resistência" os colaboracionistas ucranianos com os genocidas hitlerianos. A Ucrânia incorporou nas fileiras das suas forças armadas batalhões nazis. A Ucrânia eliminou todos os partidos que se opunham a Zelensky. Não defendo a Federação russa nem afirmo que os russos não sejam racistas. [Mas creio que há diferença entre ser racista e ser genocida]

Neste momento a nação falida, racista e decadente que são os EUA, apoiada pelo seu braço armado que é a NATO e suportada pelos seus vassalos na UE, cujos dirigentes a levam á inoperância ... Os EUA pretendem impor o seu domínio a todo o mundo, destruindo quem lhe faça sombra. Eu pergunto: como travar esta corria para o abismo e a destruição da Humanidade?

Eu questiono(-me). Tu, tens certezas. O modo como apresentas as tuas certezas e verdades, não me convencem. Penso que de nada vale continuarmos esta conversa.

NOVA RÉPLICA

E a URSS Rússia não tem vassalos? Ou passaram-se para o lado dos falidos?

NOVA RESPOSTA

Mas que confusão vai por aí! A URSS já não existe. O Bloco socialista europeu, idem aspas. A Federação Russa tem matérias primas essenciais ao chamado ocidente, incluindo gás e petróleo. A Federação Russa e a China opõem-se ao domínio dos EUA, como a UE deveria ter feito e não faz. Os EUA arrumaram com a economia da UE e pretendem arrumar com a Rússia e com a China, que lhe fazem sombra.

Mas, parece-me que reduzes toda a complexidade em que vivemos, á beira do abismo, com réplicas que não adjectivo.

Acho que tens um artigo para concluir, de não sei quantos mil caracteres com espaços, num espaço temporal apertado. Que o acabes depressa e bem sem as minhas interrupções 🙂

2022 05 24 / 25


EM TEMPO - Numa longa lista de comentários e contra comentários, R. desabafa:

2022 05 26 - Eu não quero saber se o batalhão de Azov é isto ou aquilo, estou me nas tintas para isso, só quero gritar Viva a Ucrânica soberana e livre e democrática, abaixo o terror de Putim, abaixo o terror de Putin! Abaixo Hitler, Estaline, Putin! Viva a Rússia democrática!

Depois de questionar alguém:

2022 05 25 - Tu apoias aquelas repúblicas POPULARES COMUNISTAS de Dombass? Sabes o que é o comunismo,,,,? Vai lá formar um partido vão t mandar para a Sibéria comer gelo.

Sem comentários: