Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 17 de junho de 2022

Textos em junho 17

 * Victor Nogueira


2014 06 17

é o pão
é o circo
círculo negro
de porrete na mão
são os gladiadores de chuteira em riste
é o ciclo da fome
que não some
e
gelada
come a goleada
p'ra nada
Nossa senhora da 'parecida
ora pro nobis
iemanjá
é o trunfo da troika
a santíssima trindade
da tríade
o triunfo
em terra de ninguém e do nada
nas festas juninas
as santas ensarilhadas de
toy-tó costa sócrates seguro com antónio pedro e paulo das maroscas
marioscas de fancaria
falsete alegria
com passes de coelho
ratazanas por lebre.
Valha-nos sant'anna do roque santeiro
e angel maria
a do $€nhor
The show bussines must go on
É entrar, é entrar
na terra de ninguém & país do nada
It's all business !
GGGGGOOOOGOOOOOLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
Fora o árbitro e na calha
do caruncho ...
... valha-nus neste faduncho
sant'angela des'aparecida !
Paço de Arcos 2014.06.17

2014 06 17ladainha do costa do alterne

Não sendo eu do PS e não tendo pela maioria dos seus dirigentes desde mil novecentos e sessenta e nove qualquer simpatia, a verdade é que a política de Seguro é idêntica à de Costa e seus apoiantes, aprovada em Congresso e posta em prática pelos órgãos dirigentes. E o PS Seguro até teve uma vitória nas autárquicas relativamente à direita, mas sem conseguir varrer o PCP como foi defendido na sua Convenção Autárquica por Zorrinho, João Ribeiro, Cisco Assis e muitos outros.

Com o novo desenho das freguesias em Lisboa Costa/PS consegui garantir a esmagadora maioria das freguesias, varrendo o PSD. E na área metropolitana de Lisboa, "apoiado" numa lei de Relvas e no PSD, subverteu a prática democrática e assenhorou-se do Poder. Subversões em que é perito, conluiado com o PSD, como sempre tem acontecido desde 1976 por todo o país e em Setúbal em 1985 ou em Loures e Setúbal em 2013, entre muitos outros exemplos.

A pergunta que faço é que razões levaram costa a abandonar o sossego de Lisboa a caminho de Belém post-cavaco e a trocá-lo pelo caldeirão do rato, transformando a relativa vitória no PS no contexto europeu numa ensarilhada, desviando as atenções da clamorosa derrota de Cavaco e do PSD-CDS, que assistem de bancada.

Vai o PS de costa seguro sócrates cisco assis referendar os tratados da União Europeia, incluindo o memorando de entendimento e o pacto orçamental - todos assinados pelo PS(d)CDS ? Huuummmmm




2014 06 17 a bandeira invertida ou amor é um fogo que arde sem se ver

ts ts Nesta guerra das imagens para quem não discute programas, esqueceram-se de costa de mãos dadas  com cavaco a hastearem a bandeira "invertida" da rendição em 5 de outubro de 2012, no Pátio da Galé, para onde costa transferiu as cerimónias para proteger cavaco das vaias republicanas do povo de Lisboa ?

A cena das mãos dadas está em numerosas fotos e vídeos na internet. 

Está-se mesmo a ver que costa e seus apoiantes cada vez que encontram o Presidente da Repúbluca lhe viram as costas, cuspindo previamente no chão, para as fotos e para câmaras de televisão. 

Só para  ver essa cena vale a pena que ganhe costa e se resguarde cavaco.  ts ts

http://resistir.info/portugal/inversao_da_espada.html
http://corporacoes.blogspot.pt/2014/06/amor-e-um-fogo-que-arde-sem-se-ver.html

Sem comentários: