Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 21 de junho de 2022

Textos em junho 21

 * Victor Nogueira

2022 06 21 - Hoje é o solstício de Verão, terminando a Primavera, mas, ao contrário dos anteriores, límpidos, brilhantes e de brasa, o dia de hoje esteve nublado, frescote, chuvinhento, e á noite as núvens escondem o céu que por cima delas é estrelado. Tudo é silêncio, salvo o baque ritmado dos dedos no teclado e o zumbido nos ouvidos. Divirtam-se e bailem os vossos corações ao som das canções!

2019 06 21 - foto jj castro ferreira - em Luanda, na Praia do Bispo, em 1962 Atendendo à indumentária, deve ter sido no "cacimbo", a estação fria e das Férias Grandes escolares, entre Junho e Setembro.


2017 06 21 - ENTRE RIOS EM CASTELO DE PAIVA E PEDRÓGÃO GRANDE -  paparazzi e tablóidismo no seu melhor & the $how bu$in€$$ mu$t go on .A história da notícia de um avião que, afinal, não caiu


2017 06 21 - ESTERQUEIRAS E CANOS DE ESGOTO BOMBISTAS EM CANAL ABERTO

Pois .... Os telejornais parecem cada vez mais entulheiras de enchouriçar notícias tablóides e por isso muito raramente  os vejo em directo e quando os vejo é em diferido, saltando com o fast forward o lixo e comentários dos "especialistas" de bancada. Mas mesmo que tivesse caído um avião, isso seria uma nota e não a mais importante notícia "bombista" face à dimensão da tragédia. Como disse o Marquês de Pombal em 1755 após o calamitoso terramoto que destruiu não apenas Lisboa mas muitas vilas e aldeias a sul de Rio Maior, "enterrem-se os mortos, cuide-se dos vivos e enforquem-se os salteadores". 

Hoje em dia os abutres e os salteadores são mais sofisticados e os beneficiários são as bolsas onde embolsam bem recheadas as dos seus donos e patrões, bem vestidos, bem perfumados, bem  falantes, bem aperaltados lá nos insonorizado e alcatifados gabinetes das administrações onde moram os capatazes e maiorais.


2015 06 21 - A PALAVRA "LIBERDADE" TEM CONTEÚDOS  DIVERSOS, CONFORME OS EFECTIVOS DESTINATÁROS E PARA LÁ DAS APARÊNCIAS.


2014 06 21 - De quantas roupagens e de quantos espelhos se veste o amor ? Como e em que balanças se pesam os corações ? De que matéria ou materiais são feitos? De quantos rios refluindo em riacho cada vez mais estreito e para longe do mar ? De quantas luas se faz o sol ? Como se apura o deve e haver da mão invisível que equilibra as curvas da oferta e da procura ? Na economia do amor de que monopólios ou oligopólios se alimenta ? Amor rima com ar-dor e an-dor e amizade com serenidade. Fica um campo de flores estreladas. (Foto Victor Nogueira)


2012 06 21 - Dizem-me que hoje é o solstício de Verão, pleno dos santos populares ou das festas joaninas pagãs embora cristianizadas. É o maior dia do ano e o dia tem estado soalheiro, luminoso, de céu azul vagamente leitoso. Será estrelada a noite? E que luna nela brilhará argêntea ou dela estará ausente ? 

Nada mais de diferente lhe encontro. Ah! Acabou a Primavera e começou o Verão. Bailem e saltem a fogueira, mas cuidado com as queimadelas e com os queimadeles ou se preferirem, evitem as queimaduras e os queimaduros 🙂


2012 06 21 - Foto Victor Nogueira - Alentejo (depois do incêndio) NOTA - Já reparei e as fotografias mostram-no que muitas árvores queimadas depois reverdecem.

Sem comentários: