* Victor Nogueira
2022 06 25 - Os alegados movimentos "puristas" e as estátuas, como a de Baden-Powell, em Coimbra
Há dois movimentos um laico (escotista) e outro confessional / religioso (escutista) Penso que o escotismo, para lá da sua origem e das simpatias do seu fundador, [simpatizante da Juventude Hitleriana] tem princípios válidos. Mas quantas estátuas e toponímia teriam de ser "erradicas" considerando que na esmagadora maioria dos casos reflectem glorificam ou perpetuam os valores e os interessas das classes dominantes? Quem repousa e é perpetuado nos Panteões Nacionais, p. ex.?
2022 06 25 - O circo das pulgas, farinheiras de papas e bolos, em frenético rodopio entre os apoios ás privadas, á Dona B(r)anca, a Zelensky e ao belicismo da USA/NATO/aiUÉ. Entretanto tratam-nos da saúde, aconselhando amorosamente que nos esforcemos para não adoecer, entremos em solitárias clausuras, liguemos o ar condicionado (que consome electricidade upa upa, para quem o tenha e possa usar), bebamos litradas de água, não comamos bacalhau á Brás por causa das salmonelas ...
Mas podemos perguntar: e Trouxas de Ovos, Pastéis de Belém, Pastelinhos de Boca de Dama, Papos de Anjo ou Torta de Línguas, podemos ingurgitar sem correr o risco de irmos de charola abarrotar e congestionar as urgências e as enfermarias dos hospitais públicos?
2022 06 25 - Diz a notícia que a embaixadora em Lisboa foi demitida devido a "ações ineficazes". Cabe perguntar? Que objectivos teria a embaixadora? Contribuir para a ilegalização de todos os partidos não belicistas e defensores da Paz ou alegadamente não pró-ucranianos/Zelensky, com o PCP á cabeça? Impedir a divulgação de qualquer notícia que pusesse em causa a guerra santa USA/NATO/aiUÉ com encerramento dos órgãos de comunicação social que questionassem o Ministério da Verdade? Não ter conseguido a queda do executivo municipal setubalense nem a ilegalização de todas as associações alegadamente pró-russas? Ou não ter conseguido evitar que a sua excelsa figura e os Pavlov desaparecessem do ecrâ?
~~~~~~~~~~~~
2022 06 25 - Zelensky afasta embaixadora ucraniana em Portugal, avança o "Kyiv Independent". .Segundo o jornal "Kyiv Independent", o Presidente ucraniano afastou do cargo a embaixadora ucraniana em Lisboa, Inna Ohnivets, que estava no cargo desde 2015. O gabinete de Zelensky demitiu também os embaixadores na Geórgia (Ihor Dolhov) e na Eslováquia (Yurii Mushka). Para já ainda não são conhecidos os motivos das demissões. Os três diplomatas tinham sido nomeados pelo antecessor de Zelensky, Petro Poroshenko.
De acordo com o decreto presidencial, Inna Ohnivets foi afastada do cargo, que desempenhava desde outubro de 2015, por "ações ineficazes". (da comunicação social em 2022 06 25)
2022 06 25 - Hoje houve em Lisboa uma manifestação pela Paz no Mundo e contra o belicismo. Procuro nas edições on line dos jornais que diariamente leio: Público, Expresso, Observador, Jornal de Notícias e Diário de Notícias, mas apenas este a noticia. É a imprensa do patronato, com agendas próprias.Sobre a guerra na Ucrânia e São Zelensky das Armas, Mais Armas, não faltam noticias.
No Público logo pela manhã José Pacheco Pereira publicou mais uma das suas crónicas, não de apoio á manifestação, mas sim para malhar uma vez mais no PCP e, por arrasto, no Conselho Português para a Paz e Cooperação, num esforçado exercício de desonestidade intelectual, misturando alhos como bugalhos, para êxtase da esmagadora maioria dos comentadores online, que o felicitam reverenciadamente.
~~~~~~~~~~
«Uma manifestação a apelar à paz no mundo, com a participação de elementos do Partido Comunista Português (PCP) e da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP-IN), além de cerca de 80 organizações, que se realizou este sábado na Avenida da Liberdade, em Lisboa, juntou cerca de mil pessoas e contou com a presença do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.»
Em manifestação de ucranianos, paralela e oposta á anterior, «em declarações à Lusa, o presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal, Pavlo Sadokha, que se juntou a esta ação, explicou que veio também para apelar à paz, mas defendeu a necessidade de se continuar a fornecer armas à Ucrânia.» (in Diário de Notícias)
2013 06 25 - O menosprezo ou a ignorância da história da resistência à repressão e das lutas pela revolução ao longo dos tempos e nas cinco partes do mundo faz com que se pense que foi neste preciso momento, hoje na turquia e no brasil, ontem nas múltiplas "primaveras" que abriram caminho ao inferno, que se descobriu a pólvora. Como se antes as forças repressivas, afogando em sangue as revoltas, tb não tivessem sido - acossadas,- encostadas ao muro ou ao paredão.
~~~~~~~~~~~
2012 06 25 -
Sem comentários:
Enviar um comentário