Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Textos em junho 20

 * Victor Nogueira


2022 06 20 - Foto Victor Nogueira - Alcácer do Sal - passadiço na vala de irrigação dos arrozais

Quase paralela ao Rio Sado, na margem direita, corria uma vala de irrigação, ao longo da qual um trilho permitia o acesso automóvel desde a Estalagem da Barrosinha até ao Monte da Arouca (Unidade Colectiva de Produção Soldado Luís), intransitável no Inverno. Ao longo do seu percurso a vala tinha alguns passadiços, como o da foto; este seria nas cercanias da referida Estalagem.

Quando o trilho estava intransitável o acesso ao monte fazia-se noutro local, a caminho de Montemor-o-Novo, através duma intrincada rede de trilhos rodoviários, acessíveis apenas a tractores agrícolas, a jipes ou ao Renault 4L


2022 06 20 - Novas do Cravinho amarelo apanha bonés, porta voz e porteiro da USA/NATO/aiUÉ no Ministério da Verdade, no dia em que Kiev proíbe 10 partidos políticos, alegadamente pró-russos!

A companhia aérea de baixo custo japonesa Zipair está descartando seu logotipo com a letra “Z” para evitar erroneamente dar a impressão de que apoia a guerra na Ucrânia, segundo relatos.

2022 06 20 - A estupidificação completa ou os burros deixam de zurrar e passam a urrar e uivar, não como lobos, ursos ou leões, mas travestidos de hienas e chacais, enquanto as abelhinhas deixam de zumbir e na matemática será interdito o uso do xyz. Também será reformulada a canção "zumba na caneca"


Tonicha - Zumba Na Caneca


2022 06 20 Com maioria absoluta e sem os empecilhos á esquerda, Marcelo junta-se a Cavaco elogiando Passos Coelho/Portas e a austeridade, apontando o caminho a enCosta/PS  

2018 06 20 - foto victor nogueira - A praia fluvial da Saúde, no estuário do Rio Sado - Paulatinamente a gestão municipal da CDU tem restabelecido a ligação da cidade ao rio, para usufruto das populações. A outrora conhecida Praia da Saúde havia sido ocupada por estaleiros navais e unidades fabris de conserva de peixe, situação agravada pela poluição do rio devido às fábricas existentes para montante. Resolvido o problema da poluição e desmantelados os estaleiros navais, recuperada a praia e construído um "passeio público", resta resolver o problema dos edifícios das antigas unidades fabris, muitos deles degradados ou em ruínas, apesar dos murais e grafitos que cobrem as paredes, alguns deles de grande qualidade.

VER  A Praia da Saúde, em Setúbal

2017 06 20 - "Os olhos também comem", dizem e ... nem sempre "as aparências iludem". Tem piada o desenho de embalagens, rótulos ou recipientes que despertam a atenção ou o desejo. de comprar, provar ou coleccionar. Como este, duma marca "branca" de batatas fritas comercializadas pela rede Continente / Modelo / Nosso Super (hiper / super / mini mercados). Normalmente as marcas brancas eram de pior qualidade gustativa e as respectivas embalagens pouco atractivas. Mas já nem sempre é assim. embora muitas vezes, sejam ou não de marca, tenham um desenho "retro", sobretudo em produtos alimentares, como se adquirindo-as voltássemos ao tempo mítico, mitificado, dos "nossos" avós. Como se o tradicional é que fosse bom, de qualidade e confecção caseiras e não como hoje em dia produtos fabricados em cadeia de montagem cujo produto final sabe sempre ao mesmo,  até que nos fartemos dele..

EM TEMPO - Estas são saborosas, embora carregadas de sal, não muito, para puxar pelas cervejolas ou água engarrafada ... para ser sempre a aviar e consumir. Mesmo que  à custa da nossa saúde e consumições daí decorrentes.

2015 06 20 Foto susana silva - maria emília (1920-2013) num dos almoço dos antigos  alunos e professores da escola industrial de luanda - era para a  minha mãe uma festa e uma alegria sentir as manifestações de carinho dos antigos alunos. Mas para ir pela 1ª vez ao almoço foi necessário uma grande argumentação minha, pois dizia que - tantas décadas decorridas -  já ninguém se lembraria dela. Foi umas vezes comigo, outros com a neta susana. Mas a partir de certa altura, um ou dois anos antes de falecer, desistiu de ir, apesar da minha argumentação: encerrou-se em casa, embrenhada nas suas leituras -  devorava os livros da minha biblioteca - nas suas "arrumações", nas suas escritas,  sentada ali no seu cantinho na cozinha, vendo o "céu" nas sua diversidade , para lá da varanda, com o voo das gaivotas e dos pombos e o desenho das núvens na sua multicolorarão.

2015 06 20 - SOLIDÁRIOS COM A GRÉCIA, mas ... CONTINUANDO A "BOTAR" MAIS DO MESMO, NO HARA-KIRI DO PS(d)CDS e seus manageiros de turno,, bóyas de salvação do Kapital ? (VN)

cartoon Carlos Laranjeira


2014 06 20 foto victor nogueira - Paço da Quinta Real de Caxias (sec XVIII e XIX)

Quinta de veraneio, possuia um enorme jardim, de estilo francês,  que o ligava ao Convento da Cartuxa, parcialmente recuperado- No seu jardim, conhecido por "Jardim do Paço Real", podem ser admiradas as estátuas em terracota da autoria de Machado de Castro, a "Cascata Real" e o "Lago das Ninfas". Muitas das estátuas encontram-se em restauro.

VER  Azulejaria civil 13 - a Quinta Real de Caxias


2013 06 20 - dos jornais

* Greve dos professores: Passos admite alterar lei para permitir serviços mínimos.

* Deputados do PSD querem saber quanto custam os sindicatos de professores 

* Ministério deu orientações às escolas para que a falta a uma reunião seja contabilizada como falta de um dia. Fenprof diz que medida é ilegal.

* Jardim propõe proibir greves na saúde, justiça, forças armadas e transportes.

~~~~~~~~~~

2012 06 20 Hoje está cá o Francisco, meu neto, que é a cara chapada da avó Celeste bem como são também as da mãe, a Susana, ou dos tios Rui Pedro e Jorge Miguel. Pelo que estamos ali na sala, para vosso descanso e do inFaceLock 🙂

Sem comentários: