Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 14 de junho de 2022

Textos em junho 14

 * Victor Nogueira

2021 06 14 Foto victor nogueira - Rua do Moinho, na Belavista, em Setúbal - Na parede exterior da Associação Cristã da Mocidade (Young Men's Christian Association) encontra-se um extenso e diversificado mural executado por diferentes artistas.

O desta foto, executado em 2011,  representa Barack Obama e, para além da identificação dos "writers", que não consigo decifrar, contém as inscrições "ACM YMCA" e "Yes we can"- (foto em 2018.01.26 Canon 151_01)

VER   Murais em Setúbal 28 - Associação Cristã da Mocidade (YMCA)



2015 06 14 victor nogueira retratado por Aníbal Queiroga,  Évora 1970 04 20.

O Aníbal Queiroga era nosso colega no ISESE, creio que no curso de Economia. Baixo, entroncado, era director dum jornal de Évora, republicano e oposicionista, "A Democracia do Sul", publicado de 1917 a 1971. A sede do jornal de que era proprietário situava-se perto de Rua da Selaria e aqui era impresso numa impressora "antiquíssima", à base de tipos de chumbo montados nas caixas respectivas, sendo o produto final como se imprensa do século XIX fosse, no grafismo, na textura do papel. 

O nosso estágio de fim de curso foi um trabalho colectivo (meu, do Queiroga e do José Emídio Guerreiro), sob orientação do Pe. Augusto da Silva, sj, executado para a Fábrica da Siemens em Évora, creio que publicado numa revista alemã, mas dele não tenho qualquer exemplar.

Sobre Aníbal Queiroga, entretanto falecido em 2001, falo em https://www.facebook.com/notes/victor-nogueira/uma-bd-esquecida-os-eunucos-razal%C3%A1s-e-a-queima-das-fitas-de-1969-em-coimbra/10152199426424436  


2013 06 14 A deriva  deste governo de pedro psd & paulo cds estribados em aníbal de "boliqueima", o gasolineiro de serviço, é uma deriva no mínimo autoritária e despótica, do estilo que levou Luís XVI e Maria Antoneta a perderem a cabeça! Perdidos por cem, perdidos por mil, antes as de paulo pedro e aníbal que a nossa? Ou haverá outras mais resguardadas, seguros por detrás de nobres marioscas, para lá dos sócretinos "good fella's" de serviço?

Impossibilitados de definirem serviços mínimos cavalgam para os serviços máximos, de cabeça completamente perdida, com o apoio das troicas internas e externas. Quero, posso e mando! Depois de mim, o dilúvio! Despoticamente, arrancadas as máscaras ! 

Sem comentários: