Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 18 de junho de 2022

Textos em junho 18

 * Victor Nogueira


sábado, 18 de junho de 2022  Portugal | CRÓNICA DE UMA RUPTURA ANUNCIADA, por Miguel Guedes* | Jornal de Notícias | opinião

2022 06 18 - Sem os empecilhos á esquerda, do PCP, Bloco e Verdes, com uma maioria absoluta como as de Cavaco/PSD/Passes de Coelho & Portas/CDS ou Sócrates / PS, o Costa / PS mostra o seu ADN e ao que vem: 

PS(d)/ChegaIL, a mesma luta, irmanados contra o socialismo e ao serviço do capitalismo, mesmo que travestido de estado social  

Por uma questão de justiça, não deve esquecer-se Marcelo de Sousa, o tal que sempre elogiou os governos do PSD/CDS e a troika das privadas, tal como Cavaco, enquanto para o pagode, com papas e bolos, entre selfies, condecora no Dia da Raça um enfermeiro  emigrante que, na loura Albion,  cuidou de Boris.


2022 06 18 - eleições francesas: a alternativa entre  Macron / PS(d) / IL ou Le Pen /  Chega  é ...." mais do mesmo"?

VER Um socialista da mais fina cepa in https://otempodascerejas2.blogspot.com/2022/06/registem-se-faz-favor.html


2019 06 18 - foto victor nogueira, em 2019.06.07 - Já tem a Évora uma idade avançada, com muitas brancas na cabeça e no rosto, que tornam cinzento o pelo outrora entre o castanho e o preto, embora continue ternurinhas e avessa a fotografias, mais calma e menos mosquita electrica.

~~~~~~~~~~
está penélope
nos braços de calíope recostada
muda no túrgido seio
e
no passeio jaz
prometeu sem ela
nem palma na arte de talma
no jogo
vulcano sem fogo
Paço de Arcos 2014.06.18

De quantas letras
se faz a palavra ?
.
Amor
andor
ardor ou rancor
.
Amar
o mar
armada
amada
.
andar
degrau a degrau
a subir ou descer?
.
De quantas sílabas
se fazem as palavras
carreirinha de letras
.
símbolos
signos
tímbalos
.
a flor
a dor
o valor
.
do calor
Setúbal. 2012.06.18

2012 06 18 - Fina d'Armada - Beatriz ou O Segredo da Rainha Velha

* Victor Nogueira

 Um livro que descobri por acaso numa feira do livro aqui em setúbal e de que gostei. Que li com agrado. Uma mulher de armas que preservou a sua "independência" - porque tinha poder - que conseguiu aumentar, tal como outra da mesma época, Graça Mendes Nasi, a Senhora (Judia), também uma das mulheres mais cultas, ricas, independentes e voltadas para o futuro num tempo de poder dos homens de que a maioria não queria abdicar.

Curiosamente, ambas Beatriz - uma, Beatriz de Portugal, neta de D. João I, mãe da Rainha D. Leonor e de D. Manuel I, tia de D. João II, duquesa de Beja e Administradora da Ordem de Cristo (herdeira dos Templários), continuadora dos Descobrimentos na senda do tio D. Henrique o Navegador, outra, Beatriz de Luna, senhora dum vasto império comercial por toda a Europa do seu tempo. Desta já tinha uma biografia e duas outras romanceadas na minha biblioteca. 

Leia mais AQUI 

http://montalvoeascinciasdonossotempo.blogspot.pt/2012/01/fina-darmada-leituras-parte-xlii-o.html 


Li o livro da Catherine Clément a "Senhora" não sei se foi este que leste fiquei fascinada com o poder que esta mulher tinha...

 

Victor Barroso Nogueira

Sim, Isabel Reis de Beatriz de Luna foi esse o primmeiro que li. Depois comprei mais dois referentes a ela, de outros autores. De Catherine Clement tenho outros de que gostei - Por amor da Índia, A valsa inacabada, A rameira do Diabo e A viagem de Théo.

Agora estou a ler um outro, de Luís Racionero, sobre Raimundo de Lulio, que é também tema dum outro da minha biblioteca mas de cujo autor não me recordo

 

Isabel Maria

Já li a valsa inacabada e a Viagem de Theo os outros 2 não conheço qual é o tema

Victor Barroso Nogueira

Isabel Reis Por Amor da Índia passa-se na altura da independência da India e para além do que com esta se relaciona, fala dos amores entre Neru e a esposa do último Vice-Rei. A Rameira trata da "subversão" e prostituição da Razão pelo Mal, com a colocação daquela ao serviço da repressão e das classes dominantes, no século XX

Isabel Maria

Hum!!! parecem ser interessantes vou ver se encontro ...gosto de ler a Catherine...

10 ano(s)

  • Diamantina Evaristo

Também gostei da Valsa Inacabada e da Viagem de Théo. E tenho outro mas não me recordo do nome.

Maria Mamede

Olá Victor Nogueira; curiosamente há alguns dias comprei , da Fina, mulher que conheço , de quem gosto e muito admiro, um outro "BEATRIZ a mulher que liderou os DESCOBRIMENTOS", e como sempre, mais uma demonstração de que a Autora é uma Historiadora de Mão Cheia! Bjs. M.M.

Sem comentários: