Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 19 de junho de 2022

Textos em Junho 19

 * Victor Nogueira


2022 06 17 Foto António Cotrim - Marcelo beija barriga de mulher grávida

2022 06 19 - Pois ... A Idade nem sempre perdoa tudo 🙁  Não tem quem lhe diga e ele aceite que o exercício do cargo exige mais contenção e juízo, talvez mesmo recolhimento absoluto. O PR nasceu em 1948, diz a wikipedia 🙂


2022 06 19 - A exemplar CÓLTURA democrática ucraniana candidata á aiUÉ, a todo o vapor

2021 06 19 Foto victor nogueira -  Grafito na Travessa das Amoreiras, em Setúbal (2018 01 30 Canon 151_01) "Olha mãe o throw up   está na moda!!"

«throw-up  -  A throw-up or "throwie" sits between a tag and a bomb in terms of complexity and time investment. It generally consists of a one-color outline and one layer of fill-color. Easy-to-paint bubble shapes often form the letters. A throw-up is designed for quick execution, to avoid attracting attention to the writer. Throw-ups are often utilized by writers who wish to achieve a large number of tags while competing with rival graffitists. Most graffitists have both a tag and a throw-up that are essentially fixed compared to pieces. It is mostly so because they need to have a recognizable logo for others to identify them and their own individual styles.» (wikipedia)


2019 06 19 foto  victor nogueira - 1978.04 - Monte da Arouca (Unidade Colectiva de Produção Soldado Luís) - os alunos da Celeste.

Este monte/herdade, onde a Celeste deu aulas de 1973 a 1978, uma aldeia nas terras que haviam sido do agrário, ficava na margem direita do Rio Sado, defronte da aldeia de Vale de Guiso, a poucos km de Alcácer do Sal.  Os alunos da Celeste nunca haviam ido à Vila e ficaram admirados com o "monstro" que nunca haviam visto, um comboio , numa visita de estudo a Alcácer do Sal.  Um dos trabalhadores mostrava-se eternamente reconhecido ao agrário porque, tendo partido uma perna ao trabalhar, fora pelo latifundiário levado ao hospital no seu jipe, pois considerava que a tal este não era obrigado.

2016 06 19 O João Carreira a propósito  dum post meu comentou  A" MAJORA " faz parte do nosso imaginário de infância ... E vai daí fiquem a saber que decorre em Lisboa  uma exposição sobre "Majora – 77 Anos a Entreter os Portugueses", aberta até 29 de setembro, no átrio do Espaço Amoreiras – Centro Empresarial,  

Em consequência e num dos meus blogs fiz uma revisitação  às memórias dos brinquedos da infância de muitos de nós, que pode ser vista em - Não só mas também a" MAJORA " faz parte do imaginário e das memórias de infância de alguns de nós - CLICANDO EM Não só mas também a" MAJORA " faz parte do imaginário e das memórias de infância de alguns de nós

~~~~~~~~~~

Não é de Ulisses
a história dela
mas de João Baptista
escribador sem pão
sem andor
nem ardor
Não era João rei de Ítaca
aquele cujas narrativas eram escritas a golpes de espada,
sem pena nem medo
Era João simples aedo
peregrino
não de Compostela
não da estrada de santiago
mas filho do diabo
baptista sem alpista
como fernão mendes não minto
em suas narrativas
Não estava João liberto
mas sem o canto de Calíope
indiferente
Penélope
no encanto irresistível
de Circe
surda e muda
ao marinheiro
do navio fantasma
aventesma
Paço de Arcos 2014.06.19


2013 06 19 Deputados do PSD querem saber quanto custam os sindicatos de professores - Pergunta subscrita por oito membros da JSD é dirigida ao ministro da Educação e foi entregue nesta quarta-feira (dos jornais).

~~~~~~~~~~~~~

é a  DERIVA FASCIZANTE dos jovens deputados da "juventude" social democrata ?  Libertos pelo "súcialismo" em liberdade defendido pelo ps desde mário soares ?  Quanto custam ao país as assinaturas doPS-PSD-CDS nos memorandos da troika ocupante ? QUANTO CUSTA a recapitalização da BANCA  da usura, incluindo o bpn do psd onde os lucros são sempre fartos, apesar da "crise" ? Quanto custam as PPP's (parcerias público-privadas) do PS-PSD-CDS, para os boys, pais, avós e padrinhos destes partidos,   sempre a facturarem, incluindo os submarinos do portas e as SWAPS  ? Quanto custam o abate da frota pesqueira e da agricultura  e do sector empresarial do estado decretados pela União Europeia, iniciada pelo senhor silva do psd ?  A propósito, quanto custa o sr jardim da madeira do psd ? Naturalmente nem todos os deputados são iguais. Uns defendem a democracia e quem trabalha. Outros, são apenas a voz do dono, que são os patrões como balsemão psd que levou o seguro do ps e da sócretina reverência  e narrativa à benção do Clube de Bilderberg, onde quem manda e decide é o Grande Capital, usando no terreno  e em cada país os seus peões do alterne  !


Diz-me a palavra
e o teu sentir
e escrevo para ti
como se Cyrano fosse
a chave
a magia para o teu amor
.
que não tenho em mim
Setúbal 2012.Junho. 19


2012 06 19 - Foto Victor Nogueira - Alter do Chão  (Castelo) Habituado a ver os castelos alcandorados em cimos mais ou menos inóspitos, este foi um dos que me surpreendeu, tal como o de Beja, por estarem ao rez do chão

Sem comentários: