Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Textos em junho 22

 * Victor Nogueira

2022 06 22 - O silêncio é quebrado pelo som dum bater descompassado. Dizem-me que são obras no 7º andar, pois alguém terá aí comprado um apartamento. Já somos poucos, meia dúzia talvez, os que restam dos 1ºs moradores que estrearam o edifício, com 40 fracções autónomas,  há pouco mais de 4 décadas. Os novos moradores são agora tão jovens e com crianças como nós éramos então.

Neste 2º dia de Verão o tempo está desagradavelmente frio, com uma neblina leitosa, ameaçando chuva. Diria que tudo está diferente, que o Estio já não é como outrora, mas o Facebook lembra-me que há dez anos, embora fizesse sol, frígido estava então o dia. Não podemos fiar-nos apenas nos fiapos da memória e nos sentidos.

2022 06 22 - Foto victor nogueira - Alcácer do Sal - ponte pênsil sobre o Rio Sado (1974), vista do castelo. Em frente á vila, remansosamente, espraia-se o Rio Sado, outrora estrada fluvial e navegável entre o estuário e esta povoação. Na margem esquerda o verde dos arroxais no solo arenoso, testemunho de que toda esta vasta região esteve submersa, há longos milénios.



José Sócrates - Cartoon in  Jornal Cruzeiro do Sul (2013 01 24)


2022 06 22 - Um personagem que se julga acima de tudo e de todos, por ter andado com os "grandes", beijocando e abraçando Ângela Merkel, bacalhoando Nicolas Sarkozy, brindando com Durão Barroso e trocando amigáveis cachaços com este e com aquele, nas antecâmaras do poder, meros manajeiros nas mãos dos verdadeiros donos disto tudo.

~~~~~~~~

«José Sócrates acusa a justiça portuguesa de abuso por exigir informações sobre as viagens que tem feito ao Brasil desde abril do ano passado. Em entrevista à SIC, o antigo primeiro-ministro diz que não teria problema em responder a todas as perguntas do tribunal se estas fossem feitas "com bons modos".

“A senhora juíza não me pode obrigar nem pode ir perguntar à polícia sobre onde andei e onde deixei de andar. É apenas um abuso”, disse José Sócrates, que acrescentou: "Quando me pedem com bons modos eu respondo. Quando me perguntam como se fosse um Estado policial eu reajo mal a isso".» (in https://cnnportugal.iol.pt/.../62aa4c8d0cf2ea4f0a4ff4bd)

2022 06 22 - Farinha para tótós amestrados -- os serviços secretos norte-americanos sempre espiolharam os cidadãos norte-americanos e doutros países, incluindo políticos de países "amigos" do amigo americano, de que Merkel foi um exemplo entre outros, como a imprensa tem noticiado, com redobrado zelo após o 11 de setembro, em articulação com os gigantes da informática e das redes sociais, É risível que um dos maiores colaboradores dos serviços secretos da USA/NATO venha fazer angélicas  denúncias. ( 

---------

Hackers apoiados pela Rússia espiaram EUA e países aliados da Ucrânia, diz Microsoft, por Ana Isabel Ribeiro

2022 06 22 - Os galináceos aprendizes de feiticeiros da USA/NATO/aiUÉ, que  controlam as mentes e o Ministério das Mentiras, travestido de Ministério da Verdades, que  cilindra tótós, suicidas e amestrados, entre o béu-béu e o caim-caim, agitando as caudas em leque, a caminho do matadouro.!~

2022 06 22 - Snowden e Assange são perseguidos políticos pela “justiça” dos EUA, acusados do crime de terem divulgado documentos secretos das agências de espionagem dos EUA, comprovativos de “crimes” que implicavam os Governos do Uncle Sam.

Assange, informático e jornalista australiano, obteve asilo político na Embaixada do Equador em Londres. Forçado a abandoná-la, foi preso pela polícia de sua Graciosa Majestade Isabel II. Após sucessivos recursos, no ano do jubileu desta e do Governo de Boris, o estouvado das festarolas, os tribunais do Reino unido deliberaram extraditá-lo para os cárceres dos EUA, para cumprir uma pena de prisão perpétua. 

Sorte diferente teve Snowden, analista da CIA, que obteve asilo político na Federação Russa, deste modo escapando á “justiça” dos EUA, cujos crimes havia denunciado. (Victor Nogueira)

~~~~~~~~

QUARTA-FEIRA, 22 DE JUNHO DE 2022 - Onde estão os jornalistas e o seu órgão de classe?, por Cid Simões


2015 05 22 - foto victor nogueira - Setúbal 2015 06 20 - desafio de hóquei entre as equipas infantis do Clube Naval Setubalense e do Sporting Clube de Portugal, no Pavilhão Desportivo do 1º. O Francisco está frente à baliza, a proteger o guarda-redes. O equipamento de protecção destes era bastante  incómodo, pelo que a partir de certa altura o guarda-redes não se conseguia levantar e teve de ser subsituado. Mal comparado, era como aquelas tartarugas que pousadas sobre a carapaça, agitam as patas sem se conseguirem voltar.  O desafio foi acompanhado de incentivos das claques, incluindo batuque ensurdecedor.

Creio que a vez anterior em que estive neste pavilhão foi para assistir a um dos últimos espectáculos do Zeca Afonso, que devido à doença actuou sentado.

2013 06 22 - TODOS À GREVE GERAL DE 27 DE JUNHO pois ...

... no bolso dos grandes grupos económico-financeiros estão os teus e nossos sacrifícios


2012 06 22 - Será mesmo assim ? Os governantes da troika PS(D)CDS são mesmo uma camada de sôfregos incompetentes ? Os juristas que esclareçam !

SUBSÍDIOS FÉRIAS E NATAL 2012 - Dec.Lei não foi revogado!

Dec. Lei n.º496/80 de 20 Outubro

Os nossos governantes e a Troika desconhecem isto!!!!

Não tiveram tempo para consultar este decreto-lei uma vez que data de 1980.....

Como pode o Governo Central retirar os subsídios de férias e de Natal se o Decreto Lei nº. 496/80,o qual não foi revogado, no seu artº.17, diz que os mesmos são inalienáveis e impenhoráveis?

Faz a tua parte e divulga o máximo que te for possível.

*D. Lei n.º496/80 de 20 Outubro*

*Para que conste os subsídios de natal e de férias são inalianáveis e impenhoráveis.*

*É o que diz o decreto lei, e que eu saiba até ao momento a lei ainda não foi alterada.* *Divulguem pelos vossos contactos para ver se chega a quem deve.*

*Divulga o dl n.º496/80 de 20 de Outubro*

2012 06 22 - Primeiro dia de Verão que verão não é. Faz sol mas uma aragem algo gélida percorre a casa, esfria desagradavelmente o meu corpo e afasta-me da praia. Dir-se-à que está tudo mudado, o tempo e nós, pois agora faz calor no inverno e frio no verão, exagero, claro, traição da memória, pois que se inverno fosse não estaria em mangas de camisa. 

Brilhante está o sol, hoje como ontem, para mim sempre enganador, apesar de há uma eternidade não ir aos trópicos ou avistar o Cruzeiro do Sul, Porque é, Victor, o sol enganador, perguntar-me-ão e eu direi que para mim sol é sempre calor, que muitas vezes no inverno chego lá abaixo e está um frio gélido. E não me aquece este sol, por isso no verão nunca me abrigo à sombra, caminho pela rua a ele exposto, quando todos dele fogem.

Fazendo jus ao nome, neste primeiro dia Verão não é, apenas "Veremos" com maior ou menor verismo. Vós vereis, não, assim não há jogo, malabarismos. Vocês verão e dir-mo-ão. Ou não ! O mais certo é não, porque o silêncio da maioria tem a dimensão do universo e do vazio. Como se cegos e surdos e mudos e estrangeiros a maioria de nós fôssemos.

Sem comentários: