Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quinta-feira, 2 de junho de 2022

Textos em junho 02 - procissões

 * Victor Nogueira

2022 06 02 - Um completo desconchavo. Depois de banir o PCU, o regime de Kiev/Zelensky proibiu 11 partidos, alegando serem pró-russos, embora alguns deles sejam "irmãos" dos que agora irão, acrisoladamente, em romagem e romaria a Kiev.

O parlamento ucraniano está assim desfalcado, nada que importe aos indómitos romeiros do PAN, Livre, IL, Chega, PSD, PS e Bloco. Liberdade, Solidariedade e Democracia, sim! Mas com peso, conta e medida, á moda da USA/NATO/UÉ/Zelensky. "Slava Ukraini" (Glória à Ucrânia!), "Heroiam slava!" (Glória aos Heróis!)

2022 06 02 - Há 50 anos que Isabel II é rainha do Reino Unido, por obra e graça da abdicação do seu tio Eduardo VIII, simpatizante de Hitler e forçado a abdicar no irmão, Jorge VI. Desde Henrique VIII (séc XVIII) o monarca inglês é o o Governador Supremo da Igreja de Inglaterra, que então se  desvinculara da obediência ao Papado de Roma.

Há mais de 1300 anos que a monarquia existe nas Ilhas Britânicas, tirando a breve República liderada por Cromwell no século XVII. Embora actualmente o Monarca Inglês pouco mais seja que um corta fitas, desde o século XX obrigado a pagar impostos, os membros da família real, em que o poder passa de pais para filhos ou parentes da mesma família, fazem o papel de mordomos ou mestres de cerimónias,  em actos cívicos ou instituições de benemerência.

A monarquia assenta em supostas castas de sangue azul, de privilégios e superioridade hereditária de "sangue", de quem não é tisnado pelo trabalho braçal de sol a sol, que as sustentam e a reverenciam, mesmo nas ditas Repúblicas da Commonwealth. 

Terminada a sua passagem pelo Mundo, o trono e funções de Isabel II, sem quaisquer actos eleitorais, passarão "naturalmente" para um dos seus descendentes.

E dizem que esta monarquia parlamentar teocrática é uma democracia!

Isabel II - cartoon de Artmagenta in https://www.pinterest.com/pin/259449628531304749/

2022 06 02 - QUANDO A ESMOLA É GRANDE, MESMO SOB A MANTA ROTA DA INOVAÇÃO  ..... 

«Na Administração Pública, a semana de quatro dias nem sequer é novidade. O Decreto-Lei n.º 325/99, aprovado no Governo de António Guterres e revogado em 2014, previa a possibilidade de os funcionários de nomeação definitiva pedirem para trabalhar quatro dias, com um corte no salário de 20%.»

NOTEM QUE A SEMANA DE TRABALHO ERA DE CINCO DIAS, CADA DIA (INCLUINDO SÁBADOS E DOMINGOS) CORRESPONDERIA A 14,28 % DO SALÁRIO SEMANAL.

MAS, CONSIDERANDO APENAS CINCO DIAS ÚTEIS DE TRABALHO, O DIA DE BÓNUS EQUIVALERIA A UM DESCONTO SALARIAL DE 20 % ENTÃO ADOPTADOS. UM PÉSSIMO NEGÓCIO PARA QUEM VIVE APENAS DO SEU SALÁRIO.

(...)

«Estado já teve semana de quatro dias entre 1999 e 2014 -  Esta possibilidade foi revogada em 2014 e sindicatos dizem que praticamente não foi utilizada. O Governo quer retomar o debate sobre a semana de quatro dias mas avisou que, para já, só será estudada para o sector privado.»

... há centenas de freguesias sem acesso a caixas multibanco. A solução, que está a ser negociada pela Associação Nacional de Freguesias, é recorrer a uma empresa estrangeira para que milhares de pessoas consigam realizar operações como levantar dinheiro ou pagar contas.

2022 06 02 - E que faz o Senhor Paulo Macedo, por escolha do PS desde 2017 a gerir a Caixa Geral de Depósitos, a pública que suga os depositantes como se da privada fosse, depois de brilhantes passagens pelas Finanças e pela Saúde, por obra e graça respectivamente de Ferreira Leite e de Pedro Coelho?

~~~~~~~~~~

2018 06 02 - REINCIDÊNCIAS E CONTUMÁCIAS DO PRESBÍTERO MÁRIO DE OLIVEIRA - «Quando até banqueiro de FÁTIMA $.A. e agora cardeal, D. António Marto elogia o PCP pelo seu NÃO à Lei de despenalização da eutanásia, deveria tocar a rebate no partido de Jerónimo de Sousa. Aparentemente opostos são afinal irmãos. A Cúria romana de um é o Comité central do outro.»

E EU QUESTIONO - Que se discorde do PCP e se contra-argumente,  é natural. Que se iguale o PCP ao CDS na velha ronha insidiosa de que PCP e comunismo são iguais ao fascismo faz tocar os sinos a rebate. 

Quanto mais não seja, o CDS (que se reclama da chamada "democracia-cristã") foi o único partido que votou contra a Constituição de 1976, o CDS e  PSD votaram contra o SNS, o PS(d)CDS são os únicos que têm feito parte dos Governos ditos  Constitucionais, que pediram a intervenção externa para salvar a banca em falência mas não quem trabalha e come o pão que o diabo amassou, o CDS ao contrário do PCP participou em Governo ora com o PS, ora com o PSD, o CDS não participa nas comemorações do 25 de Abril nem usa cravo vermelho ao peito nem foi por ele que os sinos tocaram a rebate na cruzada anticomunista no chamado Verão Quente de 1975, numa abençoada "fraternidade" que uniu a Igreja de Braga (mas não só) aos spínolistas, ao MDLP, e a partidos ditos "democráticos" que Mário de Oliveira bem sabe quais foram.

Mas isto não chega para Mário de Oliveira, presbítero que se afirma "amigo" do PCP, e que insidiosamente afirma em jogo de palavras ad hominem que o PCP é o partido de Jerónimo, uma espécie de ditador que pastoreia e manda na acéfala carneirada do rebanho comunista?

Pelos vistos a má fé e a desonestidade intelectual campeiam na Cidade de Deus e entre alguns dos seus paroquianos ou fregueses. Verdadeiramente, que faz correr o presbítero Mário de Oliveira? Precisará o presbítero Mário de Oliveira da misericordiosa e divina bondade a que se refere Lucas 23:34 ? Ou não?

2014 06 02 - O grande duelo entre antónio das mortes e zeca diabo lutando pelo coração de maria bonita, a do lampião. 

É entrar, é entrar, meninos e meninas, cavalheiros e cavalheiras. ---- pim pam pum pum pum rat rat brrruuummmm brrrruuummm pum catrapum  plim perlimpimplim.

Não percam os excitantes episódios desta narrativa de faca e alguidar que atroa os ares com tiros de pólvora seca

cartoon de autor não identificado

Sem comentários: