Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

segunda-feira, 27 de junho de 2022

Textos em junho 27

 * Victor Nogueira



2022 06 27 -  Que três outras publicações minhas me colocaram na omnipotente, na realidade inapelável, drástica, ,  lista negra do inFacelocked, desconheço. Uma delas seria uma imagem  numa publicação referente a Sócrates e á sua arrogância de "arrivista"? Tive sérias dúvidas, certeza mesmo,  que este personagem tivesse dito o que lhe atribuíam, Em consequência substituí a imagem que acompanhava a publicação, mas será que o FB teve isso em consideração' Hummm!

O FB coloca no index certos blogs e sites, incluindo notícias que se for outra a hiperligação passam nos crivos da censura. Censura (cada vez mais refinada)  que no entanto (ainda)  pode ser torneada porque por enquanto a inteligência artificial (ainda) consegue ser driblada pela inteligência dos humano que sejam mais inteligente que a máquina e seus algoritmos, Durante quanto tempo e até quando?

Mas após longos aanos seem ser suspenso pelo inFaceLocked, a guerra na Ucrânia reactivou as ameaças de suspensão até aos completos banimento e apagamento finais.


2022 06 27 - os libérrimos filtros e as apertadas malhas do Ministério da Verdade a que "democraticamente" temos direito 

CONTRA-CIMEIRA DA NATO

Neste fim de semana Madrid acolheu a contra-cimeira da NATO, que mobilizou dezenas de milhares de pessoas em manifestações de rua. A Contracumbre de la OTAN efetuou-se como preparação para a próxima cimeira da NATO que será realizada em Madrid dias 29 e 30 de Junho. Os media corporativos portugueses mantiveram um silêncio sepulcral quanto a este acontecimento.

Por outro lado, em Munique, o povo alemão efetuou igualmente manifestações contra a cimeira do G7 ali realizada. Elas foram ocultadas com um silêncio igualmente sepulcral pelos media portugueses.

.

FOTO - Manifestação em Madrid contra a cimeira da NATO

26/Jun/2022 in resistir.info

2021 06 27 Foto victor nogueira - Grafito de Frank / ACAF na Estrada da Graça, em Setúbal, com versos de Bertolt Brecht: "Do rio que tudo arrasta se diz que é violento" (2021 05 26 Canon 192_05)

«Do rio que tudo arrasta se diz que é violento
Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem»


2013 06 27 - de S. Bento, a sua zona de conforto, o homem que não emigra, o "piegas" de má memória, o bom aluno e marrão da troika ocupante, o manageiro/maioral dos moços de fretes, com paulo e outros sócretinos responsáveis pelo esbulho da banca nacional (14 milhões de euros diários de lucro) e transnacional ao bolso da maioria dos cidadãos e por 3 milhões de desempregados em portugal e salários cada vez mais de miséria, declara na linha das forças de bloqueio de esCavaco Passos: “País precisa menos de greves e mais de trabalho

A RESPOSTA - PEDRO E PAULO MAIS OS ALBERGUES DO PSD-CDS - RUA. VÃO CAVAR BATATAS e comam-nas com meia sardinha para cada um, mais uma côdea de pão borolento e um garrafão de vinho a martelo, acompanhados na festança com Ulrich, Belmiro, Soares dos Santos, Américo Amorim e o Espírito Santo mai-la restante troupe.

  
2013 06 27 - Unidos contra uma política e um governo infernais
Palavras para o dia de hoje

Sem comentários: