Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 22 de setembro de 2024

A cassette! Ou o cacete?



 * Victor Nogueira  

Dizem  que os comunistas usam sempre a mesma cassette, digam estes o que  disserem e saibam as  pessoas o pouco que a "liberdade" de imprensa e os  "critérios" jornalísticos aconselhem!

Mas  a cassette dos que vêm acassette dos outros mas não o seu próprio  cacete de olhar enviesado contam sempre o mesmo embora por vezes  "renovem" a linguagem" para esconder o mau cheiro serôdio. O   capitalismo passou a economia de mercado,  os patrões agora são  empresários ou empreendedores, os trabalhadores a colaboradores, o povo a  utentes, a velhice a 3ª idade, o imperialismo a globalização e por aí  fora.

A pré campanha eleitoral  arrancou. Alegre numa camisa de onze varas, entre o Bloco e o PS, o  mesmo PS que no Parlamento Europeu vota contra a expulsão de ciganos e  em Portugal contribui para a sua não condenação na Assembleia da  República, com os alegretes divididos entre o Não e o Sim à Moção do  Bloco que apenas teve os votos deste, do PCP e dos Verdes e dalguns  socialistas. Muitos, temerariamente, ausentaram-se do hemiciclo na hora  da votação, em voto NIM.

O  Processo Casa Pia continua no Correio da Manhã, sempre mais do mesmo e a  farsa da não aprovação do Orçamento de Estado continua, com Cavaco a  dar a sua bênção ao casamento entre o PS/PSD, que no meio da poeirada  fingem não estar de acordo com os seus grandes mestres: Carneiro,  Só-Ares e Só-Crates. 

A  violência doméstica continua, o verão foi  mais quente das últimas  décadas, a cantilena da exploração é sempre a  mesma e o mesmo Governo  que malbarata dinheiro prepara-se para carregar ainda mais os impostos e  na vegetalização da vida de camadas cada vez mais vastas da população, a  quem retira subsídios de apoio social! 

Hoje ou amanhã começa o Outono!

. ,      Publicada por Victor Nogueira   em Terça-f eira, Setembro 21, 2010  


Sem comentários: