Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 3 de setembro de 2024

Borralho em tempo de verão!

 * Victor Nogueira

3 de setembro de 2010 

Há  um filme norte americano cujo nome me não ocorre de momento em que há  um show mediático em torno da salvação dum soterrado, cuja duração se  faz esticar para gáudio das audiências e da publicidade que enche os  bolsos não me lembro se à custa dos radio-ouvintes se dos  telespectadores. Assim se prepara um show mediático para esta  sexta  feira, em que ao fim  de oito anos será ou não lida a sentença dos   arguidos do Processo Casa Pia. Outro show mediático relaciona-se com o  moroso processo de salvamento dos 33 mineiros soterrados no Chile, por   causa do nebuloso acidente de re-abertura duma mina sem condições de  segurança, apesar de acidentes anteriores que levaram ao seu  encerramento. Contristados, os donos da mina preparam-se para abrir  falência, deste modo escapando ao pagamento de indemnizações e de  salários. Não há dúvida que as vidas de pescador e de  mineiro são muito  dolorosas!

Os  incêndios continuarão com mais gravidade pois este ano há casas e  povoações destruídas pelo fogo. É todos os anos a mesma "seca"!  Lembro-me que uma tal fundação cujo nome não posso precisar ofereceu ao  Governo quatro helicópteros para apagar fogos mas dois despenharam-se  pelo que a outra metade não chegou a levantar  voo. Terão sido comprados  no refugo, como sucede com os autocarros de transportes públicos das  ineficientes empresas privadas 

Outra  saga é à volta do treinador da Selecção Nacional de Futebol, agora  suspenso por seis meses por alegadas ofensas aos agentes anti-doping.  Claro que Queirós não é Scolari nem leva uma Madonna para garantir a  vitória nem mandou encher as janelas e varandas com a bandeira  portuguesa, num autêntico negócio da China! Parece-me que Scolari terá  esmurrado um jogador, em 2007 mas isso não terá sido  uma falta grave!  Mistérios dos meandros do Futebol.

Maddie  volta à cena. Não terá morrido, acidentalmente ou não,  mas raptada  para venda! Sobre a sua homóloga Joana, nada mais se soube: a mãe e o  tio estão presos, como aliás a maioria dos pedófilos com excepção dos  arguidos no Processo Casa Pia, peixe miúdo em comparação com os  implicados no Caso Ballet Rose do tempo da salazarenta figura que por aí  terá deixado sementes!

Marcelo  afilhado de Marcello predica para que Cavaco quebre o tabu e para que  todo o PSD o apoie na sua re-eleição na Presidência da República. O  Sonho de Sá Carneiro está realizado mas é preciso levantar alguma poeira  para o terno: uma maioria no Parlamento, um Presidente, um Governo!  Nada como uns passes de Coelho não vá comprar-se gato por lebre ! Os  esfolados são sempre os carneiros, mas desses não reza a História!

Amanhã é sexta feira, dia 13 menos 10

Sem comentários: