Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 22 de setembro de 2024

Quem é quem na política e quem são os grandes beneficiários?



22 de setembro de 2012

Quem é quem na política e quem são os grandes beneficiários ?
Porqie não falam nos beneficiários da "crise" - os grandes capitalistas e a banca usurária - e porque não se organizam manifestações em frente às casas deles?
Porque votam quase sempre no alterne ps-psd-cds e depois acusam todos os partidos e políticos de serem iguais e corruptos esquecendo-se que a maioria ps-psd-cds desde 1977 beneficia ocultos mandantes e beneficiários cujos nomes se encontram em "Os donos de Portugal" e nas revistas Exame e Forbes ? E nos Conselhos de Administração de grandes empresas privadas !
Banca e grandes empresas privadas nacionais e transnacionais beneficiárias de lucrativas parcerias público-privadas e da privatização ou destruição de sectores estratégicos da economia nacional e da destrruição dos sistemas públicos de educação, saúde e segurança social da privatização e da privatização - capitalista - dos meios de comunicação e formação da inCONSCIÊNCIA SOCIAL
E não é verdade que desde Mário Soares todos os Presidentes da República têm sido da área do ps-psd? E cavaco silva - o senhor silva segundo jardim - foi eleito com os votos de quem ? Já viram quem fazia parte da sua comissão de honra - a fina flor do capital?
Porquê e quem beneficia dessa "raiva" a todos os partidos e políticos qd os jornais referem apenas processos judiciais por corrupção e a políticos e autarcas do ps-psd-cds ou "independentes", a maioria condenados ? Quem paga as campanhas eleitorais dos "independentes"?
Porque cabendo aos eleitores a fiscalização dos deputados, cabendo aos eleitores a responsabilidade do voto em partidos políticos dos quais sairá o Governo, pk razão os eleitores (m/f), desde 1977, com o seu voto soberano ou abstenção dão sistematicamente o seu voto maioritário em alterne ao ps-psd-cds ? Pk é que desde 1977 só há governos ps ou psd ou ps-cds ou psd-cds ? Porque nunca se alia o ps ao pcp ? Porque razão a Assembleia da Repúbica e o Presidente da República só esclhem e elegem para o Conselho de Estado apenas personalidades da área do ps-psd-cds ou "independentes" ? "Independentes" de quê e de quem? Ou seja e por outras palavras - DEPENDENTES das grandes empresas capitalistas e da banca usurária!
O ps-psd-cds não querem que isto mude. OU mais correctamente - os grandes capitalistas nacionais e transnacionais e a banca usurária passam bem sem Parlamentos e são os grandes beneficiários do sistema - este - que lhes convém - ps-psd-cds.E o problema não estã na democracia representativa mas no facto de sistematicamente com o voto ou abstenção da maioria dos eleitors (m/f) só se formarem governos ps ou psd ou psd-cds ou ps-cds.
O que tem de muudar é a consciência social dos cidadãos que queiram ou não fazem política sempre com as suas ações, opções, omissões ou demissões. Ou confusões, deliberadas ou não. Mas sempre com consequências!

Gravura - o 3º Estado, por Volpedo

Sem comentários: