Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 29 de março de 2025

Letras empilhadas, ano após ano, em Março 28, (re)colhidas em 2025

 * Victor Nogueira

28 de março de 2014  · 

Fogo Victor Nogueira - Mindelo -  a concentração na jogada - 1989

~~~~~~~~~~

  Ester L. Cid

Tão ternurenta esta fotografia.Obrigada, Victor Nogueira.Um beijinho.

11 a

Maria João De Sousa

Não dá para (eu) ver... é xadrez?

11 a

Victor Barroso Nogueira

Maria João De Sousa Não, não é xadrez mas o MasterMind 🙂

11 a

Maria João De Sousa

🙂 Obrigada, Victor Nogueira! Tenho ideia de que as minhas tiveram esse jogo... e, se elas o tiveram, eu joguei-o com elas, de certeza! Mas já não me consigo lembrar nem sequer como era...

11 a

Belaminda Silva

Nota se que estão bem concentrados... é linda esta foto ! Obrigada camarada pela partilha e sempre carinho. Beijinho meu amigo ♡

11 a

Victor Barroso Nogueira

Maria João De Sousa Ei-lo 😛

 

11 a

Isabel Dias Alçada

Lindos, feliz fim de semana amigo, bjs

11 a

Victor Barroso Nogueira

Mas ... olha, talvez não seja. Pode ser que o Rui ou a Susana se lembrem do jogo. Talvez seja uma caixa com vários jogos, para viagem, que deve estar ali para a despensa com montes deles que "resistiram" às jogatanas LOL

11 a

Deolinda F. Mesquita

Muito gira esta foto, quanta concentração. Muito obrigada, Victor 🙂

11 a

Maria João De Sousa

Já vi! E tenho uma ideia, tenho! Joguei-o, sem dúvida... mas garanto que já não saberia jogá-lo agora. Obrigada, Victor Nogueira!!!

11 a

Judite Faquinha

Lindos Victor, só revela quanta concentração, eles dedicam ao que fazem, devem ser assim também nos estudos??? Ou terei enganada! Mas penso que não!!! Adorei vê-los crianças lindas. Beijokinhas ❤

11 a

Laura Rijo

Crianças são sempre um encanto! Muito concentradas no seu jogo. Obrigada pela partilha. Beijinho Victor!!

11 a

Elsa Cardoso Vicente

Está espectácular, belo momento, lindos ...abraço

11 a

Nascimento Maria

Bom momento .É bom recordar

11 a

Graça Maria Teixeira Pinto

Fotos para recordar. 🙂

11 a

Maria João De Sousa

Não sei... mais ou menos, Arminda Griff... as cores estão escondidas aonde?

11 a

Maria João De Sousa

Obrigada, Arminda Griff 🙂 Penso que já estou mais perto de perceber! Mas gostar, gostar, só de xadrez... para o qual nem sequer arranjo tempo que possa chamar-se "jogar a sério" 🙂

11 a         

 28 de março de 2019  · 

auto-retrato em 2019.03.28, no Centro Comercial Allegro em Setúbal. Na zona dos cinemas existem estátuas, um pouco a monte, de vários personagens, como o Capitão Gancho, Peter Pan, Super-Homem, Pateta, Batman, entre outros. Na minha meninice e adolescência embora gostasse do Capitão Marvel, do Shazzam, apreciava mais,, tal como hoje, o Batman, sem super-poderes, tal como o Demolidor, do que o Super-Homem e toda a galeria de super-heróis com super-poderes. E também gosto de vilões, como o Joker ou Luther. Aqui,, o Batman acedeu posar comigo  😛

28 de março de 2020  · 

foto victor Nogueira - Castelo Novo (Fundão) -vista geral e Capela de Santo António, em 1998.07.13 (rolo 364)

"Apaixonei-me" pelas populações, aldeias e vilas da Beira Baixa, que percorri de lés a lés. Castelo Novo foi uma das povoações que me encantou, com uma casa brasonada de esquina gostaria fosse minha.para nela morar, 

NOTAS DE VIAGENS:

"Apaixonei-me" pelas populações, aldeias e vilas da Beira Baixa, que percorri de lés a lés. Castelo Novo foi uma das povoações que me encantou, com uma casa brasonada de esquina gostaria fosse minha.para nela morar, 

NOTAS DE VIAGENS:

Castelo Novo - Situa-se na base da Serra da Gardunha. Água do Alardo. Homens que enchem garrafões na fonte pública e metem no jipe.No caminho de Castelo Novo fotografia a portal. de capela. Estrada romana. Foi sede de concelho.ntrada para o castelo feita através de passagem estreita apertada por um penedo. Tento subir à torre mas desisto e a descida é dificultosa por escorregadia. Perto das rua e da travessa da Lagariça uma concavidade escavada na rocha com acesso por escada com degraus  nela talhados -  lagariça. Solar dos Gamboas e Casa  da Câmara. Teve uma fábrica de lanifícios, que está abandonada, restando as ruínas de sólidas paredes. Numa casa com alpendre exterior uma inscrição: “Silvestre Braz Leitor mandou fazer esta obra no anno 1616”. Foto na rua da Misericórdia. Chafariz 1796, à sombra de árvores, com  mesas e bancos. Muitas bicas pelas ruas. (1998.97.13)

28 de março de 2023  · 

Auto-retrato em 2023 03 28

O dia está primaveril, soalheiro, ameno, com cáu azul, límpido e cintilante, de acordo com o que vejo para lá da vidraça neste cimo da torre no alto duma encosta. Se me levantasse da cadeira onde sentado estou, escrevendo, veria lá em baixo o parque verde com árvores verdes ou ainda com os ramos descarnados. Talvez sentados nos bancos estejam as ciganas conversando e, abancados em redor duma mesa, os ciganos jogando às cartas, enquanto a miudagem brica em torno delas. Olhando mais para lá, o meu olhar poderia vaguear entre a Serra do Louro, em Palmela, com as muralhas no cimo alcandorada, e  o estuário do Rio Sado, um lençol resplandecente.

Tudo é silêncio em meu redor, salvo o zumbido nos meus ouvidos e o dedilhar rápido e compassado no teclado, entremeado com o baque seco e breve na barra de espaços.

Não me apetece sorrir para aquela luzinha verde defronte de mim, no monitor. Preciso de ir ao baeta para que me corte a farta trunfa, que me incomoda, tal como a barba que ciclicamente corto rente.

28 de Março de 2025

Foto victor nogueira - Óbidos Chafariz do Senhor da Pedra (1997 rolo 206 - 0021)

No terreiro junto ao Santuério do Senhor da Pedra, contíguo à Casa dos antigos Romeiros, situa-se este chafariz, estilo rococó, do tempo do reinado de D. João V.

Segundo a nota nos "Monumentos nacionais" descrito deste modo:

«Espaldar de pano mural único com guarnições de alvenaria a azul sobre cal; empena recortada cingida por cunhal com pináculo e edifício contíguo, e aberta por 2 portas rectas gradeadas com frontão "rocaille" enquadrando um chafariz com cercadura de ornatos em palma e remate em frontão ladeado por ramada, tendo ao centro medalhão sobre volutas; encimado e ladeado por urnas; no cimo 2 anjos rodeiam a figura de um santo. Bica em forma de voluta, tanque rectangular, sobre pavimento escalonado acompanhando o declíve do terreno.»

sexta-feira, 28 de março de 2025

PEC IV TODA A VERDADE PEC IV (2013)

 * Victor Nogueira


28 de março de 2013  · 

A meu ver houve uma jogada entre o então Presidente da República Jorge Sampaio (militante do PS) e Durão Barroso (militante do PSD) para lançarem Santana Portas (PSD/CDS) à fogueira e permitirem a entrada fulgurante  do PS/Sócrates. Sócrates não  destoou dos anteriores Primeiros-Ministros do PS-PSD: “gamados” os votos, marimbou-se para as promessas.

Até que chegou a altura em que os Patrões decidiram arranjar outro “moço” e a escolha recaiu sobre Passes do PSD, acolitado pelo Portas sempre-em-pé. Paulo e Pedro zurziram em Sócrates e prometeram o paraíso na terra. Embaladp pelo canto do vigário, o   eleitorado pôs no poleiro os novos “moços”,  que logo mandaram às urtigas os votos empalmados.

Mas como isto é uma roda sempre a girar, é preciso uma vez mais que alguma coisa mude para que tudo continue na mesma. Porque, ao contrário do que parece, isto é um jogo em que nos bastidores, a comandar o baile mandado, estão seguros sócretinos que não brincam em serviço. 

O que distingue os moços de serviço a quem está nos bastidores a comandar o baile ? Apresentam-se todos como os coitadinhos: santana vítima da maldade de sampaio e da comunicação social, Sócrates e os seu seguidores vítimas do chumbo do PEC IV, depois do psd ter aprovado os pec’s I-II-III, sempre com o voto contra do pcp.

Agora a farsa prossegue – Passes de Coelho/Portas governam contra o programa eleitoral e violam grosseiramente a Constituição da Repúblico. Tadinhos, vítimas do lobo mau que mora no tribunal constitucional.

E vai daí a vítima regressa ao local do crime, para se justificar. E vai ter tempo de antena. E parte do eleitorado e das audiências rende-se ao coitadinho que alternadamente passa de bestial a besta e de besta a bestial.   O coitadinho queixa-se de cavaco mas não fala em sampaio. A vítima acusa cavaco de deslealdade e é desleal para com o seu camarada tózé  que o derrotou em eleições internas, depois do zé ter sido corrido nas urnas.

Há alguma coisa que distinga os sucessivos moços do ps-psd ? Eles assinaram os tratados de Maastricht e de Lisboa, que estão na génese da situação actual. Foi o Governo de sócrates que assinou o memorando com a troika, facilitando a vida ao psd.  Seguro queixa-se que passes portas não o ouviram no  cozinhado das tramóias tal como  o psd se queixava de que não era ouvido por sócrates.

Tirando a vestimenta e a música, que distingue o ps-psd-cds uns dos outros ? 

O  que os distingue é  terem estado  sempre de acordo para  desmantelarem os sectores estratégicos da economia através da privatização do sector empresarial do estado e da banca , sempre de acordo  para atacarem o serviço nacional de saúde, a escola pública e  a segurança social sempre de acordo para transformarem  direitos em assistencialismo caritativo, para diminuírem as garantias dos trabalhadores através da revisão das leis do trabalho, no  sentido da “flexibilização”, isto é, da diminuição dos salários e das indemnizações por despedimento, da introdução de bancos de horas, da desarticulação dos horários de trabalho, sempre de acordo no aumento dos preços dos bens essenciais ou de 1ª necessidade., sempre de acordo no aumento de impostos para quem trabalha ou está aposentado. 

O que os distingue é estarem de acordo para que os seus patrões tenham sempre lucros crescentes, sempre crescentes. Quem são pois os beneficiários ? Os donos dos grandes grupos económico-financeiros, seja ou não através das PPP’s criadas por um governo cavaco-psd e aproveitadas pelos governos do ps e do psd que se lhe seguiram até ao de passes portas que as mantém, pois não foram eleitos senão para isso. 

É seguro melhor que Sócrates ? Seguro que com a sua abstenção tem  viabilizado todas as malfeitorias de pedro e paulo ? Seguro que se absteve em todas as moções de censura contra paulo e portas apresentadas pelo pcp e pelo be? Seguro que apresenta agora uma moção de censura mas garante que não porá em causa o memorando assinado pelo ps caso o ps forme governo ?

 Coitadinhos dos que têm pena dos sócretinos. Coitadinhos dos inocentes que “querem”  continuar a acreditar e a serem embalados e empalmados com  sócretinas histórias da carochinha e do  tio patinhas.  Seguro, seguro, é que com passes de coelho por lebre continuarão a ser comidos pelo lobo mau e pela alcateia ! Até aos ossos !

.

Deixo-vos a música de José Afonso, para escolha de quem me lê, sejam 'os vampiros',



 seja a formiga no carreiro


quinta-feira, 27 de março de 2025

José Sócrates em questão (2013)


* Victor Nogueira

27 de março de 2013  · 

LOL. Vim-me embora. O jogo está viciado e Sócrates é quem dá as cartas e marca o jogo. As perguntas importantes ficam por fazer e os entrevistadores são obsequiosos. Enfim, conversa de comadres sem contraditório! Relvas e Passes de Coelho mandam recados ao esCavaco por interposta pessoa.

~~~~~~~~~~
José Correia
Sou apartidário e para formalizar uma opinião sempre gostei de ouvir todas as partes envolvidas. Não me enganei no que inicialmente imaginei, contudo convem dizer que não está isento de tudo, a verdade diga-se sempre foi contra o resgate, em minha opinião a partir de agora Cavaco, Passos e Companhia que se cuidem este não é o Seguro. Sabendo de tudo o que se estava a passar foi por essa razão principal que o levou a aceitar o convite, estou convencido que muita tinta ainda irá correr.
12 a
José António Silva
Uma pergunta inocente!... Porque é que as TVS contratam "estes " comentadores? Na TVI o Marcelo e a Ferreira Leite... Na SIC o Marques Mendes... agora na RTP o Sócrates! Eu também gosto de ouvir todas as opiniões! Mas não acham que faltam "outras" opiniões?
12 a
Maria Amélia Martins
tambem faço essa pergunta, José António, qual a intenção?
12 a
Victor Barroso Nogueira
Maria Amélia Martins e José António Silva A entrevista não é para Sócrates esclarecer mas sim para promover Sócrates e atacar quem chumbou o PEC IV e toda a trampa que se seguiria idêntica à de Passes de Coelho. Os socialistas queriam que o PCP e o BE apoiassem o PEC IV e o governo de PS sócretinos e deixassem este prosseguir a política idêntica à da troika.
12 a
Maria Amélia Martins
sim, mas quem tambem chumbou mesmo o pec-4 foi a direita e o Cavaco que tal como diz agora Sócrates tudo fez para derrubar o governo socialista...agora era uma boa altura para haver unidade à esquerda, tambem com socialistas...se possível
12 a
Yolanda Botelho
Gostei de ouvir José Sócrates.....há muito tempo que não ouvia um discurso tão coerente na voz de um político.(pensem o que quiserem).
12 a
Victor Barroso Nogueira
Maria Amélia Martins o PS de Sócrates nunca quis fazer política diferente e por isso sempre sempre recusou qualquer entendimento à esquerda, designadamente com PCP, Seguro tb não - não só por intermédio de assis (sócrates) acusa o pcp e o be de serem a extrema esquerda irresponsável aliada do psd como se recusou a apoiar a iniciativa do pcp e do be para a demissão do governo, acusando estes de agirem contra a Constituição (que ps-psd-cds desde sá carneiro, mário soares e freitas do amaral desrespeitam) como a seguir declara que vai apresentar uma moção de censura - que não derrubará o governo, mesmo com os votos do pcp e do be e do pev - recusando-se a discutir previamente com pcp qualquer entendimento prévio como vai dizer à troika que se ganhar as eleições será obediente como passes gaspar. Este ps é irrecuperável mas as pessoas pensam em termos clubísticos: não debatem programas, não veêm as diferenças, vão em rebanho atrás do pastor
12 a
Manuela Vieira da Silva
Como é que um presidente da República se expõe ao ridículo com este Sócrates, em entrevista televisiva? Parece-me que o sr Cavaco está a querer recuperar alguma coisa. Quando deve intervir, não o faz, chega o modelo da incompetência e zás!
12 a
Maria Amélia Martins
Concordo Victor, mas é a alternancia garantida, ou uma aliança à esquerda que agora mais do que nunca é a ultima esperança...o povo apoiaria uma aliança forte à esquerda....e para ser forte só convencendo o PS dessa necessidade
12 a
Manuela Vieira da Silva
Tudo isto traz água no bico, e só de pensar nessa turva água já me arrepio.🙂

Para que um PS português possa fazer alianças à esquerda, todo o partido teria de ser renovado. Outras cabeças, outros pensamentos, outras acções.
12 a
Maria Amélia Martins
ou aproveitamos o momento para puxar o PS à esquerda mesmo que se tenham de fazer algumas cedencias ou a alternancia está garantida...porque não está em causa o ps ser de direita...o povo é que não é mais à esquerda do PS...para o povo o ps é a esquerda que ele (povo)quer a seguir
12 a
Victor Barroso Nogueira
Isto é assim Yolanda Botellho O PS de Seguro-Assis-Sócrates na actual legislatura sistematicamente absteve-se (violentamente, dizia) em todas as propostas do pcp e do be para que o governo mudasse de política. O PS de Seguro-Assis-Sócrates absteve-se de votar as moções do pcp e do be, alegando que não tinham qualquer eficácia, pk não derrubariam o Governo. O PS e a UGT não apoiaram qualquer manifestação contra este Governo. O PS recusa discutir com o pcp e o be na base dum entendimento que ponha fim à actual ingerência da troika, apresente uma moção de censura e logo de seguida vai dizer à troika que tudo continuará como dantes.

Pk raio é que um 1º Ministro derrotado em eleições tem tempo de antena à vara larga para se "defender" ? Não conheço qualquer outro país onde um ministro derrotado em eleições venha à revelia do seu partido "defender-se". Em Portugal, nenhum 1º Ministro derrotado o fez. Isto é uma manobra de propaganda e branqueamento das responsabilidades de Sócrates. Sócrates acusa Cavaco de deslealdade institucional, a mesma deslealdade que está a ter para com Seguro, que o derrotou em eleições internas no PS.

Duplamente derrotado, a cartada de Sócrates e do psd é enfraquecer o ps de seguro e os grupos económicos que o apoiam, que não são os mesmos que apoiam Cavaco ou que apoiam Passes/Portas ou que apoiaram Sócrates. Os eleitores e as audiências são apenas peões para que tudo continue na mesma.

Roubados ? que me interessa que o ladrão se chame José, paulo, pedro, António, Belmiro, américo ou francisco ? Eu quero é que não NOS continuem a roubar
12 a
Victor Barroso Nogueira
Bolas, Amélia - o pcp apresentou ao ps apenas dois pontos prévios, inamovíveis, um dos quais era romper com o acordo. O PS recusa e vai caninamente dizer à troika que se ganhar as eleições nada da troika será questionado.
12 a
Francisco Santos
Foi bom que ele tenha regressado, para esclarecer muita coisa e também para contrapor muita da propaganda que estes actuais "governantes", também foi bom que tenha denunciado esse vigarista do Cavaco , que o seu grande sonho foi ser um presidente de um governo de direita também foi bom para ver se o palerma do Seguro ganha algum coragem para correr com estes ladrões, P S eu não defendo este Sócrates, muito menos governos de direita , mas faltava contraditório, fico admirado com alguns que estão ofendidos por o Sócrates vir comentar, quando nunca se insurgirem contra tantos comentadores de direita todos os dias nos entram pela porta dentro.
12 a
Victor Barroso Nogueira
Maria Amélia Martins Yolanda Botelho Não vou buscar o Avante, fico-me pelo Público
http://www.publico.pt/.../pcp-diz-que-ps-recusou-falar...
PUBLICO.PT
PCP diz que PS recusou falar sobre demissão do Governo e afasta aliança autárquica
12 a
Maria Amélia Martins
pois, mas isto está mesmo complicado...muito complicado...digo mais: está tudo estragado, sem saída...vamos sofrer muito, ou comer os ricos...!!!
12 a
Victor Barroso Nogueira
Para ti, Maria Amélia Martins LOL http://www.youtube.com/watch?v=90TJ6geLBlY
Avante Camarada!! Um Hino do Partido Comunista Português
YOUTUBE.COM
12 a
Victor Barroso Nogueira
Maria Amélia Martins Concorda o PS com isto ? Sócrates ou Seguro ? É a questões destas a que Sócrates deveria ter respondido e não com tricas e conversas da treta e de comadres

PCP debate o euro e a dívida - Sair com condições - É obrigação de um futuro governo que assuma efectivamente a defesa dos interesses nacionais preparar o País para a saída do euro, reafirmou Jerónimo de Sousa num debate realizado na semana passada. http://www.avante.pt/pt/2052/pcp/124486/
AVANTE.PT
Jornal «Avante!» - PCP - Sair com condições
12 a
Deolinda F. Mesquita
Concordo Victor Nogueira, a mim é indiferente quem rouba....e também, não quero que, nem eu, nem o Povo do nosso País continue a ser roubado.
12 a
Victor Barroso Nogueira
Concorda o PS com isto ? Sócrates ou Seguro ? É a questões destas a que Sócrates deveria ter respondido e não com tricas e conversas da treta e de comadres
http://www.avante.pt/pt/2052/pcp/124487/
AVANTE.PT
Jornal «Avante!» - PCP - Resgatar o País da dependência e da submissão
12 a
Deolinda F. Mesquita
Nunca disse que o PS, ou essas figuras, alguma vez foram de esquerda ......ele como é dito, aparece para desinformar.....e lavar a imagem que não acredito que consiga.
12 a
Manuela Vieira da Silva
As verdades devem ser ditas, doa a quem doer. Victor Nogueira. Não é com limpeza de imagem que um país se renova, é com acções bem diferentes daquelas que até hoje se têm feito. Chega de badamecos irresponsáveis, inconscientes oportunistas/mafiosos a governar o país.
12 a
Isabel Fernandes
Desculpem mas estive a trabalhar esta noite e estou um pouco confusa: quem é esse Sócrates? algum novo boy deste desGoverno? e já dá entrevistas? Ah, agora olhei para a foto, já percebi, é assessor do Cavaco! Bem, pouco importa, é tudo farinha do mesmo saco... e bichosa!
12 a
Victor Barroso Nogueira
António Garrochinho Infelizmente muitos socialistas "adoram" Sócrates, não perdoam que o POP tenha votado contra todos os PEC's, incluindo o IV e depois dum eventual governo PS-Seguro ou PSD- qualquer traste entronizarão Sócrates no PS. Mas nessa altura ou já não haverá eleições ou a maioria dos portugueses terão morrido ! Sócrates veste bem, tem boa figura, não é mau actor e deve cheirar melhor. Para o seu séquito, antes Sócrates que sem-abrigo, mesmo que a finalidade dele seja tornar Portugal um cemitério a céu-aberto e soalheiro
12 a
António Pinto Mendes
O J. Sócrates "enganou-me" da 1ª vez e, por isso, nunca mais me engana. Posto isto, estou à vontade para dizer que é bom que venha "fazer estragos" porque afinal, estes que por cá andam (a começar pelo Sr. Cavaco e acabando nos membros do Governo) não são melhores! Só é pena que seja o Povão a pagar os desmandos desta cambada...
12 a
Jorge Alves
Mê Zei, os entrevistadores são coitadinhos, mas fizeram mais contraditório que perguntas. Encanita-me que nunca deixem responder até ao fim, para depois, e enfim, darem a estocada com a pergunta seguinte. Têm um guião de perguntas e não sabem sair daí de acordo com as respostas que vão sendo dadas ( vejam as entrevistas da BBC e da Antenne 2). Quanto ao sr. josé, fez bem, defendeu-se das atardoadas propagadas pela direita e alguns "jornalistas". manipulando algumas estatísticas a seu belprazer, como todos eles fazem. Vai ser giro seguir os comentários, e ver os quatro ou cinco comentadores a desdizerem-se e a atacarem-se.
12 a        

Letras empilhadas, ano após ano, em Março 27, (re)colhidas em 2025

* Victor Nogueira

Ricardo Cardoso

26 de março de 2011  · 

Islândia. O povo é quem mais ordena. E já tirou o país da recessão.

A crise levou os islandeses a mudar de governo e a chumbar o resgate dos bancos. Mas o exem… Ver mais

 Victor Nogueira

Partilho, embora não alinhe na onda de que todos os partidos ds AR são iguais e que a salvação está por exemplo num Governo Cavaco+sábios+tecnocratas+"independentes", ainda por cima liderado por ... Medina Carreira |

E creio que basta repor em vigor a Constituição da República promulgada em 25 de Abril de 1976 -que muita gente desconhece - mas que resultou da luta dos trabalhadores e das populações - sem os "abastardamentos" e cortes introduzidos pelo PS(D)CDS

Cavaco, Barroso, Passes de Coelho, Guterres, Cavaco, Soares e outros são apenas diligentes comparsas dos donos do dinheiro e do directório franco-alemão, herdeiros de De Gaulle e Hitler. Tudo que está a acontecer fazia parte dos desígnios de Hitler, cf um livro com discursos deste e de economistas da altura, traduzido para português e distribuído na altura em Portugal pela Embaixada do III Reich.

Note-se que o Tribunal de Nuremberga só acusou um grande industrial - Krupp - mas nenhum dos ooutos grandes capitalistas que apoiaram o Partido Nazi, e beneficiaram do trabalho escravo nos campos de concentração e extermínio. E tal como a Pinochet, Krupp não foi julgado com a alegação feita pelos aliados, com excepção da URSS, de que estava senil. Também os restantes aliados rejeitaram a proposta da URSS para que fosse investigado o massacre de oficiais polacos, agora atribuído não aos nazis mas ... à URSS. Portanto, apenas os executantes são normalmente julgados, os mandantes e verdadeiros beneficiários ficam quase sempre na sombra, mas não à sombra !

 

27 de março de 2013  · 

LOL. Vim-me embora. O jogo está viciado e Sócrates é quem dá as cartas e marca o jogo. As perguntas importantes ficam por fazer e os entrevistadores são obsequiosos. Enfim, conversa de comadres sem contraditório! Relvas e Passes de Coelho mandam recados ao esCavaco por interposta pessoa.



27 de março de 2014  · 

QUEM SE LEMBRA DO SISMO DE 1969 ? Ei-lo, nas minhas

 notas da altura: ----« Enviei-vos há dias um telegrama, horas depois do violento abalo sísmico que se fez sentir em Évora e em todo o país. Muita gente, especialmente as miúdas, anda desde então com os nervos em frangalhos. O eles terem-se repetido nestes últimos dias, embora com uma intensidade muito menor - nem sequer os sinto pois durmo beatificamente a essa hora - muito deve contribuir para isso.

Estava eu muito bem a dormir, quando dei por mim num estado de semi-sonolência. Pensei: "Isto é um camião" [ou uma carroça rodando no empedrado da rua]. Não sei porquê senti que não podia ser, acendi o candeeiro da mesa de cabeceira e levantei-me! A luz apagou-se, o chão vibrava assustadoramente e eu pensei "Esta merda (do chão) vai abaixo e eu atrás". Pensei em pôr-me junto da parede, para o caso do tecto ruir, mas o problema do chão persistia. Assim optei por pôr-me junto à janela - talvez influências subconscientes dos quadros existentes no Castelo de S. Jorge, em Lisboa, mostrando aspectos daquela cidade após o terramoto de 1755.

Tudo isto foi feito instantaneamente. Foram 60 segundos intermináveis, angustiosos (tive a nítida sensação de impotência perante algo contra o qual nada poderia fazer senão aguardar, aguardar). Como se sentirão os condenados à morte quando na câmara de gás, ouvindo o PLOFF das cápsulas?! Bem, calcei as pantufas, enfiei o roupão e desci ao piso inferior. Todos se encontravam bem. Lá estivemos todos na sala de jantar. Os ressuscitados.

Bem, liguei o rádio, nesse momento o Rádio Clube Português retomava as emissões - eram 4 h 30 m - e às cinco, num segundo noticiário, tivemos conhecimento da extensão do sinistro. Partindo do princípio que a coisa se não repetiria, enfiei-me debaixo dos lençóis e acordei às 6 horas com o estridente tocar da campainha do telefone. Desci as escadas a correr: era o maninho duma das miúdas a saber notícias. (NSF - 1969.03.05)

Uma vez em Évora, já nos idos de 74, comentava com o meu pai - engenheiro civil - que as paredes da parte antiga de évora, pela sua espessura, deveriam ser muito resistentes aos abalos sísmicos e ele respondeu que não, que se tratava de pedras maiores ou menores unidas com argamassa e que bastava saltar uma para a parede e o edifício ruírem.

~~~~~~~~~~

  Graça Maria Teixeira Pinto

Ouvi falar,mas na altura vivia em VR.Mas o meu futuro marido, ainda não namorado,vivia em Lx e quando viu as estantes todas a abanar, diz que fugiu para a rua.Num terramoto, não há defesas...Reza-se, se se tiver tempo...

11 a

Manela Pinto

apesar dos meus 8 anos lembro-me bem do meu pai arrancar-me da cama, estremenhuda não percebi mas depois ele explicou

11 a     


.. medalhado pela Associação de Futebol e Bombeiros de Évora... sem pinga de sangue.

27 de março de 2016  · 

Tropecei, acidentalmente, na fotografia que quis partilhar contigo, aquando do meu comentário a uma das memórias de Évora que aqui publicaste recentemente, em que o evocavas.

Trata-se do Jorge ("Câmara Lenta", como lhe chamávamos, na altura).

A foto documenta a sua derradeira actividade profissional - faquir - tendo adoptado, para o efeito, o nome artístico de Alex Al-Fahir que, segundo achava, conferia credibilidade à função.

Depois de uma vida cheia de dramas e complicações, apareceu morto numa valeta de estrada, perto de Elvas, em circunstâncias que dificilmente algum dia serão explicadas.

VER  Retratos (8) - Breve história dum miúdo: o Jorge

27 de março de 2024  · 

Nos 50 anos do 25 de Abril os herdeiros do 28 de Maio armam uma bambochta, estilo, quanto pior, melhor!

1. - Terminado o inverno, com dias amenos, veio a Primavera, com dias chuviscosos, frios e cinzentonhos, com a neblina encurtando a paisagem para lá da vidraça. No parque verde, lá em baixo, ao sair da porta do prédio, quase num repente os ramos esquálidos das árvores de folha caduca cobriram-se de verde, um verde claro e brilhante, um verde esmeralda, em claro contraste com o tempo. 

Como quase sempre, o silêncio rodeia-me, sem que lá fora se vislumbrem aves batendo as asas no céu cinzento, pombas ou gaivotas, abrigadas deste tristérrimo mau tempo. Olho novamente para lá da vidraça e  constato que o nevoeiro se aprochega deste prédio sito no alto duma encosta.  Mas lá em baixo, o verde esmeralda no parque mantém-se, até que os dias se tornem mais límpidos, cintilantes e amenos, com o regresso das aves, em bandos, pombas ou gaivotas,  nos seus voos planados ou frenéticos!

2. - Naturalmente à manhã seguiu-se a tarde, a caminho do anoitecer. Uma tarde cinzenta, fria, de chuva miudinha e neblina, com as tiras de asfalto cintilantes com a película de água que as cobre, sobre as quais circulam com maior ou menor lentidão raros  automóveis.

Há pouco alguém na vizinhança, talvez no piso inferior àquele em que estou, ouvia música possivelmente em altos berros. Não que a ouvissea não ser como longínqua, devido à minha relativamente fraca acuidade auditiva, mas porque o piso estremecia com as vibrações sonoras! Distinguia apenas uma batida forte e ritmada.

Montagem com Cartoon © @andre_carrilho  DN 25 Abril 2020

quarta-feira, 26 de março de 2025

Letras empilhadas, ano após ano, em Março 26, (re)colhidas em 2025

 * Victor Nogueira

26 de março de 2012  · 

"Fui como ervas e não me arrancaram" na senda duma Primavera cada vez mais longínqua pois cada vez há menos primeiros dias no resto das nossas vidas, a minha e a tua (Victor Nogueira)

26 de março de 2013  ·   · 

Não há universidades dos Partidos, há sim - criadas por Cavaco Silva com o apoio do PS - as universidades da "privada", como a Independente, a Lusófona, a Moderna etc, etc, etc, a esmagadora maioria de lápis e papel, que só funcionam enquanto derem lucros, muitas delas envoltas em fumos de corrupção como o BPN dos "governantes" de Cavaco/PSD, universidades da "privada" que "licenciaram" milhares de jovens em cursos da treta mas que deram muito lucro aos seus proprietários, dessas saindo entre algumas competências que não questiono, "doutores-engenheiros"  fast-food estilo  relvas e sócrates. Negociatas que muito dificilmente seriam possíveis nas universidades públicas, pagas por todos nós e não apenas pelos estudantes, muitas vezes com enorme sacrifício dos estudantes e das famílias. Licenciados para o desemprego, pk o objectivo dos patrões do ps-psd-cds é apenas o lucro para o diploma a qualquer preço. !

Quando o Governo ataca as funções sociais do Estado e os trabalhadores da Administração Pública, estão apenas o ps-psd-cds a favorecer as negociatas a favor dos "privados" na área da saúde, do ensino, da segurança social.  E depois de aplaudirem os ataques aos trabalhadores da Administração Pública, "queixam-se" e "enojam-se" e "manifestam-se" colocando todos os partidos no mesmo saco, com o tal "nojo pela poítica" apregoado pelo fascismo: "eu cá não me meto em políticas, a minha política é o trabalho", "apartidários" ou "contra [todos] os partidos", em movimentos "independentes" [dos políticos, como se os independentes e quem os apoia não fizessem política]  sem esquecer o slogan fascista "se soubesses o que custa mandar preferirias obedecer toda a vida" e outras pérolas

26 de março de 2013  · 

Foto Victor Nogueira - Setúbal - barco em fim de vida

   

Victor Barroso Nogueira

Talvez, António Barrenho Este estava num dos pequenos estaleiros que havia em setúbal Apenas persiste a antiga Setenave, rebaptizada de Lisnave para libertar em Almada, após as desnacionalizações e para a especulação imobiliária a área onde estes se situavam

12 a

Margarida Piloto Garcia

Faz-me lembrar um filme de ficção, daqueles em que o apocalipse deixa a terra em destroços. Mas é belíssima esta foto.

12 a


26 de março de 2013
 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
Música, maestro


Valsa da burguesia, por José Barata Moura


Há certo paleio que cansa, cansa pk as pessoas não pensam, pk as pessoas, de boa ou de má fé, atacam o acessório e não conseguem ver o essencial ...
E então comparam despesas - quanto menos deputados, menos despesa (o que favorece a alternância restrita ao ps-psd, com silenciamento de muitos cidadãos), qt menos trabalhadores na Administração Pública, melhor, pk pago menos impostos (mas esquecem-se que são esses que asseguram e garantem o funcionamento do chamado Estado Social),SIM aos "independentes" e NÃO aos partidos e aos políticos, como se os independentes e quem os apoia não precisem de fundos para as campanhas e de um mínimo de organização e de gabinetes de apoio parlamentar e, sobretudo, como se os chamados independentes" - muitos dos quais demagogos e trampolineiros - não fizessem política, como que se quem os apoia não estivesse a fazer política.
Circula por aqui um post em que se enaltece a Alemanha da senhora Merkl porque os seus governos e parlamento são menores que o português e presumivelmente menos dispendiosos.
Isto é, gritam e manifestam-se contra a troika" enquanto afirmam – de boa ou com má é ? - que o mal está nas despesas com o Governo e com a Assembleia da República, como se os nossos impostos fossem para estes órgãos de soberania. E reclamam menos impostos, para que se não alimentem o que dizem ser os parasitas que nos sugam.
Para serem consequentes, não deveriam reclamar contra a troika e a favor duma economia que através do trabalho crie riqueza por todos usufruída. Porque se o Governo alemão e o parlamento alemão é que são bons, pk teriam menos despesa - o que duvido - então pk não advogar e acelerar o regresso do nazi-fascismo , que está em marcha ?
Se o problema é a despesa, pk não defender os herdeiros de Hitler e o nazi-fascismo ? Um ditador, sem gastos em eleições. Porra, todo este "fado p'ró ceguinho" cansa !
Ah! E com mão de obra barata para Krupps e Siemens e Schindler's e demais grande capital alemão que foi apoiado pelo da Grã-Bretanha, da França, da Itália, do Japão ....
Com os campos de extermínio, com aproveitamento/reciclagem dos cabelos para almofadas, dos dentes de ouro para barras depositadas em bancos, como no de Portugal no tempo de Salazar, e a gordura para sabonetes e a pele com tatuagens para abat-jours e cinzas humanas para estrumar os jardins.
Os senhores, louros de olhos azuis, atléticos, e os sub-humanos destinados à escravidão -. eslavos, em 1º lugar, depois os judeus, negros, amarelos", "latino-americanos", latinos (entre os quias os portugueses), sem esquecer os ciganos. E sobretudo os opositores políticos, comunistas, socialistas, democratas, sindicalistas ..... Tudo sub-humanos, para exterminar, abaixo dos cães de Hitler !
Os EUA, a França e a Grã-Bretanha só declararam guerra a Hitler e ao nazi-fascismo qd se tornou evidente que os "sub-humanos" dos eslavos comunistas soviéticos haviam conseguido derrotar a barbárie nazi-fascista dos "arianos, senhores da terra" após Estalinegrado e Kursk, e que o Exército Vermelho só pararia nas praias de Portugal
Os EUA, a França e a Grã-Bretanha e muitos outros países do chamado "mundo livre das democracias ocidentais" conviveram bem com Salazar e Franco, não por eles serem democratas mas por serem anticomunistas. a URSS não conseguiu que em Nuremberga fosse julgado qualquer grande capitalista, beneficiário do nazi-fascismo, como Krupp
Cansa tanta cegueira, qd após a implosão do bloco socialista - e saber pk implodiu é outra história - o grande capital se sentiu com forças para retomar a barbárie nazi-fascista e dos colonizadores, com homens e mulheres de mão como Merckl, Obama, Sócrates. Paulos, Bush, Blair, Barroso, Aznar, Berlusconni ....
Os patrões de todos estes governantes não querem e dão-se melhor sem partidos, sem parlamentos, sem eleições e, sobretudo, sem comunistas, sem (verdadeiros) socialistas, sem trabalhadores e sem populações organizadas de modo a fazerem-lhes frente. E fazer frente não se confunde com fazer o frete. O que para muitos é mais seguro..
Para eles a Declaração Universal dos Direitos Humanos já é um perigoso documento subversivo, a ser queimada em auto-de-fé inquisitorial.
Determina o seu Artigo 25.º
1. Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda quanto aos serviços sociais necessários, e tem direito à segurança no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou noutros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade.
2. A maternidade e a infância têm direito a ajuda e a assistência especiais. Todas as crianças, nascidas dentro ou fora do matrimónio, gozam da mesma protecção social.
Já a leram na íntegra ?? Está aqui
Mas podem passear pelo site. Aproveitem enquanto podem http://www.dhnet.org.br/direitos/
Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores
Há certo paleio que cansa, cansa pk as pessoas não pensam, pk as pessoas, de boa ou de má fé, atacam o acessório e não conseguem ver o essencial ...
Porque se o Governo alemão e o parlamento alemão é que são bons, pk teriam menos despesa - o que duvido - então pk não advogar o regresso do nazi-fascismo que está em marcha ? Porque não substituir a Internacional ou a 9ª Sinfonia de Beethoven e, sobretudo, Grândola Vila Morena por Deutschland über alles ?

26 de março de 2015     · 

Um jornal diário de Luanda cujo nome não registei costumava publicar as fotos dos melhores alunos do Salvador Correia, com uma breve biografia. Não fui colunável, embora tivesse terminado Letras com 13 valores e reprovado a Ciências. Entre a papelada encontrei estes recortes de colegas meus, todos eles naturais de Luanda, excepto o Oliveira Gama. Todos eles, haviam terminado o 5º ano. De cima para baixo e da esquerda para a direita, são eles:

Herculano Araújo da Silva, Marcolino António Pinto de Meireles, Nelson Rangel Pereira Duarte, Rui Filipe Matos de Martins Ramos (tb na foto pequena), Fernando Carneiro de Oliveira Gama, e António Maria Amaro Monteiro

26 de março de 2015  ·   · 

em luanda, a pose de estudante

~~~~~~~~~~

  Suzete Chaveiro

Estudante, Aplicado !!!!

10 a

Victor Barroso Nogueira

Tens aqui outra, Suzete Chaveiro 😛                 


Caala (antiga Vila Robert Williams) (Huambo, antiga Nova Lisboa) - Férias Grandes de 1965 - Foto MENS

Victor Barroso Nogueira

mas em évoraburgomedieval ninguém me fotografou a estudar, apesar das tardes no arcada ou no portugal Suzete Chaveiro LOL

10 a

Suzete Chaveiro

Olha a novidade !!!!! Aqui tinhas muito mais que fazer ..... Mas tambem atingiste o objetivo pelo qual vieste para cá, ou não? Portanto, tudo é preciso na vida ... Tudo faz parte da vida .... Beijinhos

10 a

Victor Barroso Nogueira

Suzete Chaveiro O que eu quero dizer é que me parece que na altura e do grupo do arcada apenas eu teria uma maquineta fotográfica, as fotos eram caras e o dinheiro não chegava para tudo. Mas ainda tirei algumas fotos à malta, que se encontram no meu album sobre a malta do isese em evoraburgomedieval 😛

10 a

Editado

Maria Célia Correia Coelho

Estudante aplicado!!! 🙂

10 a

os andores e os andares
Parado
sem andor
na beira.rio sorrio
com frio
e
sem calor
nem verdor
de ardor
o andor
vazio
No andar
- o nono -
andarilho sem andar
um mono
em sarilho
Paço de Arcos 2017.03-26

26 de março de 2016  · 

  Gravura - Escher   - TEXTOS de vn SOBRE A PÁSCOA

Nem sempre  o projectado se concretiza e, apesar de todos os meus propósitos, ainda não foi este ano que em tempo de Páscoa regressei à aldeia minhota de Goios, terra natal do meu avô materno, apesar de há dois ou três anos e ao fim de décadas - numa estadia no Mindelo - ter reencontrado os meus primos e conhecido outros, família que me recebeu e acolheu de portas abertas, como era a casa dos meus pais em Luanda e como é a minha neste Portugal à beira-mar "prantado".

A Páscoa é uma festa "religiosa" que apenas tem significado para os Cristãos e para os Judeus, cada vez mais transformada em mais uma época de facturação mercantil. 

Remeto para um texto de memórias  Goios - a Páscoa numa aldeia minhota (1963 e 1974)

 e para uma reflexão num dos meus primeiros poemas, escrito nos primeiros anos do meu exílio em évoraburgomedieval  - 6ª FEIRA SANTA 

Que as amêndoas sejam doces e o folar apetitoso, com cabrito ou borrego assado.

26 de março de 2017  · 

Já não me lembrava desta foto, de que publico este pormenor, tirada por um fotógrafo ambulante no Jardim Zoológico de Lisboa em Agosto de 1999. Ao meu lado a minha tia Maria Luísa em cujo espólio a encontrámos.

 26 de março de 2018  · 

setúbal - auto-retrato em 2018.03.28 - O postal na prateleira é humorístico, duma série com aqueles dois personagens em situações variadas.  Ele tem parecenças com o meu pai e retrata a relação mútua dele com a minha mãe, neste caso ambos na praia, ela zangada com ele e ele "alheado" de costas voltadas e ouvindo música. Ofereci um a cada um deles: o meu pai achou montes de piada mas a minha mãe zangou-se comigo, pois entendeu que estava  a ser ridicularizada e o seu sentido do humor desvanecia-se quando lhe parecia que estava a ser posta em causa, contrariamente ao que sucedia com o meu pai que se divertia com os postais e bonecos que eu lhe oferecia.,  Abaixo pode apreciar-se o referido postal


Postal ilustrado da série Holidays in Portugal

26 de março de 2020  · 

foto victor nogueira -  Lisboa  rua Augusta e Arco, com a Estátua de D. José I ao fundo, em 1998.05.05

(...) À tarde o Rui queria ir ao cinema ver o Pimentinha, baseado num miúdo endiabrado personagem da banda desenhada; mas a Susana preferia ver as lojas da Baixa pombalina, para arejar o dinheiro. Prevaleceu a proposta da Susana, que comprou adereços de artesanato em pele e missangas, tendo oferecido ao maninho uma fina pulseira em cabedal.

Com a Rua Augusta fechada ao trânsito automóvel, os passeantes passeiam-se à vontade no longo passeio público, onde personagens variados expõem as suas habilidades. Aqui um presumível grupo de índios da América Latina, todos de igual vestidos, interpretam canções do seu folclore, perante uma pequena multidão à sua volta, fotografando ou embasbacando-se. 

Menos assistência tinha um deficiente físico pintando um quadro com a boca. 

Mais além outra pequena multidão rodeava um velhote com periquitos numa caixa e um plano inclinado, sem que se percebesse que habilidades saíriam dali (talvez estivessem intimidados com a assistência ou ainda em fase de aprendizagem). 

E como não podia deixar de ser, um homem estátua, de palhaço vestido, embora de vez em quando fizesse momices com os olhos para divertir a numerosa assistência. Não deixo de admirar a capacidade destes indivíduos para estarem completamente imóveis, tanto mais quanto eu sou um mosquito eléctrico! 

Ao fundo, junto ao Arco da Rua Augusta, vendia-se artesanato, por pessoal mais limpo e aspecto mais comum do que aquele de ar sujo e maltrapilho que outrora abancava naquele sítio, ao jeito pretensamente hippie.

Hoje não choveu, apesar do tempo trovoadoresco, pelo que acabámos na Praça da Figueira ( )  cheia de gente, na Esplanada dos Irmãos Unidos vizinha da Suiça, mas com pouca variedade de comes e bebes. 

Por lá apareceu um indivíduo, poeta popular, vendendo meia dúzia de poemas em livro de sua autoria, a quem comprámos um exemplar que dedicou à Susana, depois dele e a minha mãe se terem recitado mutuamente poemas das respectivas autorias. De qualquer modo os dele, em conteúdo, não chegam nem de perto nem de longe aos calcanhares do António Aleixo, algarvio, ou do Calafate, setubalense, pois quanto ao estilo são diferentes. (MMA - 1993.08.19)

~~~~~~~~~~

O poeta popular acima referido é Júlio Martins, que autografou-nos o seu livro “Nostalgia Poética”

26 de março de 2022  · 

Foto victor nogueira - Lisboa  (Praça de Londres)  - conjunto escultórico que adornava a fachada do demolido 'Cine-Teatro Monumental', do escultor Euclides Vaz.

26 de março de 2024  · 

Foto victor nogueira - Vila do Conde - Mural BD de Anke_1 Ekna na Avenida Figueiredo Faria  (file981 em 2023)

Este mural já havia sido foto de capa em 2023 03 17 (Foto em 2022 12 09 IMG_1431), mas parcialmente encoberto por um automóvel defronte dele estacionado.

A vida é mesmo assim!!! / A força é interior! - Mural de Anke One Ekna # Goofy ou Pateta, criação dos Estúdios de Walt Disney, e Johnny Bravo, criação de Van Partible.

Goofy{Pateta] é um cão antropomórfico trapalhão, desajeitado, engraçado e bondoso, com um chapéu sui generis.

"Johnny Bravo" é um louro musculoso, egocêntrico e vaidoso. Ele sempre usa óculos escuros (mesmo de noite), e as vezes, outros óculos escuros por baixo, camiseta preta, calça jeans, e um grande topete loiro. Mulherengo, costuma ser rejeitado por quase todas as garotas que tenta conquistar por sua estupidez e modos desagradáveis. Ainda mora com a mãe, Bunny, que sempre está disposta a protegê-lo. Johnny acha Cacá muito chato e está sempre tentando evitá-lo - embora muitas vezes tente usar da ingenuidade e da genialidade de seu amigo. Sua vizinha é a pequena Suzy.» (Wikipedia)