* Victor Nogueira
20 de março de 2020 ·
foto victor nogueira - Alcobaça Mosteiro panteão real 1998 02 22
A Monarquia tem vários panteões régios: Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra, Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha, Mosteiro dos Jerónimos e Mosteiro de São Vicente de Fora, estes dois em Lisboa. Na foto, o Panteão Régio do Mosteiro de Alcobaça.
20 de março de 2020 ·
efabular - melhor ou pior - está ao alcance de qualquer um/a !
20 de março de 2022 ·
Depois do gélido e pluvioso Inverno, começa o baile da Primavera. Mas foram límpidos e quase sem chuva ou neve os dias que antecederam este em que escrevo. Jornada esta em que insolitamente ouvi a chuva bater na placa de cobertura do prédio, mesmo por cima de mim, o dia cinzentonho para lá da vidraça, as gaivotas planando a rasar o solo, o frio entranhando-se até á medula dos ossos ... Lá em baixo, no parque verde, a maioria das árvores continuam esquálidas, os ramos descarnados erguendo-se figurando como se de uma prece se tratasse, as áleas e a avenida espelhando-se com as águas, os caminhos (quase) vazios de transeuntes.
Tudo é silêncio, salvo o zumbido nos ouvidos e o bate seco e ritmado com o dedilhar das teclas. Por esse mundo fora as guerras continuam, a maioria (quase) esquecidas. Como Salazar e outros que tais diziam e dizem, "o que não é falado, não existe" e "se a televisão diz, então é verdade." Pelo menos a verdade dos "censores" e das "agendas" noticiosas, a verdade que os seus opacos filtros permitem seja como tal (entre)vista.
Hoje a vizinhança esteve silenciosa, sem "generosamente " partilhar comigo, atravessando as paredes, as músicas do seu agrado.
Ficam a "Sagração da Primavera", de Igor Stawinsky
e as "Quatro Estações", de Vivaldi
20 de março de 2023 ·
Estes governantes estão a sofrer de stress post-covidesco ou são efeitos secundários das "vácinas" inoculadas à voz de Comando do Senhor Almirante Gouveia e Melo?
O Senhor Premier Costa, após passear-se por Kiev ao lado de Zelensky, afirma ufano que «"A paz é uma vontade universal, mas todos temos consciência de que essa paz só é possível com a vitória da Ucrânia e a derrota da Rússia"».
O Senhor Premier Costa, mais belicista que os Deuses Hor, Odin, Thor, Ares e Marte, borrifa-se para a Constituição "ignorando" que esta no seu artº 7º determina «Portugal rege-se nas relações internacionais pelos princípios da independência nacional, do respeito dos direitos do homem, dos direitos dos povos, da igualdade entre os Estados, da solução pacífica dos conflitos internacionais, da não ingerência nos assuntos internos dos outros Estados e da cooperação com todos os outros povos para a emancipação e o progresso da humanidade.»
No entretanto, o Senhor Presidente Marcelo de Sousa parece que vai a Kiev entregar pessoalmente a Zelensky a medalha da Ordem da Liberdade,
Para não lhes ficar atrás, ufano, o Senhor Cravinho das argoladas incha a magra peitaça e declara garbosamente que fiel às suas assinaturas e compromissos, «Portugal pode deter Putin.»
Mas estaremos a assistir a uma ópera-bufa ou a um espectáculo de "vaudeville"? Portugal prender Putin, depois de nas Lajes servir de porteiro e mordomo a Bush, Aznar & Blair na farsa trágica que precedeu a invasão e destruição do Iraque, que terá tido a ousadia de pensar trocar o dólar pelo €uro?
E Portugal, acompanhado por Ventura, Marcelo, Montenegro e Costa, vai desafiar a Rússia? Prender Putin? E já agora, porque não juntar ao embrulho Biden e Zelensky?
Desafiar a Rússia? Prender Putin, com a voz grossa e de comando dum qualquer Senhor Almirante, recorrendo a Leopardos encostados às boxes, a submarinos de brinquedo e a pedal amarrados ao cais, não vão submergir definitivamente, a lanchas-patrulha presas por arames que nem conseguem interceptar um inocente navio russo oceanográfico e com helicópteros Kamanov, para apagar fogos, arrumados num hangar por falta de peças?!
20 de março de 2024 ·
20 de Março de 2025
Fotos victor nogueira - Monte de Vale Vinagre, em Santo Amador (Moura)
Este era o outro monte dos pais da Celeste (António Gato e Maria da Conceição), pequenos seareiros, na altura já desabitado, pois o Manuel e a Antolina, que o exploravam, haviam resolvido viver na aldeia de Santo Amador.. Nestas fotos figura o Fiat da minha mãe, numa das suas inúmeras viagens em Portugal. Contava a Celeste que atravessava o campo de botas, enlameado no inverno, até à estrada, onde as descalçava e apanhava a camioneta para a vila (Moura), onde frequentava o ensino liceal.
Sem comentários:
Enviar um comentário