Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 30 de março de 2025

Letras empilhadas, ano após ano, em Março 30, (re)colhidas em 2025

 * Victor Nogueira

30 de março de 2013  

CLICAR EM 6ª feira Santa  

 Belmira Patrício

Jesus de Nazaré, era incómodo, foi assassinado, o resto são estórias (digo eu...), ❤ Palestina ❤

12 a

Sofia Champlon de Barros

Belo e imagintaivo. Muito bom, este teu texto, Victor Nogueira 🙂 Beijos.

12 a

Margarida Piloto Garcia

Boa Páscoa amigo, ou bom fim de seman festivo conforme queiras. Vou voltar para reler e comentar com mais propriedade,

12 aIsabel Maria

Gostei da tua Epístola!!!mas à 2000 mil anos o Coelho ainda não era nascido...

12 a

Odete Maria Botelho

Fiquei apaixonada por este texto..todas as palavras que Jesus proferiu foram assassinadas...Feliz Domingo de Páscoa amigo..Beijinhos<3 ❤

12 a

Maria Jorgete Teixeira

Pensei que era atual, o texto, não era...pois ele tem a ironia e a lucidez de um ser adulto, sarcástico e amargo às vezes, mas de vez em quando sensível, ou sempre sensível, porque o sarcasmo é fruto da sensibilidade também... partindo da figura de Cristo, dá a volta ao catolicismo, com todos os seus atropelos, hipocrisias, repressões...entendo tudo e tudo aceito como acertado, embora me fascine a parte do homem, ainda que (re)criada pelo próprio ao longo dos tempos...bjs ❤

12 a                         


30 de março de 2013

CLICAR EM   Goios - a Páscoa numa aldeia minhota (1974)

 Maria Márcia Marques

Como as recordações fazem bem à alma....fazem, também, visualizar os rituais que aconteciam em quase todas as casas deste País, de brandos costumes e onde a religiosidade se decretava nas famílias ditas de bem....

12 a

Belmira Patrício

memórias... grata amigo.

12 a

Margarida Piloto Garcia

Como sempre extasiada, eu diria mesmo, extasiadíssima com estas crónicas. Dariam por certo longas conversas. Tanta história de vida, tão bem descrita e relembrada! Quanto ao livro de viagens...que pecado Victor, o mesmo não ser dado à luz.

12 a

Joaquim Carmo

... por terras onde "a tradição ainda é o que era"! Feliz Páscoa, Victor! Abraço

12 a

Manela Pinto

reli gosto destes registos de vida

12 a

Maria Rodrigues

(Y) lindo as coisas antigas tinham outro significado,adorei vêr

12 a

30 de março de 2013  · 

Foto Victor Nogueira - Setúbal - estuário do rio sado

~~~~~~~~~~

Manuela Vieira da Silva

Bonito. Mas tenho duvidas onde colocar a cabeça da ave, se do lado direito ou do esquerdo Se for do lado direito mais parece um pato, se do lado esquerdo uma ave de amplas asas 🙂.      


                  

30 de março de 2014  · 

Kirk era sargento no 7º Regimento de Cavalaria dos EUA,  que no post Guerra Civil é forçado a participar no massacre de Ameríndios. Por isso deserta e passa a criador de cavalos, com amigos como Maha, um indiozito sobrevivente duma tribo massacrada, El Corto, um regenerado ladrão de cavalos, e Forbes, um médico que fora alcoólico, o “narrador” das histórias. São personagens como que à margem, no mundo que os rodeia. Essencialmente um “homem bom”, Kirk caracteriza-se pela tolerância e humanismo, mesmo para com os seus inimigos.

Criada pelo argentino Héctor Germán Oesterheld, o seu 1º desenhador foi Hugo Pratt, sendo posteriormente ilustrada por outros.

30 de março de 2014  · 


Bem-aventurados os pobres, em mansidão, porque deles será o reino dos céus, sentados à direita de Deus_Pai Todo Poderoso, depois do Inferno na Terra, que os redime das luxurias dos ricos, os tais que descerão às profundas dos infernos sem passarem pelo buraco da agulha depois de terem gozado com maior ou menor soberba o paraíso na terra.

em tempo - depois de séculos a ameaçarem os pecadores e os ricos (m/f) com o fogo do inferno, João Paulo II afirmou que o inferno não existe. E esta, hein !? Ah!  Mas logo o seu sucessor, Bento XVI,   afirmou que o inferno é um local físico que existe e não está vazio, ao contrário do que seu antecessor, João Paulo II, dizia. "O inferno, de que se fala pouco neste tempo, existe e é eterno", já havia afirmado o pontíficie.. Sendo assim .. a  infalibilidade papal, que é feito dela ?

~~~~~~~~~~
Francisco Gentil Apolónio
Pois! Mas o problema não é lá em cima! É cá em baixo! Como fazer deste planeta o paraíso? Esse é que é o desígnio!!!
11 a
Victor Barroso Nogueira
Pois, menina Margarida Piloto Garcia, esse lapso foi corrigido. Vê lá que nem me apercebera que Bento XVI desmentira o seu antecessor  
11 a
Editado
Margarida Piloto Garcia
🙂
11 a
Victor Barroso Nogueira
Ora, ficou o teu registo para a posteridade, Margarida Piloto Garcia 😛
11 a
Victor Barroso Nogueira
Francisco Gentil Apolonio De acordo. Mas o meu texto é irónico. Os deuses, com ou sem pés de barro, são criações do ser humano, para explicar o "inexplicável" ou para que se gere a "mansidão" 🙂
11 a
Graça Maria Teixeira Pinto
parece-me, Victor, q anda por aí ( Na Igreja...) muito pecado de soberba.😛
12 a
Victor Barroso Nogueira
Francisco Gentil Apolonio De acordo. Mas o meu texto é irónico. Os deuses, com ou sem pés de barro, são criações do ser humano, para explicar o "inexplicável" ou para que se gere a "mansidão" 🙂
11 a
Graça Maria Teixeira Pinto
parece-me, Victor, q anda por aí ( Na Igreja...) muito pecado de soberba.😛
11 a
Maria Amélia Martins
e este Papa até diz que os ateus vão para o Céu...o melhor é nem ligar ao que eles dizem...
11 a
Isabel Lourenço
Anda... anda... Graça Maria Antunes, mas quem anda por aí na igreja não espanta que saiba orações. O meu espanto vai para aqueles que não acreditam, nunca lá vão e proferem 1 infinito numero de mantras durante as 24 horas do dia !!!! Isso é que eu acho estranho.
11 a
Maria João De Sousa
Obrigada, Victor Nogueira! Não acredito nesse "local físico" no Éter a que se convencionou chamar "inferno" e, neste aspecto, não aceito opiniões ou imposições seja de quem for. Pode haver - e há! - quem saiba muito, muitíssimo mais do que eu sobre o que já foi dito, discutido e escrito sobre inferno mas, na realidade, sobre a existência desse local, ninguém sabe mais do que eu própria, tu, a vizinha do lado ou mesmo o meu gato. Ninguém!!!
11 a
Victor Barroso Nogueira
Maria João De Sousa o meu texto é irónico, iconoclasta, desmistificador. 🙁
11 a
Maria João De Sousa
Eu vi, Victor Nogueira! Eu e a minha mania dos pontos de exclamação! Desculpa se ficaste com a impressão de que falava directamente contigo... não era, garanto-te. É a própria afirmação que me provoca este efeito... pareci zangada?
11 a
Maria João De Sousa
Se pareci, foi com a afirmação! Vi bem que o teu texto era irónico, mas a frasezinha já tinha "mexido comigo"...
11 a
Barbara Lima
Dante - e sim, há infra mundos e não deve ser um lugar mas um estado de ser . Imagino que uma prisão super lotada deve ser um infra mundo , assim como imagino que um lugar onde há crianças a brincar e a sorrir seja um tipo de céu , assim como quem sofre de inveja vive num infra mundo assim como quem é muito consumista vive também num infra mundo. Dante colocou como poderia ter colocado isso na época - mas acho que são estados de ser , e claro, buscando por Beatriz, a musa ( os valores da alma) , alcança-se a vitória mesmo que se esteja no pior lugar do inferno . Alma aqui = psiquê e não coisa religiosa.
11 a
Victor Barroso Nogueira
Não interpretei que estivesses zangada, Maria João De Sousa, mas sim que me terias tomado a sério, isto é, como crente no que escrevera. Bjos 🙂
11 a
Maria João De Sousa
Claro que há... por aqui mesmo.
11 a
Rogério V Pereira
Não há enganos, Inferno é este local físico onde estamos!
11 a
Maria João De Sousa
Exactamente! E com o grande capital a espevitar as chamas a cada dia que passa!
11 a
Maria João De Sousa
🙂 Desculpa! Tenho de controlar ,melhor estas minhas "explosões", Victor Nogueira...
11 a
Victor Barroso Nogueira
Oh Maria João De Sousa Nada tens de controlasr aos comentários que me faças. Ai, ai, ai, que me zango LOL
11 a
Maria João De Sousa
🙂 Não zangues!!! 🙂 Pronto, eu continuo a descontrolar-me... mas olha que é mesmo muito raro, embora, como costumo dizer, tenha o coração na ponta dos dedos... 🙂
11 a
Manela Pinto
prantes ja sei k vou parar direitinha ao inferno que mansidao nao tenho nenhuma ahahah
11 a
Victor Barroso Nogueira
António Garrochinho Como dizia o outro "Eu graças a Deus sou ateu" LOL
11 a
                 

30 de março de 2014  · 

foto victor nogueira - colheita da cortiça

~~~~~~~~~~

 Nádia Silva

Dava um belo padrão para tecidos! Hihihi https://www.facebook.com/PanoDeCostura

11 a

Margarida Piloto Garcia

A foto está espectacular.

11 a

Maria João De Sousa

É muito bonit, a imagem que obtiveste nessa perspectiva, Victor Nogueira! Obrigada!

11 a

João Parelho

Era uma riqueza do País e agora está no bolso de alguns

11 a

Milu Vizinho

Que bonita foto, está espectacular. Camarada Victor Nogueira, Bj...(Y)

11 a

Rogério V Pereira

Quando se despe o sobreiro e empilham as pranchas, no montado, é tal e qual o que nos é mostrado! 🙂

11 a

Maria Odete Gaspar Fernandes

Mas andam a pagar misérias aos produtores.... de tão bom produto.

11 a

Madalena Fialho

Só lamento não ser minha!!!!!!!!!!!!!!!

10 a

Judite Faquinha

Aqui está a cortiça tirada ainda em bruto, depois é que são formadas as pilhas, onde, nos anos 70 era molhada para ficarem mais juntas... para ficarem protegidas do mau tempo!!! eram pilhas enormes... eu ia com o meu pai, que ele era comprador e ia ver,as pilhas e eu ia com ele!!! Eu corri quase todas as herdades do Alentejo e Ribatejo. É lindo este trabalho!!! Obrigada camarada Victor por tão bela foto!!! Feliz noite bjitos.❤

10 a

Luciano De Lucio

so de imaginar,as garrafas de vinhos que serao fechadas por essas obras da natureza da agua na boca

10 a   

30 de março de 2019  · 

de sábado para domingo, não esquecer -  adiantar uma hora

30 de março de 2020  · 

Foto victor nogueira - Lisboa    estação de metro do Chiado 1998 05 05  

Esta estação fica nas profundezas da terra, lá muito em baixo, com acesso por intermináveis escadas rolantes.

30 de março de 2021  · 

foto victor nogueira - sombra despida (Setúbal, Avenida Nennto Jesus Caraça=

30 de março de 2022  · 

Foto victor nogueira  - Setúbal e a Praça de Bocage (antigo Largo do Sapal), com a estátua do poeta Elmano Sadino e os Paços do Concelho. a long tima ago

30 de março de 2024  · 

Foto victor nogueira -  ponte Vasco da Gama, sentido  Norte / Sul  (2023 Verão file372)

Normalmente as pontes têm um traçado rectilínio, mas não esta que, atravessando o Rio Tejo, liga Alcochete e Lisboa, com uma ampla curvatura. 

Com os seus 12,3 km de comprimento é a  segunda mais longa da Europa, após a Ponte da Crimeia, e uma das mais extensas do mundo. Foi inaugurada em 29 de março de 1998, dois meses antes da abertura da Exposição Mundial (Expo '98), comemorando simultaneamente os 500 anos da chegada de Vasco da Gama à Índia, em maio de 1498.

Fotos victor nogueira - Castelo de Vila da Feira (Santa Maria da Feira) (rolo 370 - 1998 09 11) - Penedono - Castelo e pelourinho (rolo 438 - 1999 10 31)

O de Vila da Feira é muito maior que o de Penedono, mas ambos, com os seus torreões, parecem ser um dos representados em contos de fadas, como os popularizados pelos filmes animados dos Estúdios de Walt Disney. Mas outro aspecto os distingue. O da Feira fica lá no alto duma colina, hoje arborizada, enquanto que o de Penedono ergue-se numa pequena massa rochosa, pouco acima da planura.

As minhas notas no dia em que o visitei registam: «Santa Maria da Feira Castelo lá no cimo da encosta arborizada, frondosa, onde as pessoas deambulam calmamente. No sopé, no Rossio onde outrora se realizava a feira medieval, uma igreja e convento do Elói lá em cima, com acesso por ampla escadaria, com fontanário e cruzeiro cá em baixo. Neste Rossio arborizado se realiza uma importante romaria, a Festa das Fogaças. Aqui se situa um espigueiro junto ao Orfeão da Feira e um quiosque de ferro verde.

O "centro histórico" é pequeno, com uma rua pedonal e um largo com fonte a meio e edifício brasonado, onde também se situa o da Câmara: claro que falamos da Rua Direita e da Praça Velha. » Segundo as minhas Notas de Viagens estive nesta povoação por três vezes: 1998 06 14, 1998 09 12 e 1999 08 25.

Sobre Penedono anotei em 1999 10 31: «Vila medieval, donde era o Magriço dos Doze de Inglaterra. Fotos ao pelourinho e ao castelo; o nevoeiro cerrado não dá para deambularmos pela vila. Foto a interior de igreja.»

Sem comentários: