* Victor Nogueira
17 de março de 2019 ·
foto victor nogueira - cão agasalhado na rua da batalha do viso, em setúbal (2018.02.17)
17 de março de 2020 ·
foto m. luísa cf - nas piscinas de évora, em 1973 12
1968
Que mais tem ela? Meia dúzia de jardins. As melhores piscinas da Península. Um Salão Central Eborense". Que dá sessões cinematográficas diariamente (à 6ª feira o filme é português) Um teatro (o Garcia de Resende) que em dois meses abriu para apresentar um concerto, uma peça de teatro ("D. Quixote", pelo Teatro Experimental de Cascais) e uma ópera ("Rigoletto", pela Companhia do Trindade). Um espectáculo de cada.
Cinema, café, Praça do Giraldo, casas e pouco mais. O que há para fazer. As perspectivas para as miúdas são mais negras. (JCF - 1968.12.26)
1969
Um outro aspecto das piscinas de Évora. Do lado esquerdo, o parque infantil, bastante interessante. Como não podia deixar de ser, já entrei no avião, que está muito estragado por dentro. Creio que foi transporte de paraquedistas.
Claro que não há nada que chegue a uma praia batida pelas ondas. Mas temos de contentar-nos com a prata da casa. (ECF 1969.06.17)
Que tenho feito? Andado por aí. Ir ao Instituto ouvir uns tipos a vomitarem sabedoria, uns, ignorância, outros, presunção, alguns. Vender folhas atrás do balcão da Associação de Estudantes. Ir bissemanalmente às piscinas [cobertas] nadar. Ouvir música, de rádio, pois o gira discos avariou-se. Andar por aí. Ler. Aborrecer-me. Desesperar-me. Angustiar-me. Mas,... que interessa isto?! Respiro, como, ando. Estou vivo! O resto, hum! o resto são cantigas. (MLF - 1969.02.23)
Finalmente e já não era sem tempo, parece ter chegado o verão. Embora não esteja calor, o céu está azul, com alvos flocos de núvens aqui e além. As piscinas, uma das coisas boas que esta terriola possui, serão uma tentação na época de exames que atravessamos. (...) (MLF - 1969.06.17)
Eis aqui um dos locais mais aprazíveis do burgo. Ao fundo, a cidade onde se destacam as torres da Sé. Em 1º plano, parte do parque que se vê no outro postal. Depois, as diversas piscinas, desde a infantil até à dos saltos, passando pela olímpica. No edifício ao lado direito ficam um bar, os balneários e a piscina de inverno.
O edifício mastodôndico é o Testro Garcia de Resende. A seta indica o local onde fica o Instituto, junto à Sé. (MLCF 1969.06.17)
Évora, piscinas municipais – Tenho saudades da praia.(…) Recebi uma amável carta da Maria Arnalda convidando-me para um fim.de
semana [na Figueira da Foz]. Ainda não decidi onde passarei as férias. Talvez vá com os finalistas [do ISESE] a uma viagem de estudo por Portugal (NSF 1969.11.27)
1970
Évora, Piscinas Municipais - Eis o Paraíso Eborense nestes dias de calor: cúmulo do azar: apanhei uma valentíssima gripe, insuportável. Remédio: doses maciças de antigripais. (NSF 1970.07.21)
A minha gripe não era afinal gripe, mas sim excesso de sol nas piscinas e correntes de ar. Fui ao médico que me receitou uma farmácia. (NSF 1970.07.29)
1971
Inaugurei hoje a minha época de piscinas. O tempo está quente e a água, embora fria, é agradável. (1971.06.17 - ?)
1973
(...) Na varanda das piscinas, em Évora, às 15:30. Está um dia quentemente abafado; nas ruas muitas saudações dos "amigos" e conhecidos que passam. Na boca um sabor amargo e de náusea. Detesto Évora. Pronto. Já disse. Poderei algum dia apreciar a beleza de Évora ? (MCG - 1973.09.07)
1980
É tempo de verão e para os eborenses a piscina é a “praia”.(JJCF 1980.06.28)
17 de março de 2021 ·
100 Mil Anos de Lutas Mil - Maxim Gorki, Victor Hugo, José Saramago e Soeiro Pereira Gomes
17 de março de 2021
"O Panorama", no século XIX
Num alfarrabista comprei em tempos 2 volumes encadernados com a Revista Panorama, relativos a 1841 e 1842. Depois fui em busca dela na internet e na Hemeroteca Digital de Lisboa verifiquei que todos os números se encontram digitalizados, assim como de outras revistas dos séculos XIX e XX, tais como "Illustração Portuguesa" (1903-1923), com magníficas fotos, "Brasil-Portugal" (1899-1914), "O Ocidente" (1877-1915) e, de Rafael Bordalo Pinheiro, a humorística "António Maria" (1879-1899). Um regalo folheá-las, mesmo que virtualmente, podendo fazer-se o download integral da totalidade de qualquer delas.
Aqui fica o endereço para uma visita. Deliciem-se. http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/COLECC%C3%83O.htm
As gravuras desta nota foram extraídas dos volumes que adquiridra no alfarrabista. São gravuras e não fotos, que nessa altura a fotografia ainda não fora inventada e disso veio a beneficiar a "Illustração", onde publicava
Joshua Benoliel , um dos primeiros foto-repórteres. Mas o interesse é ver em "O Panorama" como eram em 1841/1842 monumentos que hoje têm outro aspecto.
Continua em "O Panorama", no século XIX
17 de março de 2023 ·
Tendo em conta a degradação das condições de vida dos trabalhadores, reformados, pensionistas e suas famílias, a ausência de respostas aos problemas e a necessidade de fazer convergir a luta desenvolvida e em desenvolvimento, e tendo como base o conjunto das reivindicações, a CGTP-IN decidiu convocar uma Manifestação Nacional em Lisboa, no dia 18 de Março, com o lema “Todos a Lisboa! Aumento geral dos salários e pensões – emergência nacional!”
É possível viver melhor no nosso país. Os trabalhadores exigem a regulação dos preços dos bens essenciais e medidas que impeçam o aumento das rendas e das prestações dos empréstimos à habitação.
17 de março de 2023 ·Foto victor nogueira - Vila do Conde grafito (2022 12 09 IMG_1431) - Av. Figueiredo Faria - A vida é mesmo assim!!! / A força é interior! - Mural de Anke One Ekna # Goofy ou Pateta, criação dos Estúdios de Walt Disney, e Johnny Bravo, criação de Van Partible.
Goofy é um cão antropomórfico trapalhão, desajeitado, engraçado e bondoso, com um chapéu sui generis.
"Johnny Bravo é um louro musculoso, egocêntrico e vaidoso. Ele sempre usa óculos escuros (mesmo de noite), e as vezes, outros óculos escuros por baixo, camiseta preta, calça jeans, e um grande topete loiro. Mulherengo, costuma ser rejeitado por quase todas as garotas que tenta conquistar por sua estupidez e modos desagradáveis. Ainda mora com a mãe, Bunny, que sempre está disposto a protegê-lo. Johnny acha Cacá muito chato e está sempre tentando evitá-lo - embora muitas vezes tente usar da ingenuidade e da genialidade de seu amigo. Sua vizinha é a pequena Suzy.» (Wikipedia)
17 de março de 2024 ·
Foto victor nogueira - Leça do Balio - mural dum conjunto de nove dedicados ao "Caminho [português] de Santiago" (2024 02 24 IMG_4200)
O mural desta foto faz parte dum conjunto de murais (e histórias) que representam nove etapas do Caminho português de Santiago, executados em 2022 por dois artistas: a galega Lula Goce e o português Daniel Eime.
Este mural retrata Ana Matos, mais conhecida como Capicua, rapper e escritora natural do Porto. Pode ser encontrada na Rua de Recarei 883, em Leça do Balio, Matosinhos
Esta iniciativa, conhecida como “As Estrelas do Caminho” teve início em 2021 (inicialmente com 140 quilómetros), sendo uma a exposição ao ar livre que se estende-se actualmente por 230 quilómetros, incluindo o Caminho Português, entre o Porto e Santiago de Compostela.
O percurso tem paragens em Matosinhos, Barcelos, Ponte de Lima e Rubiães. O percurso em Espanha, está assinalado em Padrón, Caldas de Reis, Pontevedra, O Porriño e Tui.
Nas proximidades de cada mural foi colocado um marco, com informação detalhada sobre cada pessoa retratada.
A exposição de arte é uma iniciativa da cervejaria Estrella Galicia.
Sem comentários:
Enviar um comentário