Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 23 de março de 2025

Letras empilhadas, ano após ano, em Março 23, (re)colhidas em 2025

* Victor Nogueira

23 de março de 2012  · 


Volpedo - o 4º Estado

Victor Barroso Nogueira

Força Portugal. Força Portugueses e Portuguesas Força Cidadãos e Cidadãs com os pés na terra e que contra forças e marés lutam pelo Futuro que nos querem tirar


23 de março de 2012  · 

A LIBERDADE NO FACEBOOK

De repente, para poder publicar,  o facebook passa a exigir-me o preenchimento de palavras de controle cada vez mais difíceis de "ler" e reproduzir - 1º passo para o bloqueio até ao fecho compulsivo da conta. Concluo pois que há sítios e palavras que automáticamente fazem disparar a censura. GREVE e VIOLÊNCIA serão dessas PALAVRAS SUBVESIVAS que ofendem a consciência bla bla ... Já leram o código de conduta do FB ? Então leiam-no

23 de março de 2013  · 

Foto Victor Nogueira - nascer do sol em setúbal, visto da casa onde moro, no cimo duma torre no alto duma encosta

~~~~~~~~~~

Thatalyscal Scaldelai

Muito lindo!!!Boa noite amigo Victor! 🙂

12 a

Maria Célia Correia Coelho

Victor, que foto linda e invulgar!

12 a

Ana Maria Madail

Lindo!!! Esta foto é uma maravilha.... Tenha um dia maravilhoso...

12 a

Manuela Vieira da Silva

Bom dia, Victor Nogueira. Alvorada nos olhos doirados de promessa de luz. Lindo!!

12 a

Graça Maria Teixeira Pinto

Bela foto! Obrigada, Victor!

12 a

Margarida Piloto Garcia

Um nascer do sol belo mas um pouco dantesco, quiçá a preconizar mais um dia de chuva.

12 a

Maria Jorgete Teixeira

gosto desta foto, é tudo o que posso dizer...

12 a

Deolinda F. Mesquita

Belo nascer de sol, obrigada Victor Nogueira,

12 a

Judite Faquinha

BELO NESCER DO SOL!!! OBBRIGADO VICTOR. BJS.

12 a

Manuela Miranda

lindissimo o nascer, eu vejo o por do sol, e quase só se fala no por do Sol, mas o nascer não é menos bonito obrigada Amigo Parabéns beijinhos

12 a   

23 de março de 2014  · 

Vou apanhar sol. Quem  vier a tempo - hoje - é meu convidado para lanchar - sem tretas - ali no café Bandarra, no cimo das escarpas de s. nicolau, com a serra e o estuário e setúbal e tróia e o mar-oceano como fundo. Basta telefonarem-me, avisando.  😛

~~~~~~~~~~

 Victor Barroso Nogueira

de tretas está a região de lisboa e setúbal cheia, salvo 2 ou 3 excepções que confirmam a regra Manarminda 

nops não devo beber coca-cola e das outras colas não gosto 😛

as arrumações em casa têm de ser feitas por mim ou sob minha orientação

7up só com cerveja sem alcool, mas tb tem açúcar e eu sou por natureza alérgico ao "açúcar" LOL

bem, vou continuar a trabucar, que tenho 2 artigos para escrever até ao fim do mês e pesquisas para fazer. Bjos, peste do senhor da pedra LOL Ainda tenho de ir mostrar-te o santuério aí ao pé da tua casa 😛

o santuário do senhor da pedra tem um frondoso bosque e um parque de merendas para além de ficar à beira ribeira, salvo erro do jamor

11 a

Graça Maria Teixeira Pinto

Esta foto é surreal. Parabéns, Victor!

12 a

Lena Carapucinha

O Vitor, reside em Serúbal ?????

12 a

Clara Roque Esteves

Mais uma vez te digo que fico com " inveja" cada vez que vejo uma das tuas imagens feitas a partir da tua casa. Faz-me falta acordar ou adormecer vendo mar ou rio. Nesta minha selva de betão sufoca-se entre janelas. Belas imagens. Um beijinho.

12 a

Victor Barroso Nogueira

Sim, moro em setúbal. Pk, Lena Carapucinha ?

12 a

Lena Carapucinha

Perguntei, porque pensei que morava em Faro. Desculpe se fui indiscreta, não foi minha intensão.

12 a

Lena Carapucinha

Vitor Nogueira, peço deseculpas, mas há aqui um lapso, Eu tenho como Amigo no meu Perfil outro Vitor que é de Faro. Está a acontecer algo que não estou a entender, porque este comentário não era para si ... as minhas desculpas.

12 a

Victor Barroso Nogueira

ó Lena Carapucinha Não foste indiscreta ! A informação de que moro em setúbal esta na foto e no meu perfil no facebook. 🙂

12 a

Lena Carapucinha

pois, eu já vi, mas não o tenho como amigo, no meu perfil. Eu falava com o Vitor Correia de Faro .... grande confusão, não sei como me apareceu o seu perfil .. 🙂 Bom Dia e Boa semana !!!

12 a

Isabel Dias Alçada

Magnifica imagem, obrigado amigo por esta bela partilha, beijinhos

12 a

Victor Barroso Nogueira

Lena Carapucinha Eu partilhei esta foto com o Vítor Vitor Correia que está em Faro e tu viste-la no mural dele mas, ao falares com ele, a conversa aparece na minha foto e na minha página. 🙂

12 a

Lena Carapucinha

Ah, ainda bem, assim fica tudo esclarecido 🙂 Sempre há uma explicação ... eheh Obrigada !

12 a

Belmira Patrício

amanheceres... 🙂

12 a

Clara Roque Esteves

BOA!!!!Uma magnífica imagem.

11 a

Judite Faquinha

É lindo o nascer do sol... adorei Victor bjs.

11 a   

23 de março de 2015  · 

Foto de familia - Luanda - avenida da praia do bispo, nº 40 / 42 - Conjuntamente com o do Cruzeiro, este era um dos bairros residenciais do Estado para funcionários públicos. Defronte ficavam a baía e a ilha do cabo e para lá destas o oceano atlântico e o brasil.

RAÍZES

...."Maianga Maianga… Ver mais   RAÍZES


23 de março de 2017  · 

foto victor nogueira - Oeiras - Igreja de S. Julião da Barra, na Avenida D. João I

Decididamente não gosto da arquitectua exterior dste templo religiosos, que se assemelha vagamente aos açorianos


23 de março de 2020

Foto victor nogueira   Caneças - caixa de alarme dos bombeiros - 1999 07 10

«CANEÇAS - Conhecida pela sua água e lavadeiras, estas do tempo em que vinham à cidade trazer a roupa lavada e levar a suja da burguesia, no tempo em que não havia máquinas de lavar.

A  povoação tem algumas quintas, muitos fontanários e um imponente aqueduto. Para o arborizado largo da igreja matriz dão algumas quintas» (NOTAS DE VIAGENS - 1999.07.10)

As lavadeiras de Caneças ficaram imortalizadas no filme de Chianca de Garcia "Aldeia da Roupa Branca", protagonizado por Beatriz Costa, uma comédia de época, de meados de 1900.

Uma quadra popular retrata as lavadeiras de Caneças: "Mê ofício é lavadeira

Mê amor é aguadeiro
Ele vai vender a água
Eu vou entregar a roupa
Para trazer o dinheiro"

23 de Março de 2021

e de repente é como se todas as estrelas se apagassem

Bem sei que os textos longos são ilegíveis para a maioria embrenhada no fastfoodwritereadanddiscard. Mas eu sou incorrigível, não reciclável, um caso completamente perdido. Bem sei também que "alguéns" dirão - com certa razão - que nas últimas semanas quase não me tenho pronunciado sobre a maioria do que partilham comigo, nem publicado no meu blog Ao Sabor do Olhar (1). É certo. Mas ... nem sempre os amigos estão prontos, nos tormentos ! Porque em verdade vos digo: cada um de nós é apenas ele próprio e a sua boa ou má circunstância !



23 de março de 2022  · 

Foto victor nogueira -Penedono - Castelo e pelourinho (Rolo 438 - 1999 10 31) 

De Sernancelhe para Penedono não se vêm casas, só terrenos arborizados; a estrada é uma linha recta. Fazemos um desvio para Antas e a estrada é como em Monsanto e Sortelha, com enormes pedregulhos (...) A caminho de Penedono caiu um intenso e cerrado nevoeiro. 

Penedono, vila medieval, donde era o Magriço dos doze de Inglaterra.  Fotos ao pelourinho e ao castelo; o nevoeiro cerrado não dá  para deambularmos pela vila. Foto a interior de igreja. É esbelto e minúsculo este castelo, com uma exígua praça de armas, erguido sobre um pequeno afloramento rochoso, tendo o pelourinho defronte. (Notas de Viagens 1999 10 31)

23 de março de 2024  · 

Fotos victor nogueira (montagem) - Vila do Conde, mural na Rua Afonso Costa, presumivelmente executado por   Anke_1 Ekna, em (2023 file964 e file966) "Bom S. João!" e "Tou com tempo para ti!!"

Sem comentários: