Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 18 de agosto de 2007

Maneira de poupar dinheiro ...

* Victor Nogueira

.

... sem ir ao psiquiatra ou psicólogo. Espero que nada aí, mesmo que seja mentira, me seja desfavorável. Se assim for, «juro mesmo (menino ou patrão ou senhora) sangue de Cristo morra aqui mesmo se for mentira», como diziam os negros em Luanda, passando a mão pela garganta como quem se degola, terminando com uma cruz encerrada num círculo, desenho feito com o indicador na areia!

Your Birthdate: January 5

.


You have many talents, and you are great at sharing those talents with others.
Most people would be jealous of your clever intellect, but you're just too likeable to elicit jealousy.
Progressive and original, you're usually thinking up cutting edge ideas.
Quick witted and fast thinking, you have difficulty finding new challenges.

Your strength: Your superhuman brainpower

Your weakness: Your susceptibility to boredom

Your power color: Tangerine

Your power symbol: Ace

Your power month: May
.
.
NOTA - Alguém me traduz isso aí em cima? Dalgumas palavras não sei o significado e não tenho o dicionário à mão ! Mas já agora, tomem nota da data, pois é sempre agradável receber felicitações no dia de aniversário ou mesmo algum convite. O mès mais favorável Maio? Que aconteceu em Maio? A 29 nasceu o meu irmão mais novo e no dia 5 fazia anos a mãe dos meus filhos. Os Horóscopos dizem que no terreno do Amor o Touro e o Capricórnio unem-se para toda a vida, mas a verdade é que ao fim de 10 anos estávamos de malas aviadas, cada um para outro lado.
.
Este teste resulta duma visita a um simpático e bem humorado blog, em misssão de cortesia, chamado Cantinho da Zé que encontram em http://lalage.wordpress.com/ (A publicidade é gratuita, mas vão lá que vale a pena o olhar e a leitura)

4 comentários:

Anónimo disse...

lol só diz coisas positivas, tipo és super inteligente, moderno e simpático.

Anónimo disse...

Ah! E obrigada pelos elogios ao cantinho :)

Kalinka disse...

OLÁ MANO
vim espreitar e gostei de saber tanta coisa: o dia do teu aniversário...e, outras coisas mais. Visitei o outro blog onde vi uma história escrita pela tua filha Susana e...PARABÉNS à Susana, escrevia bem e hoje em dia deve ter muito talento nesta área.
Mas...não consegui comentar lá, por isso, aqui aviso.
BOM DOMINGO.
Hoje deixei uma mensagem falada no teu telefone, será que ouviste?

Falando dos meus netos:
Encontro no amor deles, o brilho que me dá luz, que me dá vida.
Não há amor igual no mundo, julgo
Que tal doçura tenha, tal magia...
O carinho e a ternura deles, são a razão do meu ser.
Neles está todo o fim e o princípio, qual paraíso. A razão do meu próprio coração. Sem eles o mundo é tão escuro, tão negro, tão vazio, tão confuso.
Meus Amores, meus encantos.
O luar entrou pela minha janela
e aqueceu o meu coração,
iluminou a minha alma.

redonda disse...

Vamos lá tentar então uma tradução muito, muito livre, porque também não tenho o dicionário por aqui:

"Você tem muitos talentos e é óptimo a partilhar esses talentos com outros.
Muitas pessoas teriam inveja da sua inteligência, mas você é uma pessoa de quem se gosta demasiado para suscitar inveja
Progressivo e original, você é habitualmente inventivo, cortando (?) ideias de ponta.
Espirituoso e esperto, tem dificuldades em encontrar novos desafios.
A sua força: O seu poder intelectual sobre-humano
A sua fraqueza: A sua susceptibilidade ao aborrecimento.
A sua cor: Tangerina ( - a minha é bem melhor - esta última frase é também minha :)
O seu simbolo de poder: O às.
O seu mês de poder: Maio.

Isto não foi nada fácil, por isso não garanto nada quanto a esta tradução, muito, muito livre :)