Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

segunda-feira, 4 de julho de 2022

Textos em julho 04

 * Victor Nogueira


2022 07 04 - O FUTURO DO AEROPORTO DO MONTIJO OU NÃO SEJAM MALDIZENTES

Fazem um aeroporto anfíbio no Montijo, com as pistas sustentadas por balões quando vierem as inundações. Ou recuperam os hidroaviões, agora que estamos no centenário da travessia do Atlântico por Gago Coutinho e Sacadura Cabral  🙁 Ainda me lembro dos hidroaviões que amaravam na Madeira e do hidroporto fluvial nos Olivais, em Lisboa. Cuidam que o PS(d) não tem visões?

2022 07 04 - Nos romances policiais há uma pergunta recorrente na busca do "criminoso", isto é, "A quem interessa / beneficia (d)o crime?". A quem interessa diminuir desde sempre o PS em benefício do PSD? E duma cajadada matam-se dois coelhos em benefício duma lebre!?

2022 07 04 - Um regresso ao passado que se mantém, no essencial, nas irmanadas governações ps(d)cds, serodiamente remoçada com maiorias absolutas e envilecidos novos actores.


2022 07 04 - Da série Maravilhas das excelsas gestões das privadas, sempre prontas a cortarem nos ovos para fazerem por tuta e meia omeletas de papas e bolos. Depois os pingados gestores e a imprensa voz do dono dizem que a culpa é das greves e da guerra, mas não do inviolável e sacrossanto objectivo do lucro máximo a qualquer preço.! (VN)

~~~~~~~~~~

Diz a notícia que: «Milhares de voos cancelados, companhias aéreas incapazes de encontrar alternativas rápidas para fazer chegar os passageiros aos seus destinos, filas de horas para passar as fronteiras. Esta poderia ser a descrição do aeroporto de Lisboa nos últimos dias, mas é, também, a descrição do que está a acontecer um pouco por toda a Europa.

De Londres a Amesterdão, de Paris a Madrid, de Roma a Bruxelas, o caos está instalado na maioria dos principais aeroportos europeus, numa altura em que o sector da aviação enfrenta dificuldades para retomar a normalidade das operações, depois de a maioria das restrições à mobilidade impostas durante a pandemia ter sido levantada. Falta de trabalhadores, greves e guerra explicam este cenário, que deverá prolongar-se durante as próximas semanas.

(...) Na origem destas disrupções está, essencialmente, a falta de trabalhadores. Para fazer face aos impactos da pandemia de covid-19, as companhias aéreas de todo o mundo reduziram substancialmente os seus quadros de trabalhadores, numa altura em que chegaram a ver as suas operações reduzidas aos serviços estritamente essenciais


2016 07 04 - fotos victor nogueira - painéis de azulejos 1

a maioria destas fotos aindão não estão identificadas, salvo os de Setúbal (registo no Largo de Santo António, numa vivenda contando a vida dum industrial da indústria conserveira e os de "António Jacintho da Fonseca", de "Aguas Ardentes e Licores" e o do demolido Bairro Operário Afonso Costa). O da esquerda em baixo é da Quinta Real de Caxias. Dos não identificados a maioria deve ser em Lisboa.

fotos victor nogueira - painéis de azulejos 2 - da esquerda para a direita e de cima para baixo

Caneças (Odivelas), Lisboa, Amarante, Torres Vedras (armazéns Abel da Fonseca), Leiria, Seixal ,Lisboa (Graça), Arcos de Valdevez,, Arraiolos (Igreja da Misericórdia?), Caxias (quinta real)

~~~~~~~~~~

2013 07 04 - A  farsa continua. RUA COM ELES.

Presidente exigiu permanência de Paulo Portas no Governo

Passos afirmou que foi encontrada "uma fórmula" de garantir a estabilidade do executivo e comprometeu-se a procurar "um reforço" da solução.

2013 07 04 - É verdade que banqueiros e grandes grupos economico financeiros são quem têm mandado através dos manageiros do ps-psd-cds, desde Freitas, Carneiro e Soares  até ao estado "súcial" do "súcialismo" em liberdade, com mais ou menos seguras e sócretinas narrativas de portas abertas com passes de coelho por lebre

É tempo de acabar com o regabofe dos "mercados",  das troikas, dos lucros das privadas, das PPP's, das swaps e da corrupção. É tempo de acabar com as moscas e enterrar definitivamente aquilo de que as moscas se alimentam.

A Constituição prevê o direito de resistencia. TODOS NA RUA PARA PÔ-LOS NA RUA !

ao som da Liberdade, que podes ouvir a seguir




2013 07 04 - a fumaça  e as manobras de bastidores para pescadores de aguas turvas, continuam, com a ajuda de portas, o equilibrista da corda bamba, o homem que vai a todas ! O "poderr" para eles, para os grandes grupos económico-financeiros,  é uma questão de mais "ph".   

* CDS exige mais poder para segurar Governo 

* Pedro Passos Coelho e Paulo Portas voltam a encontrar-se 

na manhã desta quinta-feira.  Cavaco recebe primeiro-ministro às 17h.

Este governo de pedro e paulo está condenado. Está no estertor final. A aposta dos patrões já não é nele. Mais poder a paulo significa dar mais poder a quem está por detrás dele e menos a quem está por detrás de cavaco. É uma desinteligência entre empresários e banqueiros. Os banqueiros e os grandes grupos económico-financeiros que se lixem entre eles e não a nós. Eles que paguem a crise do seu bolso e com as contas off-shore.

TODO Á RUA PARA PÔ-LOS NA RUA é a única solução.


2013 07 04 - Todos à rua para acabar com esta farsa e com estes figurantes mal-amanhados e "trampalineiros". 

A coligação psd-cds que sempre foi um "ajuntamento" entre paulo e pedro está ferida de morte. E a "maturidade" e credibilidade do equilibrista portas está de rastos. E a maioria dos conselheiros do cds - que paulo não consultou - parecem umas baratas tontas no seu próprio funeral. 

Houvesse um pingo de vergonha e de sentido ético e não assistiríamos a estas cortinas de fumo insufladas pelos órgãos de comunicação social. Paulo, que sempre esteve no governo com um pé fora e outro dentro, com a sua própria agenda política e pessoal, teria sido tratado por pedro como moço de fretes e como cônjuge traído (já sócrates usa a mesma narativa, que tb foi a de santana lopes)

Paulo, aproveitando a boleia de gasparino e justificando-se com o mau olhado de miss swapp,  demite-se, Pedro diz que não aceita, Escavaco - um turista acidental de fraco nível - exige que portas continue dentro do governos (mas alguma vez paulo esteve no governo ? Alguém acredita na redenção e conversão na estrada, não de damasco, mas de belém ?)

E o cds – tão trôpego como aníbal - exige que paulo negoceie com pedro e paulo vai negociar e pedro vai a belém apresentar a lista ao notário.  De pedro poderá acreditar-se que é um rapazola a quem deram um carro flamejante cujo depósito não está suficientemente atestado de … cenouras. 

Como pode o  pedrinho do psd  permitir que sendo o cds de paulinho minoritário, isto é, um partido bengala, dite ordens e em público dê bengaladas a quem em votos valia nas eleições mais que o cds ? Ou quer  quem de facto e$tá por detrá$ de paulinho e o apoia obter sem eleições um poder que o eleitorado não lhe deu nem dará ? Porque seguras são neste momento outras apostas !

Mas … que esqueletos tem aníbal no armário que o levam a desempenhar o papel de caturra e de “cavalheiro” de triste figura, mas sem a ingenuidade senil de d. quijote? 

Que “esqueletos” há nos armários de Aníbal, não de Cartago mas de “boliqueima”,  que o impedem de convocar o Conselho de Estado – onde até não há quem seja do pcp ou do bloco ? Que “esqueletos” atormentam o senhor silva segundo jardim que - contra ventos e marés - o levam a embarcar e apadrinhar esta  telenovela pífia ?  Ou será que Aníbal é definitivamente um erro de casting ?

Nesta “cóbóiada” piolhosa, quando é que o público se resolve a mudar o argumento e a correr de vez com os figurantes, trapalhões peritos em “trampalinice” ?

~~~~~~~~~~

2012 07 04Daqui a pouco está aí o Francisco. Aproveitem as horitas para descansar de mim. Bjos às moças e abraços aos moços

E ficam as quadras que a meias eu e a mãe dele fizemos para ele, para o infantário.
Nos Santos Populares
O Francisco no bailinho
da Fonte Nova, ares;
e passinho maneirinho
Correndo, pulando,
Francisco dos leões
Lá na selva buscando
amigos, Campeões
Vai seguindo alegre a festa
Sem arquinho nem balão;
Vai minguando a sesta
Forte é o rugido do leão.
(VN e SN)

2012 07 04 Foto Victor Nogueira - Alvito
No poema que não é meu e acrescentei fala-se da "beleza" do alentejo no antigamente, de novo e em força nas terras e areias de portugal, como se ao outroramente tiivéssemos voltado. E não é sonho mas pesadelo o tempo a que nos querem fazer regressar !
A Vila De Alvito, poema de Raul de Carvalho interpretado por Adriano Correia de Oliveira
A Vila de Alvito
Tem ruas e praças.
Homens e mulheres
E muitas desgraças.
E muitas desgraças.
E muitas desgraças.
A Vila de Alvito
Tem dois Lavradores
Tem muita riqueza
E raros amores.
A Vila de Alvito
Tem uma cruz ao lado
Quem manda na vila
Não lhe dá cuidado.
Não lhe dá cuidado.
Não lhe dá cuidado.
Maltezes ganhões
Sangue misturado
Na Vila de Alvito
É que eu fui criado.


2012 07 04 - Foto Victor Nogueira - Alcácer do Sal, Vale de Guiso, Monte da Arouca / Unidade Colectiva de Produção Soldado Luís - Arrozais e ao fundo, depois de atravessar o Rio Sado, a aldeia de Vale de Guiso (Eva e a professora)

Sem comentários: