Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)
Escrevivendo e Photoandando
No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.
.
Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.
.
Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.
VN
quinta-feira, 21 de julho de 2022
Textos em julho 21
* Victor Nogueira
2022 07 21 - O Gand'a Milhazes, barbudo como mujique acabado de emergir dos Polos, debitando a custo e penosamente a sua verborreia - recorrendo a cábulas escritas - contra o PCP e a Festa do Avante, sem um pingo de honestidade intelectual. Pelo meio fala em carnificinas, em apelos do PCP á Paz que (segundo Milhazes) não passam de enredos para esconder a defesa e apoio do PCP á Guerra, a Putin e ao massacre de milhares de crianças ucranianas, aponta o dedo inquisitorial contra a participação de três ou quatro artistas portugueses (os outros afirma desconhecer quem sejam) e perora contra uma tal artista brasileira que defende os "LCBK, etc, etc" (sic). e perora contra uma tal artista brasileira que defende os "LCBK, etc, etc" (sic) e que por isso, em coerência, não deveria actuar na Quinta da Atalaia, pois, segundo Milhazes, o PCP defende e apoia regimes hediondos e fautores de carnificinas, como o de Putin.
.
É fartar, vilanagem. Em tempos covidescos, ainda vão exigir a proibição da Festa por causa do risco de incêndio ali á beira-Tejo?
.
Para Milhazes, o regime capitalista dos oligarcas da Federação Russa é um regime hediondo, que assassina crianças, criminoso, fautor de carnificinas, que persegue, prende e assassina minorias, como os "LCBK, etc, etc" (sic). Angélicos são Zelensky e os oligarcas ucranianos que suportam idêntico regime capitalista na Ucrânia?
.
Coitado do Milhazes, que não vê nem condena os crimes hediondos do mesmíssimo sistema capitalista dos oligarcas da USA/NATO/aiUé, que ao longo de décadas assassinaram milhões de seres humanos, homens, mulheres e crianças, em África, na Amérlca Latina, em Hiroshima, em Nagaski, na Indonésia, na Coreia, no Vietname, no Camboja, na Jugoslávia, no Afeganistão, na Palestina, no Iemen, na Síria, no Líbano no Iraque ... apadrinhando golpes fascistas em todo o mundo, incluindo contra governos democraticamente eleitos segundo as suas regras!
.
Como disse Kissinger a propósito do Golpe fascista de Pinochet contra o Governo Socialista de Allende: "Não vejo por que tenhamos de esperar e permitir quer um país se torne comunista devido á irresponsabilidade do seu próprio povo." Fascista, pode ser. Comunista? Nunca!
.
Ah Gand'a Milhazes. Não te faltem os p@p€i$!
2021 07 21 Foto victor nogueira - Mural na Rua Dr. Paula Borba, em Setúbal (Lojas Jaime Rendas)
Estes murais devem ter sido fotografados cerca de 2010, sendo um dos executados numa das Lojas Jaime Rendas, Esta situava-se na Rua Dr. Paula Borba, que encerrou em 2011, após mais de meio século de existência, pondo fim a um "império" que na cidade chegou a ser constituído por sete estabelecimentos. Este espaço e presentemente uma das chamadas "lojas chinesas" que substituíram as ... "lojas dos 300" [escudos].
Não poucos dos estabelecimentos comerciais da Baixa setubalense têm encerrado, como alguns de que era cliente,
Isso dava um ar decadente ao Centro Histórico de Setúbal, pelo que muitas das portadas das montras dos estabelecimentos comerciais ostentam agora pinturas.
2018 07 21 foto victor nogueira – Em Setúbal, mural de homenagem a Bocage, rua general Daniel de Sousa - Em Setúbal, nesta rua general Daniel de Sousa ainda persistem algumas casas antigas, algumas já em ruínas, como a da foto, em cuja fachada se encontra um mural com a figura de Bocage, integrado no projecto que anualmente o município realiza, subordinado ao tema Setúbal Mais Bonita
~~~~~~~~~~
2012 07 21 - Morreu José Hermano Saraiva. que nas suas charlas televisivas dava lugar ao povo na roda da história. Paradoxal em quem sempre foi admirador confesso de Salazar e Ministro da Educação de Marcelo, chispando e vomitando olhares e palavras de ódio contra os estudantes em greve, cuja causa próxima foi a recusa cobarde do então Presidente da República, o anedótico Almirante Américo Tomás, em dar a palavra ao Presidente da Associação Académica de Coimbra, seguida da prisão dos dirigentes estudantis. Desencadeada a greve estudantil, foi declarado o estado de sítio na cidade de Coimbra, ocupada pela GNR e pela PIDE.
Acabando por ser demitido, foi substituído por Veiga Simão, que introduziu os "gorilas" na Universidade para reprimir a contestação ao regime fascista e à guerra colonial. Ministro Veiga Simão que depois de Abril foi recuperado e reciclado pelo PS, o mesmo onde milita o então Presidente da Academia de Coimbra, com muitos outros universitários preso e compulsivamente integrado nas fileiras do exército colonial.
Em tempo de repressão ou falsa democracia, uma mão não lava a outra !
2012 07 21 - Foto Victor Nogueira - Setúbal - barcos em fim de vida, como se esqueletos fossem
Sem comentários:
Enviar um comentário