Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 27 de julho de 2022

Textos em julho 27

 * Victor Nogueira

2022 07 27 - O Ministério da Verdade e o Facebook não brincam em serviço, ao arrepio da Constituição da República Portuguesa e do 25 de Abril. Depois de censurar a visão da SIC Expresso capitalista Balsemão do Grupo Bilderberg, não passa no crivo um artigo do Público da capitalista SONAE, relativo á Festa do Avante. Aguardamos, ansiosos mas sentados, as posições em nome das Liberdades e Democracias caras á centenária Sociedade Portuguesa de Autores e aos Abrunhosa's, Rogeiro's, Milhazes, Miguéis Tavares, Raposos e outros que tais por estes atropelos contra quem lhes garante o estipêndio e a bucha.

2022 07 27 - Estamos todos no mesmo barco e ainda a procissão não saiu do templo - alguns, pouquíssimos, no bote, outros (a esmagadora maioria) no porão, em submersão e crescente asfixia.

~~~ Os Chefes de Estado ou de Governo da União Europeia estabeleceram «um compromisso muito importante de aumento dos seus orçamentos de Defesa até 2 % do Produto Interno Bruto», numa declaração no final de [reunião informal do Conselho Europeu](https://www.consilium.europa.eu/pt/meetings/european-council/2022/03/10-11/) que discutiu a agressão militar russa à Ucrânia e o reforço da soberania europeia em termos militares, industriais e energéticos, em Versalhes, França.

~~~ Luta contra a criminalização da actividade sindical em Itália

VER  Estamos todos no mesmo barco


2022 07 27 - Declaração prévia - o capitalismo, com a matriz inicial judaico-cristã, é um sistema autofágico, predador, desumano, belicista e genocida, seja qual for a máscara que conforme as conveniências utilize.

~~~~~~~~~~

Os EUA nunca foram julgados pelos crimes de guerra e contra a humanidade que foram os ataques genocidas contra um Japão derrotado, apenas para atemorizar o seu aliado contra o nazi-fascismo, a URSS. Os EUA, segundo documentário da Netflix, usaram os povos das ilhas Marshall como cobaias na explosão de bomba atómica muito mais poderosa que a de Hiroshi ma. Na guerra da Coreia os EUA pensaram utilizar a bomba atómica, recuando talvez porque entretanto a URSS também a possuía, o que evitou que a USA/NATO desencadeasse uma guerra nuclear.

Os EUA, nunca aceitaram a jurisdição dos Tribunais Penais Internacionais para Crimes de Guerra e Contra a Humanidade, e, após a implosão do Bloco Socialista europeu, rasgaram entretanto todos os acordos que limitassem ou proibissem a utilização e proliferação de armas nucleares, químicas e bacteriológicas, incluindo a chamada Guerra das Estelas, marimbando-se para os acordos de Helsínquia, entre outros.

No entanto a USA/NATO e os seus vassalos da aiUÉ desde então não ousam enfrentar abertamente potências nucleares adversas aos seus oligarcas, pelo que, como potências colonialistas portadoras da mentalidade e da ideologia do “fardo (civilizacional) do homem branco”, que sempre foram, limitam-se a fomentar golpes fascistas na América Latina, em África, na Ásia, na Europa, sempre em nome da liberdade & democracia, quanto muito alegada e pretensamente primaveris, liberdade e democracia, não a dos povos e dos trabalhadores, mas a das minorias oligárquicas donas disto tudo.

A capitalista Federação Russa e a China são obstáculos para o intrinsecamente decadente capitalismo da USA/NATO, acolitado pelos políticos vassalos na aiUÉ

A USA/NATO, acolitado pelos políticos vassalos na aiUÉ, nunca se preocuparam em fazer com que Ucrânia de Poroshenko, Zelensky & Azov’s cumprissem os Acordos de Kiev

A USA/NATO cerca quase todo o mundo com as suas bases militares e desde 2022 decreta pacotes de sanções atrás de pacotes de sanções contra a capitalista Federação Russa, com os olhos postos no país que se segue, a China, não a de Taiwan.

E os escribas de serviço, com avençada mentalidade colonialista e ariana, titulam ... «Responder à chantagem russa» com o lead «se não resistir não é opção, era essencial que a união não se desagregasse na resposta ao desafio do gás russo.»

Isto é, a aiUÉ vassala da USA/NATO, decreta pacotes de sanções atrás de pacotes de sanções, alegadamente para vergar e destruir a economia  capitalista russa, tudo isto em detrimento dos trabalhadores, dos povos e das economias europeias, pacotes de sanções favoráveis aos oligarcas da USA, e depois queria que a capitalista Federação Russa continuasse a fornecer gás, petróleo, cereais e outras matérias primas essenciais á economia da aiUÉ capitalista, vassala da capitalista USA/NATO, com depósitos e pagamentos nos bancos da aiUÉ, em dólares ou euros, logo de seguida congelados ou roubados para os cofres da USA/NATO aiUÉ.

~~~~~~~~~~


2022 07 27O Ministério da Verdade e o Facebook (já) censuram o Papa Francisco?


2021 07 27 Foto victor nogueira - Mural "O sonho de Celina", da autoria de Mariana PTKS (@soniatropicos), coadjuvada por quem nele é registado. (2019 08 11 Canon 170_08 IMG_9515) Inserido no Projecto "Setúbal mais bonita", este mural situa-se em Setúbal, na Rua Heliodoro Salgado (Quinta Alves da Silva).

VER   Murais em Setúbal 76 - Quinta do Alves da Silva e Francisco Finuras

2021 07 27 Sem o povo indómito, entusiasmado, na rua em 25 de Abril e nos dias, semanas e meses subsequentes, não teria havido Revolução, mas apenas a mudança das moscas sob o comando de Spínola, moscas cujas larvas assomam agora em revoada à luz do dia e das trevas.


2019 07 27 Em Setúbal, na Divisão de Planeamento Urbanístico

Em Setúbal, na Divisão de Planeamento Urbanístico. Naquele tempo a esmagadora maioria do pessoal tinha "medo" dos computadores e este era o único existente no Departamento de Urbanismo utilizado apenas por mim, sociólogo, e por um engenheiro civil. Era o tempo do MS-Dos, sem as facilidades posteriores do Windows que por essa altura era a versão 2.0. Tínhamos de escrever no ecrã os comandos, com a "cábula" ao alcance da mão, Era o tempo do Word 2.0, do dBase III, do Quatro Pro, do Word Star ... A migração para o Excel e para o Access foi um passo de gigante no tratamento da informação. ...Era o tempo do armazenamento em disquetes de 8, 5¼ e 3½ polegadas.
Hoje tudo isto é obsoleto e disfuncional. Em vão tentava que na Secretaria usassem textos padronizados, com espaços para a informação variável, para libertar as funcionárias das tarefas repetitivas e monótonas, mas a responsável, que não me estava subordinada hierarquicamente, respondia-me que sempre se fizera assim, escrever longas páginas de fio a pavio uma escritura, ou um contrato, por exemplo. Tenho memórias hoje caricatas desses tempos.
Quando anteriormente dirigira o Departamento de Pessoal, como se fosse uma linha de montagem, com participação dos seus trabalhadores, responsabilização, prazos e definição de tarefas e circuitos, implementara documentos padronizados, tudo isto permitindo um notável acréscimo de produtividade.
Na foto com Fátima Oliveira, já falecida, que era a secretária administrativa da Chefia da Divisão e dos técnicos superiores da mesma.
A foto foi tirada com a máquina Polaroid da Divisão.


2018 07 27 - foto victor nogueira -a Lua vermelha, ou o eclipse da Lua. A noite estava demasiado fresca e não me apeteceu mudar para roupa mais agaslhante para sair à rua. De modo que fica apenas esta foto tirada às 21:07 horas a partir duma das minhas varanda no cimo da torre no alto duma encosta.

~~~~~~~~~~

2014 07 27 -

Os papéis amontoados, além,
as horas escorrendo, a somar,
a roupa, as malas, por arrumar,
e vontade que não vale um vintém.
De negro, sem corcel, sem dama, pajem
enredado em mui mau quebrantar.
sem arte, tela ou cinzel no ar,
embotado, como Matusalém.
Assim fenece o grã conde niño,
parado, apagado, sem as férias,
por as não querer passajar sem ninho.
Pois não há encanto nas suas lérias:
no quebrado campo, um estorninho,
sem asas, sem canto, sem memórias.
2014.07.27 setúbal

~~~~~~~~~~
2014 07 27 -

Sentado, dominando o horizonte,
sem cores nem dores, escorre a vida,
na cronologia dos tempos corrida,
buscando novos dias, novas fontes.
De rubro os robles sombram as pontes,
eterno vai-vém, d'entrada saída
neste redondel, em louca corrida,
com ancoragem que a tudo afronte.
E nos ribeiros em caleidoscópio
mil ares, mil águas, se levantam,
como um gigantesco cinescópio
Em rebate, só, ruidosos tocam,
envoltos na dormideira do ópio,
os sonhos, pesadelos, que não voam.
2014.07.27 setúbal

~~~~~~~~~~

2011 07 27 - I received today's Gift Of The Day ► Gracias ao inFaceLock. Claro que foi preciso activar um a um, mas na ausência de lembranças/presenças pessoais e reais. fica a "ilusão" da presença do/da Outro/a ausente ou distraído/a. Boa noite a quem para este Kant_O olhar !

~~~~~~~~~~

2010 07 27 - Sentado à soalheira, num pequeno oásis no cimo duma montanha, à espera de ninguém !

Sem comentários: