Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Textos em julho 13

 * Victor Nogueira

2022 07 13 - ários têm sido os cronistas de "esquerda" que nos últimos dias voltam ao tema da corrupção e nepotismo em Angola, esquecendo o que se passa aqui á porta, como nas monarquias espanhola e britânica, onde aliás os chefes de estado não são eleitos, mas hereditários, o que sucede ainda noutros países do Norte da Europa ou das Arábias. Aliás, o actual MPLA faz parte da Internacional Socialista, aquele que acolhe os partidos socialistas e sociais-democratas europeus, fieis seguidores das teses e políticas neo-liberais e do estado mínimo para os povos e máximo para as grandes negociatas.

Enfim ... sendo de "esquerda" esquecem o espinho encravado que foi a luta dos movimentos de libertação nas colónias portuguesas que detonou o Movimento dos Capitães e o processo de ruptura que se seguiu, com as populações na rua, que inviabilizou os propósito federalistas de Spínola. Ou a contribuição do Governo do MPLA para a derrota do apartheid e a independência da Namíbia.

Lembro que há muitos anos atrás Savimbi e José Eduardo dos Santos foram entrevistados na RTP e a ambos foi posta a mesma questão: "Se perder as eleições, que fará?" JES respondeu que aceitaria o resultado., Savimbi, que retomaria a guerra. Na 1ª volta, nas eleições validadas internacionalmente, Savimbi foi derrotado e reiniciou a guerra, com o apoio a União Sul Africana, a do apartheid.

2022 07 13 - As malhas que o império tece - Olhando para este mapa, a esmagador maioria dos países são corruptos, salvo  ....

... salvo Canadá, Estados Unidos, México, Chile, Uruguai, Japão, Nova Zelândia e países europeus, com especial destaque para os nórdicos. Será mesmo assim? Hummmm !



2022 07 13 - OS GAND'A NEGÓCIOS DO BLOCO CENTRAL DO PS(d)CDS/CHEGA/INICIATIVA LIBERAL SEJAM QUAIS FOREM OS TESTAS DE FERRO E MANAJEIROS DE TURNO  

 


2016 07 13 - fotos victor nogueira  - paço de arcos 02 em 1998.01.xx

Os nocturnos são respectivamente do edifício onde funcionava a Mercearia Porto Salvo Lda (em cima à esquerda e ao  meio). Na foto à esquerda, na Rua dos Fornos [de cal] estava a Mercearia Aveirense e ao lado uma barbearia, salvo erro o "Salão Azul", já decadente na altura em que lá fui cortar o cabelo. O barbeiro já era velhote e levou uma eternidade para cortar-mo, tão vagaroso era, ripostando-me que o serviço perfeito e bem executado exigia ...  tempo. O azulejo em cima e à esquerda figurava na fachada duma pensão que conheci também já decadente numa das vezes em que lá fiquei hospedado e em cujo r/c era o quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros de Paço de Arcos, O edifício foi remodelado mas o "azulejo" perdeu-se.

Em obras de reconstrução, à direita e em baixo, está o edifício do antigo cinema Chaplin, onde assisti a muitos filmes, mas dele apenas resta a fachada. Em baixo e ao centro suponho que sejam as traseiras do edifício onde funcionam ainda a Leitaria da Marginal e a Tabacaria Dany e onde era também a Livraria/Papelaria Dany, entretanto encerrada.

2016 07 13 - fotos victor nogueira - paço de arcos 01 em 1997.09.03 - o prédio da padaria, foi reconstruído e nele já não figuram o letreiro "Rola" nem  nem o anúncio do estabelecimento Porto Salvo, Lda, onde se vendiam  "vinhos finos, comuns, engarrafados e licores, águas minerais, pastelaria, manteigas e queijos, tabacos" com o "telefone _4304_"  O edifício azulejado com uma placa da "Tranquilidade" (Seguradora) na Rua Costa Pinto ainda existe. O estabelecimento em baixo  no mesmo prédio acima referido é uma padaria onde frequentemente comprava pão no tempo em que ficava em casa da minha tia avó, na avenida conde s. januário.

2013 07 13 - JPP escreve que paulo portas na sua intervenção na Assembleia da República teria cometido o CRIME DE TRAIÇÃO À PÁTRIA, ao admitir que Portugal se encontra sobre protectoirado do BCE-FMI-UE. 

Tal crime é definido pelo artº 308º do Códig Penal e punido com prisão de 10 a 20  anos. Ora a afirmação do líder do CDS decorre da assinatura pelo PS, PSD, CDS do memorando da tróika, defendido também pelo Presidente da República. E esta, hein ?!

Eu bem sei que já numa revisão constitucional PS-PSD-CDS alteraram a Constituição no sentido do Direito Comunitário prevalecer sobre o direito português, sem mais, e que se pretende que a Constituiçãso dos diferentes países da UE integrem nas suas Leis Fundamentais os limites do deficit orçamental. Eu bem sei que a integração de Portugal na UEE, da responsabilidade do PS-PSD sem referendo levou à perda da autonomia monetária, instumwento da soberania nacional.  A narrativa já vem de longe !

Escreve JPP - «O NAVIO FANTASMA (15)

~~~~~~~~~~

2012 07 13 - Mas ... que ia eu dizer, ah! pois, toda esta cultura é uma masturbação. As aventuras no cinema, as fotografias e os anúncios pseudo-eróticos nas revistas, na televisão, nas ruas, que despertam desejos de ternura, pela identificação - quando os despertam, ternura que a cidade violentamente nega. Resta-nos a lucidez e este vazio da vida que não sei se alguma vez existirá. (1974.04.06 Victor Nogueira, cronista de João Baptista)

~~~~~~~~~~

2012 07 13 - Estas postagens nada significam nem têm retorno. Antes a mão e a voz ao alcance de mim ou de ti 🙂  (Victor Nogueira, cronista de João Baptista)

~~~~~~~~~~

2012 07 13 - Penso em ti; não, não consigo pensar Os meus lábios são uma linha cerrada que a tua ausência torna áridos. Nada tenho a fazer nesta cidade, nem sei se haverá algum lugar em que eu caiba. (Victor Nogueira, cronista de João Baptista)

~~~~~~~~~~

212 07 13 - 1 - Como posso reconhecer quem desconhecia ou habitava apenas os meus sonhos? Ou serias aquela figura que esguia se me gravou na retina entrando para o comboio que rápido partiu deixando-me no cais?

2. - Sê tu em cada instante, sê comigo apenas tu, límpida e cristalina, apenas tu, lado a lado ! Porque sendo tu talvez sejamos nós !

3. - Mal nos conhecemos, apenas de escritos. Nem sei qual o sabor e a cor da tua voz e dos olhos sei apenas que são castanhos, porque escreveste, e não sei qual o seu brilho.   (Victor Nogueira cronista de João Baptista em 2012.07.12)

Sem comentários: