Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Textos em julho 29

* Victor Nogueira

2022 07 29 - Em 1917 nos meses em que teriam acontecido as "visões" na Cova da Iria existia o Império Russo, cuja autocracia czarista fora substituído por um regime republicano. Só no final de 1917 se deu início á Revolução Bolchevique, sendo a URSS criada em 1922. A conversão da Rússia estribada na Cova da Iria não me parece que visasse a "derrota" do comunismo, mas sim a abolição da república parlamentar com o retorno ao regime czarista e autocrático.



2022 07 29 -  Setúbal e Serra da Arrábida, Praia da Figueirinha  -Á 1ª vista, em baixo, á direita, parecem o velho Renault 4L, a Susana e a Celeste. Mas, ampliando, a matrícula não é AG - 44 - 42, pelo que se trata de ilusão.




2021 07 29 Foto victor nogueira


2013 07 29 - Com a conivência do PS-Seguro e companha [que "negociaram" com o PSD.CDS mas recusaram e recusam reunir com o Bloco e o PCP com vista a estabelecer um programa.] Que recusou e recusa o PS à esquerda enquanto reunia e é conivente à direita ? 

1. - recusaram denunciar o memorando assinado pelo PS-Sócrates 

2. - recusaram exigir a renegociação da dívida , 

3. - recusaram debater um programa mínimo com vista a eleições imediatas,

o Governo PSD-CDS (com a conivência do PS e da UGT) continua na plenitude das suas funções, sem eleições (esCavaco dixit como a Banca e as grandes empresas ordenaram aos manageiros de turno) -->

1. - destruição do Estado Social, 

2. - Privatização entre outras da TAP, ANA, CTT ... 

3. - despedimento de milhares de trabalhadores da Administração Pública que asseguram o funcionamento da Escola Pública, do Serviço Nacional de Saúde, da Segurança Social e múltiplos serviços prestados pelas Autarquias Locais, 

4. - agravamento da falência de milhares de pequenas e médias empresas (com o consequente aumento de desemprego), para maior glória dos Bancos Alimentares e da Caridadezinha da Misericórdia, subserviente, "bem comportada" e de de chapéu na mão.

Até à custa da miséria que fomentam as grandes empresas (como as grandes superfícies comerciais) e a banca facturam para encher a sua bolsa à custa da nossa.

Tudo para continuar o regabofe da Recapitalização da Banca da especulação financeira e da usura, das Parcerias Público Privadas na Rede Viária e na Saúde e Seguradoras e para quem mais ou menos encobertamente apoia PS (Sócrates/Seguro) - PSD (Cavaco/Durão Barroso/Ferreira Leite/Passos Coelho) - CDS (Paulo Portas & Portas, Paulo).  

Tudo com vista a diminuir ainda e cada vez mais  a carga  fiscal sobre as grandes empresas (diminuindo as receitas do Estado) enquanto aumenta e agrava a que recai sobre os trabalhadores, os reformados e pensionistas, as pequenas e médias empresas  e diminui o valor das prestações sociais (que até passaram a pagar "imposto" na doença e no desemprego, sem esquecer os pensionistas e reformados)

O PCP exigiu a tributação das mais valias resultantes da especulação bolsista mas a caga fiscal sobre as mais valias é "aliviada" para aumentar ... a "competitividade", com lucros sempre garantidos de acordo com as ordens das troikas internas e externas.

DOS JORNAIS

* BES regista prejuízo de 237 ME no primeiro semestre

* BCP fecha primeiro semestre com prejuízo de 488 milhões Banco pagou quase 170 milhões ao Estado no primeiro semestre.

* Barclays com prejuízo em Espanha até 2014

* O Banif reduziu o prejuízo em 8,9% no primeiro trimestre deste ano para 69,2 milhões de euros

* À excepção do BPI, o primeiro trimestre do ano foi de prejuízos para os bancos portugueses. Os que pediram ajuda ao Estado vão implementar uma reestruturação imposta por Bruxelas.

** Decisão de Cavaco engorda Bolsa em 778 milhões

~~~~~~~~~~~~

* "A taxa de IRC é muito elevada em Portugal, é uma das três mais elevadas da Europa e, portanto, tem um caráter desadequado numa pequena economia com problemas estruturais e muito aberta", explicou Lobo Xavier na apresentação do anteprojeto para a reforma do IRC, que está a decorrer em Lisboa.

* BAIXA DE IRC BENEFICIA GRANDES EMPRESAS [e a Banca]

.................

* É mentira que a taxa de IRC paga pelas empresas em Portugal seja 31,5%. A taxa média efetiva é apenas 17% Pg 1 A MANIPULAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A TAXA DE IRC PAGA PELAS EMPRESAS, E A MENTIRA QUE A SUA REDUÇÃO DETERMINARIA MAIS INVESTIMENTO, MAIS 

CRESCIMENTO ECONÓMICO E CRIAÇÃO DE EMPREGO 

E É MENTIRA QUE A TAXA DE IRC PAGA PELAS EMPRESAS EM PORTUGAL SEJA 31,5%, POIS A TAXA EFETIVA MÉDIA É DE 17%, E A PAGA PELAS GRANDES EMPRESAS É APENAS 15% 

[Eugénio Rosa] em http://www.eugeniorosa.com/.../2013/34-2013-Baixa-IRC.pdf

Eugénio Rosa – Economista – Este e outros trabalhos disponíveis emwww.eugeniorosa.com

~~~~~~~~~~

2010 07 29 - Água e Fogo !

Como sempre, nesta altura, Portugal arde. Responsáveis: a desertificação e falta de limpeza das matas, a piromania por psicopatia ou interesses urbanísticos, a incúria governamental. O Governo aluga uma série de helicópteros - quanto mais trabalho, mais facturam, n'é? Depois lá andam os voluntários, semiprofissionalizados. Não fossem eles e ardia tudo. Ainda me lembro de nos idos de 1960 soar a sereia no quartel dos Bombeiros Voluntários de Évora e ouvi-los descer de botas cardadas ressoando nas pedras da calçada, largando os empregos, seguidos pouco depois da sirene dos carros de combate a incêndios !

Entretanto a 5 de Agosto deverão ser conhecidas as sentenças do Processo Casa Pia que, tal como o Freeport, foram montanhas que pariram ratinhos, para gáudio da Carochinha que assim evitou que o João Ratão ficasse cozido e assado no caldeirão !!!

Caldeirão em que está metido Jardim Gonçalves e mais alguns bons rapazes acusados de crimes no BCP, essa jóia modelo da gestão privada e da sua superioridade sobre a gestão estatal, como então frequentemente era trombeteado. Lá vai o Jardim fazer companhia ao Oliveira da banca, enquanto lá por fora Vale e Azevedo continue escapado às malhas da Justiça e o caso Apito Dourado tenha batido com os burros na água! Há futebol e futebóis, há ir e não voltar Uma caldeirada, que para isso servem os amigos, que assim se safou o Caldeira pois no final ninguém o acusou, pois os acusadores poderiam mudar para o banco dos réus, por falta de suplentes!

De Maddie já não se fala, o corpo não foi encontrado, logo não poderia haver acusação. O que não impediu que a mãe e o tio da Joana estejam a malhar com os ossos na cadeia. Vamos lá ver o que sucederá ao Alemão, que terá assassinado a mãe e não dá conta do paradeiro da filha de ambos, que até agora nem morta nem viva apareceu ! Há sempre várias perspectivas e a anglo-germanófica dá bué para burriés.

Fora isso, o calor continua !.

Publicado no Mu(n)do Phonographo em 2010.07.29 

Sem comentários: