Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 30 de julho de 2022

Textos em julho 30

 * Victor Nogueira

2022 07 30 - Resolvi hoje procurar a emissão da SIC Notícia que entrevistou Vitorino, um dos artistas que participará na 46ª Festa do Avante. 

.
Depois de Bia Ferreira, Dino D' Santiago, Mão Morta e Paulo Bragança reafirmarem que participarão na Festa do Avante, referindo ou denunciando a campanha contra eles movida, chegou a vez da pivot em directo entrevistar Vitorino Salomé. A rapariga de cara de anjo, fotogénica, levava uma cassete engatilhada e armadilhada. Vitorino lá conseguiu pelos intervalos dizer qual a sua posição, a de esquerda, contra as guerras, solidário com os jovens que de ambos os lados são carne para canhão. Mas a pivot tinha um canhestro objectivo: repetir ad nauseam  que o PCP tinha sido o único partido com assento parlamentar que não condenara a Rússia, deturpando a posição deste, antibelicista, e insistindo  sempre para que esclarecesse se a participação de Vitorino na Festa significava o seu apoio ás posições do PCP, trazendo á colecção ... o Milhazes e o Raposo. Vitorino lá foi tentando dar a volta á obstinada e ardilosa pivot, que não largava o osso que lhe tinham dito ser a único prato na ementa que interessava á SIC Notícias. 
.
Um massacre, mas o que fica é a deturpação consciente das posições do PCP. Na manipulação da verdade, Na cartilha do Ministério da Verdade e seus tartufos, "Mentir, mentir, que sempre fica alguma coisa"  ou "Caluniai, caluniai que ficará alguma coisa".


2022 07 30Não á guerra, sim á luta de classes
O Irão não é meu inimigo
A China não é minha inimiga
A Rússia não é minha inimiga
O nosso inimigo são o capitalismo e a sua classe dirigente.


2021 07 30 Foto victor nogueira - Mural de autoria de Zé Nova e João Varela, na Praceta Francisco Finura, homenageando este "operário especializado em trabalhos não especializados". (2019 08 11 Canon 170_08 IMG_9522)

VER  Murais em Setúbal 76 - Quinta do Alves da Silva e Francisco Finuras

***

2019 07 30 foto victor nogueira - em évoraburgomedieval - caricatura do artista concebida por outro artista, o Carlos Barradas

foto victor nogueira - em évoraburgomedieval - caricatura do artista concebida por outro artista, o Carlos Barradas, para a Festa dos Finalistas do Liceu Nacional Salvador Correia, em Luanda, no ano de 1966. A foto terá sido tirada na nossa casa da Quinta de Santa Catarina, mas não sei de quem era o canito. Nosso - meu e da Celeste - não era, de certeza. Seria do João Luís ou do Miguel Bacelar ? Não ficou registo esclarecedor deste facto.

A caricatura ainda existe, mas arrumada no fundo dum qualquer armário, à espera que a reencontre e a exponha novamente  à radiosa luz do sol.

EM TEMPO - Quase seguramente o cão seria o da Filomena e do João Luís. 


2019 07 30 foto victor nogueira - Serra do Louro e castelo de Palmela no horizonte, ao pôr-do-sol, vistas duma das varandas no cimo da torre no alto duma encosta,.em Setúbal

~~~~~~~~~~

2014 07 30Um leve, mui leve o aceno

nas asas do vento e do mar;
em tuas mãos está mal, pequeno,
meu coração, sem poder voar.
Pergunto ao luar, onde estás,
tão longe mas tão presente em mim,
entre nós o mundo, para trás,
somos na campina, sem estopim.
E nesta calmaria parado
por teu chamamento esperando.
As velas colhidas, ancorado,
sem grandes migrações, não voando.
2014.07.30 Paço de Arcos

~~~~~~~~~~

2011 07 30 - Boa noite, dizem e acenam  deste Kant_O. E na volta ouve-se o  trovejar do silêncio,  o chão coberto de flores esmaecidas  e a terra da cor do  vazio !!! (VN dixit)


2010 07 30

2010 07 30 Quem vier depois de mim que feche a porta.

Seis anos e tal levou o processo Freeport, com dois pirrónicos arguidos por falta de tempo para ouvir José Sócrates! Outro tanto já deve levar o Processo Casa Pia, cuja leitura da sentença foi adiada pela 3ª vez, lá para Setembro. Enquanto o pau vai e vem, a culpa morre solteira ou o pai morre ou a gente almoça ! Incomodados os advogados dos arguidos, por causa das agendas e dos sofrimentos dos ... arguidos !
.Outra notícia do dia é a relação dos dez mais ricos de Portugal, que, coitados, também tiveram prejuízo, ao contrário da banca, que apesar dos calotes e do crédito mal parado continua com lucros fabulosos e taxas de IRC ... baixas, de que os tais dez mais beneficiam ! Entretanto, tricas à volta das pinturas rupestres de Foz Coa, que o senhor engenheiro Mir' abomina, preocupado com a falta de água, agora que e EDP foi privatizada e a água, bem público, é privadamente apropriada !

Mais um engenheiro da treta a tentar vender gato por lebre ou papas e bolos, que há quem os compre pois o PS é que terá a maioria nas sondagens eleitorais, pesem embora os Passos Revisionistas doutro doutor especialista "ecunumia" e em passos de tango e em tirar coelhos da cartola.
O calor continua e banhos não faltam, sejam nas doces praias fluviais, sejam nas marítimas, sejam banhos de suor que os de multidão serão lá para a rentrée. Entretanto, preparam-se banhadas de banha da cobra, mas o povo é quem mais ordena, embora volte o cano do voto contra si próprio, habituado como está a séculos de baile mandado !
Ah! E continuam os incêndios, os assassinatos de mulheres e os acidentes na estrada. Depois de extinta a Brigada de Trânsito, pretende-se agora extinguir a Judite, i.e., a polícia Judiciária. Também com tantos calores o que mais fazem falta são os extintores.

Sem comentários: