Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 5 de julho de 2022

Textos em julho 05

 * Victor Nogueira

2022 07 05 - Walt Disney Animation Studios' Steamboat Willie (1928) - Este foi um dos 1ºs filmes que vi, no Porto, cerca de 1949, quando a minha mãe esteve em Portugal, Ia muitas vezes com o meu avô Luís ao cinema e ao café, o que refiro nas cartas que depois lhe escrevia, após o meu regresso a Luanda, que a minha tia Lili religiosamente conservou e me ofereceu mais tarde.

2022 07 05 - Que justifica as idas de Marcelo ao Brasil, como Presidente da República, conjugadas com as recorrentes desfeitas do "irmão" Bolsonaro?

Para além de dizer nanidades e mergulhar nas águas de Copacabana, que sentido de estado tem Marcelo, minimizando de Bolsanero as recorrentes desfeitas e ofensas, quer a Rebelo enquanto PR, quer a Portugal, que representa institucionalmente?

Marcelo de Sousa, qual Américo Thomaz, perora segundo a comunicação social proferiu pérolas como estas:

“Permitiu que se falasse de Portugal aqui ainda mais um bocadinho”; “abriu-se o apetite para futuros encontros”; “verem o mundo não necessariamente como nós o vemos, vendo de forma muito diversa”; “Se for contar o número de brasileiros que me disse que tenciona ir morar para Portugal, são milhares e milhares. Há uma moda de Portugal no Brasil e é uma boa moda”; “uma brutalidade”, mas “uma ótima brutalidade”, "Devo dizer que nunca tive tantas selfies de brasileiros no Brasil como agora", "o Brasil está, de facto, imparável do ponto de vista de juventude e do ponto de vista cultural". Além disso, "do ponto de vista económico há uma esperança, embora preocupada com a inflação e com a conjuntura internacional, mas há uma esperança porque é um país de esperança".

Face ás desfeitas de Bolsonaro, Marcelo riposta: "Francamente não. Até aquilo que podia ter sido um amargo de boca, foi uma coisa muito doce numa perspetiva de médio e longo prazo ". Sobre os dois países, disse que o Brasil está a ver Portugal de uma forma diferente. "Já não é o Portugal do passado, o Portugal da pré-revolução, nem sequer o Portugal da revolução, é o Portugal do presente, do futuro, da Ciência, da tecnologia, das Artes, da Literatura".

Qual é o Portugal da pré-revolução a que Marcelo se refere, considerando que para ele o da "revolução" já é passado? Que faz correr Marcelo de Sousa, aparentemente imparável, sabe-se lá até quando? Quem segura o Presidente da República?

2016 07 05 - Pode dizer-se do alemão de que se fala - Wolfgang Schäuble - tudo e mais alguma coisa tendo em conta a politica que defende e preconiza. Mas usar como arma de arremesso ou de argumentação e apoucamento o género, a orientação sexual, a etnia, a religião, a cor da pela … nada acrescenta ao cerne do problema ou do que é discutível. Será que os paraplégicos, por exemplo, deverão ser eliminados em campos de concentração ou câmaras de gás ou com injecções letais ? Seguramente que não !


2015 07 05 - foto victor nogueira - chez moi - muitos sãos os convidados mas quantos respondem à chamada ?

2012 07 05 - Foto Celeste Gato - Alcácer do Sal, Vale de Guiso, Monte da Arouca / Unidade Colectiva de Produção Soldado Luís - Ao fundo o Monte da Arouca [casa do agrário - desocupada - armazéns e casas  dos trabalhadores rurais, numa das quais morava eu (aos fins de semana) com a professora] Na foto eu e a Eva.

Sem comentários: