Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Textos em julho 22

 * Victor Nogueira

2022 07 22 - O Papa é Putinista? Perguntem ao Milhazes ou á Von der Leyen, Stoltenberg & Comandita! 

2022 07 22 - Até quando os povos suportarão este capitalismo autofágico e predador, embrulhado com papas e bolos ao som de botas cardadas almofadadas com pezinhos de lã, com a manada conduzida para a tosquia? 

Se era do interesse dos países capitalistas europeus "desenvolvidos", em "mercado livre e sem restrições", obterem energia e combustíveis a preços módicos proveniente da Federação Russa capitalista, porque aceitaram os ditames gravosos da capitalista USA/NATO, dando tiros nos próprios pés?

Diz a notícia que, embora Portugal e Espanha se oponham, caso a "emergência" seja aprovada, terão de prescindir da sua autonomia, reenviando o gás liquefeito essencial á vida dos seus habitantes e das suas empresas?  Que comam erva e se protejam do frio com a palha que encontrarem, abrigando-se debaixo das inúmeras pontes e viadutos?!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

«Sem um gasoduto que faça a ligação à rede de distribuição de gás europeia, Portugal será forçado a “desviar” os navios metaneiros que descarregam gás natural liquefeito (GNL) no porto de Sines para o Norte da Europa, para corresponder ao mecanismo para o auxílio dos Estados-membros confrontados com o risco de ruptura do abastecimento no Inverno, confirmou esta sexta-feira um porta-voz do executivo comunitário.

O responsável referia-se à obrigação de solidariedade que a Comissão Europeia inscreveu na sua proposta de regulamento para o corte de 15% do consumo de gás na União Europeia, através de uma redução coordenada — e voluntária — da procura de gás. A legislação contempla a activação de um “mecanismo de emergência” em caso de crise severa de abastecimento. Nesse caso, os Estados-membros em situação de dificuldade serão socorridos pelos seus parceiros, através da partilha das suas reservas de gás»

2022 07 22 - By Jove. O Facebook agora até censura o Expresso da SIC Balsemão, alinhado com a narrativa da USA/NATO/aiUÉ, onde peroram Rogeiros, Milhazes e outros de igual quilate e alto gabarito, apenas porque Miguel Sousa Tavares, embora crítico feroz de Putin, ousa questionar o Ministério da Verdade.

~~~~~~~~~~

2010 07 22 - Vive la Vie

1. - Vive la Vie ! Ou ... avia? Ou será a via? Ou ... havia?

Fica a liberdade da escolha e o beijo ou abraço do Kant_O mas não ao canto sem canto !

2. - Nas mãos do Zé Povinho e da Maria Paciência no Baile dos Charlatães o voto transformou-se na sua mortalha, ao virar a arma contra si próprio !

3. - "Batem leve, levemente, como quem chama por mim. Será Chuva? Será Gente ? Gente não é certamente e a chuva não bate assim ! Fui ver ! " Fui ? Valerá a pena ? 


Sem legenda, de autor não identificado, as estações da vida

~~~~~~~~~~
 
2010 07 22 - Nas mãos do Zé Povinho e  da Maria Paciência no Baile dos Charlatães o voto transformou-se na sua mortalha, ao virar a arma contra si próprio !

~~~~~~~~~~

2010 07 22 - O Face book é um emaranhado de aridez !

Irene Esteves Domingues
calma não te enerves ao menos aqui podes deixar os comentarios sem problema
12 ano(s)
Manuela Miranda
às vezes penso igual ao Victor, mas acho k vale apena!
12 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
Eu não me enervo, mas o haifavas é mais arrumadinho e funcional. Mas cá me vou orientando no facebook, mesmo sem sol ou estrela polar 🙂
12 ano(s)
Irene Esteves Domingues
nunca te perderas na nossa companhia beijos
12 ano(s)

Sem comentários: